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Bem lembrado, Uriel! Eu já ouvi o João Pedro Resende (CEO da Hotmart) contando como foi o início algumas vezes mas não lembrei quando fui escrever o artigo. Agora, que você comentou, pesquisei e encontrei um artigo na Endeavor contando alguns detalhes:

Os sócios começaram criando uma Landing Page branca que tinha apenas quatro informações: o logo da Hotmart, dois campos explicando os benefícios para afiliados e produtores de conteúdo e um aviso de que a tecnologia estava em desenvolvimento. Enquanto programavam a plataforma, a página formava uma base inicial de interessados. Na semana em que MVP iria para o ar, tinham acumulado 2 mil contatos cadastrados na lista de interesse.

Por um ano e meio, a rotina dos empreendedores era basicamente a mesma: saíam do trabalho no fim do dia e passavam a noite programando. No final de 2010, lançaram a versão alpha da Hotmart: uma plataforma para produtores digitais que poderiam vender eBooks com a ajuda de uma rede de afiliados, revendedores que usavam canais digitais próprios para promoção da venda.

Para quem quiser saber mais, também tem um artigo de 2013 falando sobre como estava a Hotmart um ano depois de vencer o Desafio Buscapé, que foi onde conseguiram um aporte financeiro para tocar a empresa.

“Nosso escritório ainda fica em Belo Horizonte, mas usamos boa parte da estrutura do Buscapé como corporação, como o setor jurídico e o tributário”, disse João. Segundo ele, o Buscapé ficou com 30% da startup após fechar o aporte de R$ 300 mil. “Eles ajudam desde a parte operacional até a fazer contatos e fechar parcerias com pessoas estratégicas e isso agrega muito valor.”

A Hotmart tem uma história bem legal e movimenta grande parte das transações de infoprodutos no Brasil hoje.