Executando verificação de segurança...
-5

A fala do CEO da Nvidia faz sentido...

Como muitos sabem, o CEO da Nvidia fez uma fala bastante intrigante.

Ao refletir de forma mais analítica e até um pouco filosófica, surge a questão sobre: por que realizamos instruções dessa forma? Ao longo da história da tecnologia, percebemos que tudo foi desenvolvido para simplificar a complexidade ou resolver problemas.

Você vai à biblioteca e se dirige à bibliotecária, ela é um ser humano que entende a linguagem natural. Você quer saber se há um livro no estoque, mas não sabe o nome. Você sabe apenas o autor e a cor da capa. Um humano entenderia isso facilmente, sem a necessidade de filtros de busca complexos, mas a biblioteca é imensa e poderia levar horas ou até dias para encontrar o livro. Surgem então os softwares para simplificar essas tarefas, mas eles não entendem linguagem natural. São necessárias instruções claras sobre o que é necessário. Um sistema básico teria inserção e listagem com alguns filtros de busca, sendo muito mais rápido que um humano, porém exigindo muito mais instruções.

Então, surgem as IA's generativas baseadas em linguagens, que são perfeitas linguistas e entendem a linguagem natural humana, entendem o que você precisa e busca os resultados. Elas são tão rápidas quanto um software e capazes de receber instruções em linguagem natural.

Porque pedir à uma IA escrever linhas de código se ela mesma pode realizar o serviço sem a necessidade de linguagens de programação? E como que isso literalmente não deixaria os desenvolvedores obsoletos?

Carregando publicação patrocinada...
7

Se você perguntar ao CEO do TikTok sobre o que ele acha de ler livros, ele vai responder: "Livros? Por que devemos perder tempo com livros chatos? É melhor assistir a um 'vídeo curto' que explique o conteúdo do livro."
Se você perguntar ao CEO do META o que ele acha das pessoas conversarem pessoalmente ao invés de usarem redes sociais, ele vai responder: "Conversar pessoalmente? Para que conversar pessoalmente se você pode conversar com essa pessoa online e do conforto da sua casa?"

A questão é que todos os CEOs só querem uma coisa: deixar as pessoas cada vez mais dependentes de suas tecnologias. Quem mais vai sair ganhando se precisarmos de mais processamento computacional para essas IAs?

Sem contar que programação não é apenas escrever códigos. Programação é um estilo de vida, é colocar seus pensamentos em prática, é a arte de resolver problemas de forma criativa e sistemática. Envolve pensamento lógico, resiliência e uma mentalidade de aprendizado contínuo.

2

Eu acho que, de certa forma, é inevitável chegarmos ao ponto em que a IA fará as coisas por nós, porém, eu vejo um problema que será bem chato de se resolver, e talvez atrase consideravelmente essa evolução, ou pelo menos, impeça que ela seja tão natural quanto se espera.

É a questão da interpretação da informação, quando ela é dita com linguagem que abre espaço para dupla interpretação, pois isso depende de mais fatores do que apenas "palavras" para ser interpretado corretamente.

O exemplo mais popular que me vem à mente é aquele conto da mãe que pediu ao filho: "Compre um litro de leite, se tiver ovos, traga seis". Esse é um exemplo fácil de entender que a quantidade "seis" se refere aos "ovos", mas é possível haver situações mais complexas e que, inclusive, podem ser mais desastrosas do que simplesmente comprar um alimento errado. Eu tenho pra mim que a grande vantagem das linguagens de programação atuais é justamente o fato de que elas não abrem espaço para dupla interpretação, e o grande problema da área de TI, é ter uma grande possibilidade de se fazer uma coisa, sem grandes consequencias "graves" (ou diretas) por não se seguir padrões de qualidade.

E a mudança para se utilizar IAs para realizar essas atividades não resolve (necessariamente) esse problema (de qualidade), visto que a IA aprende com o que já fizemos, e ainda perde um pouco no quesito de interpretação das ações, sendo necessário fazer e refazer os prompts uma porção de vezes para que eles tenham o resultado esperado...

0
-2

Sim, é isso, programar no futuro, será isso.
Você vai pedir telas, códigos, ajustes e a I.A. fará as coisas.
No projeto do seu site inteiro você poderá modificar tudo com uma simples fala:
"Quero um tema frio para o site e fique disponível como uma opção ao usuário.".