Executando verificação de segurança...
1

Ajuda - Estudo formal para quem não é da área

Olá,
Me formei em Publicidade e Propaganda em 2020, mas com 1 ano de mercado já percebi que os melhores caminhos para minha carreira estavam em outras áreas, então migrei para a análise de dados e hoje atuo em uma multinacional conceituada.

Meu objetivo de carreira é conseguir um emprego na América do Norte ou Europa, queria saber se vocês tem alguma sugestão quanto a estudos formais para o currículo, tendo em vista que não tenho formação na área e isso pode me prejudicar para as melhores vagas.
Acham que eu deveria fazer um mestrado ou uma pós? Alguma recomendação quanto a um dos dois?

Comecei uma pós EAD da PUCPR e larguei depois de 1 semestre, por aquele velho motivo "pouco conteúdo técnico".

Carregando publicação patrocinada...
3

Comecei uma pós EAD da PUCPR e larguei depois de 1 semestre, por aquele velho motivo "pouco conteúdo técnico".

Eu não sei como é o seu conhecimento teórico na área de computação ou qual era pós que escolhesse, mas avaliar como "ruim" por não ter conteúdo técnico (que imagino que estejas falando de não ter a linguagem ou o framework da moda) pode ser um tiro no pé.

O que mais vejo na área de tecnologia são pessoas que levam MUITO mais tempo do que deveriam para fazer atividades que são relativamente simples, porém, por não entenderem conceitos fundamentais da computação e não se preocuparem em terem conhecimentos mais avançados sobre o processo de engenharia de Software, acabam se tornando desenvolvedores ineficiêntes.

Eu recomendaria olhar a grade curricular das pós e mestrados, ver os tópicos e livros que são abordados lá, anotar, e depois ir pesquisando sobre o assuntos. Acredite, vais ter uma evolução considerável após isso.

Recentemente, no projeto que estou, um Dev acabou saindo da empresa por não conseguir acompanhar as demandas, que necessitavam que entendesse coisas básicas do projeto, como:

  • Arquitetura de Software (Principalmente MVC e MVVM)
  • Arquitetura Limpa
  • TDD (Test Driven Development)
  • Programação Reativa
  • Programação Funcional
  • Modularização/Componentização
  • SOLID
  • Clean Code
  • Analytics
  • DevOps (Pipeline, Deploy e etc)

E esse nem é o projeto mais complexo que trabalhei.

Os Softwares de hoje e as empresas, estão necessitando de cada vez mais conhecimento sobre o assunto, porque a demanada os fazem ter que evoluir de forma mais rápida e se adaptar.

1

Ótimas dicas, muito obrigado!
Apesar de eu não ser da área de desenvolvimento em si (foco em BI e análise de dados), muitas coisas aí podem me ajudar no dia-a-dia sim.

avaliar como "ruim" por não ter conteúdo técnico pode ser um tiro no pé.

Na verdade não avaliei como ruim, porém não era o que buscava. A pós era de "Big Data & Marketing Intelligence", porém até onde fui o conteúdo era redundante com minha faculdade de comunicação e na parte de tecnlogia era raso (quase que como uma explicação das buzzwords para gestores).
Naquele momento eu buscava conteúdo mais técnico que me fizesse migrar de área, então cancelei e fui estudar por conta na Arula, o que fez com que eu atingisse meus objetivos.

1

Cada vez mais o mercado tem olhado mais pra competência e menos para a formação (maaaaaaassssss.... a formação ainda tem um peso relevante).

Mestrado e Doutorado é pra quem quer ser pesquisador (e "mestrado profissional" é só pós-graduação com nome que passou pela equipe de marketing).

Se quer algo pra constar no currículo, faz uma pós EAD dessas bartinhas e rapidinhas e parte pra CRIAR suas próprias experiências... seja montando você mesmo projetos pequenos ou embarcando em projetos alheios...

Isso é o que eu acho que vai te dar experiência pra pleitear e conseguir as vagas.

Ah! ... e isso e NETWORK ... 80% das vagas os gestores preferem preencher por indicação porque é mais rápido, fácil e acertivo.

Por isso que encontrar projetos em andamento e colaborar "como se não houvesse o amanhã" é um excelente caminho, tanto pra criar experiência quanto para iniciar o network com gente da área.

1

Então, eu tenho certeza que suas colocações estão certas, tanto que trabalho com tecnologia tendo formação em comunicação.
Mas olhando as principais vagas de fora do país, vejo que várias valorizam o mestrado, parece uma percepção diferente da nossa no Brasil.

1

Éééé... não tenho, realmente, experiência com trabalho fora do país.
Tenho uma pequena curiosidade, mas ainda não foi maior que minha falta de tempo (hehehe)

Se você puder mostrar o que você viu que te fez ter essa impressão, a gente pode correr atras de quem tem experiência lá fora e ver qual é a "verdadeira verdade" ...