Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
2

Olá Kyria, tudo bem? Espero que sim!

Inicialmente, gostaria de te parabenizar pela escolha e, espero que consiga cumprir seus objetivos propostos com maestria.

Sendo sincero, comecei a escrever um texto (bastante grande, na verdade, kkk) com alguns conselhos e dicas mas, percebi que seria mais efetivo uma reply simples e resumida.

Se eu pudesse oferecer-lhe uma dica, como um colega de estudos que tem alguns anos a mais de caminhada do que você, seria que estude muito.

Você ainda está estudando as bases da programação e, esse conhecimento é essencial para que consiga prosseguir de forma concisa em sua jornada de conhecimento. É super importante que você dê a importância necessária para a parte teórica que, por vezes, admito, pode ser um pouco entediante.
Mas é vital que você tenha a noção de que esse conhecimento será imprescindível para sua evolução como desenvolvedora. Entretanto, é preciso ter equilíbrio: eu não aconselho se aprofundar demais na teoria por agora.
Sejamos sinceros, estudar somente a parte teórica e abandonar a prática é bastante chato e, é super gratificante ver o código que você digitou rodando e trazendo os resultados esperados.

O que eu aconselharia é: estude a teoria, mas somente até o ponto em que julga necessário por agora. Ao mesmo tempo, dedique-se à prática, a fim de ter um feedback rápido de que o seu conhecimento está trazendo frutos.

Normalmente, a garotada que está iniciando agora nos estudos da programação tem como objetivo duas possíveis vertentes: a segurança de dados ou desenvolvimento de games.

Sendo bastante honesto, estas são duas das áreas mais complexas do mercado e, se fosse você, eu aplicaria o conhecimento que muito em breve você adquirá em algumas vertentes um pouco mais abrangentes e "amigáveis" à iniciantes. Isso devido à essas duas áreas exigirem um conhecimento sólido de como funciona a base da programação, orientação a objetos, design patterns e, sobretudo para a área de segurança, redes.

Por conta disso, a curva de entrada na área de desenvolvimento de games e cybersegurança pode acabar por desanimar uma iniciante. Se pudesse te dar um conselho, iniciaria no desenvolvimento web, para ter noções de front-end e back-end, compreender a lógica da programação orientada e objetos e, por fim, adentrar nas áreas que você deseja.

Um ponto bastante positivo do desenvolvimento de software é que todo conhecimento é útil e reaproveitável. Por exemplo, no contexto da obtenção de conhecimento no desenvolvimento OOP (Object Oriented Programming) no desenvolvimento web, a mesma carga de informações pode (e será) replicada no desenvolvimento de games.

Para obter conhecimento prático, recomendo fortemente que crie alguns projetos pessoais e invista neles. Quando pensar que terminou, refatore o código, crie novas funcionalidades e pense em outras maneiras de resolver o mesmo problema. Isso será bastante útil e, certamente, aprenderá muito durante o processo.

Os projetos que recomendaria de início seriam uma aplicação web simples (na área, chamamos de CRUD — conceito que, em breve, você terá familiaridade, não se preocupe.), de cadastros de clientes/pedidos, ou até mesmo uma agenda, que consuma uma API (novamente, logo terá contato com o termo).
No término desse projeto, seria interessante implementar uma API própria, ou seja, não somente consumir, mas criar uma do zero, que consuma os dados diretamente do seu "sistema" e disponibiliza-os.

Divirta-se aprendendo e, certamente, se apaixonará pelo desenvolvimento!

Lembre-se: o importante não é o resultado final, e sim, o processo entre o início e o fim.

Boa sorte em sua jornada!

:)

Obs.: para o desenvolvimento web, especificamente na área de back-end, como você comentou ser uma de suas pretensões, eu recomendaria as linguagens C#, Java e NodeJS (com Typescript). Já para o desenvolvimento de games, C# e, sobretudo, C++.

Carregando publicação patrocinada...