Aew MisterF, o que irei dizer é minha opinião sobre o que vejo. Primeiro irei falar sobre minha opinião dos desinteresses pelo conhecimento, e depois irei dizer um pouco sobre minha percepção sobre seu projeto.
Bom, ao meu ver os desinteresses pelo conhecimento estão relacionados a tecnologia, financeiro e claro, a geração.
A tecnologia é ela facilitou demais nossa vida. Hj em dia é só perguntar pro google (até eu faço isso bte) q já temos as respostas. Nós nos acostumamos tanto a terceirizar nosso conhecimento q não precisamos mais nos especializar pra certos assuntos, já q ele é vasto e cabe num pedaço metálico na palma da sua mão.
O financeiro, tem mto mais haver com a facilidade/dificuldade de ganhar dinheiro das pessoas. Hj em dia as coisas estão bem caros, só ver q alguém pobre não tem mais a mesma facilidade de mudar para classe média como uns anos atrás e a inflação está um absurdo, seja casa, carro, comida, etc. O pior q o governo vem ajudando (mais para atrapalhando) nisso, mas é outra conversa. Então as pessoas estão dando prioridade pela grana fácil e o conhecimento fica segundo plano. As pessoas q normalmente querem conhecimento, são aquelas que gostam de aprender, ou aquelas com financeiros mais estabelecidos, como pessoas da classe média para cima, e sabemos q no Brasil a maioria das pessoas ainda são pobres, infelizmente.
Já sobre a geração, bom, sei q tem aquele problema "na minha época era melhor", ahahaahah, mas tentarei ser mais racional. Ao meu ver isso tem mto haver com as mudanças sociais. Antes (na minha geração), éramos instruídos a entrar em uma faculdade, ter um emprego, ter família e na velhice usufruir da aposentadoria. Já hj em dia é diferente, a mentalidade é aproveitar enquanto estamos vivendo. Ou seja, boa parte dos jovens de hj em dia não dão tanto valor para a construção da carreira, pois isso se tornou segundo plano. Só ver como é fácil trocar de emprego hj e a alta rotatividade de trabalhadores na empresa e não precisamos de conhecimento profundo para ganhar grana. Concluindo, essas pessoas estão dando mais foco nas experiências do que se esforçar para uma carreira. E eu acho q isso acontece devido a mtas coisas: redes sociais, problemas sociais, dificuldade financeira, o superficionalismo da comunicação, etc, etc, etc.
Bom, agora vou comentar sobre sua ideia.
Eu acho essa ideia de fazer parcerias com as escolas públicas bem interessante. Sei que existem algumas que já tem cursos técnicos de TI, mas a maioria não tem pois só ensinam o básico do básico.
Massss eu vejo um problema q pode acontecer e é onde vou criticar e sugiro pensar bem sobre isso. Vc pode até usar o ensino online como base de ensino, mas ainda precisa ser bem implementado e precisará de apoio presencial, vou explicar.
Ao q vejo hj (isso é achismo baseado no que assisto, leio e vejo), existe uma defasagem mto grande em relação ao cognitivo de aprendizagem de uma criança da escola pública para escola privada. Hj em dia as escolas públicas (claro q não são todos), estão sucateadas em relação à qualidade de ensino, ou seja, estamos gerando muitos analfabetos funcionais para sociedade.
Então o desafio maior será como ensinar esses tipos de alunos. Vem tanto o problema de atenção, o problema de como ensinar lógica e fazer ela entender, o problema de como ensinar e criar um ambiente para ensinar dentro de escolas, como equipamentos próprio para isso (computadores). Então não pode ser ensinado de maneira monótona ou mto menos ser o estilo de cursos fast food q temos aos montes q promete "emprego fácil", precisa ser algo q atraia e ao mesmo tempo seja fácil compreensão e que faça o aluno treinar mto (recomendo conhecer um pouco do estilo kumon).
Agora sobre o financeiro... bem, não sei como funciona esses tipos de parceria, e não sei se isso vai dar algum lucro, principalmente pq seu foco é escola pública. Nesse caso precisaria procurar por pessoas q já fazem coisas parecidas e ver como funciona.
Ah, um extra, não achei onde encaixaria no texto, então escrevendo aqui.
Uma coisa q pensei agora, não sei se é viável, é criar uma "matéria nova". Tipo, temos matemática, português, etc q são ensinados ao decorrer dos anos. Pq não transformar isso em um? Claro q não sei o quão difícil isso será ou se é viável pelas condições q estamos hj em dia.
Mas pense assim. em alguma série do fundamental, ter 1 aula q foque na lógica. O básico do básico. Ai nas séries seguintes ir mudando para coisas mais complexas, por exemplo ir para estrutura de dados, depois algoritmos de programação... isso com intuito de ensinar a criar raciocínio lógico.
Como disse, não sei se isso é viável, pois não entendo o funcionamento por trás de uma escola e como funciona as decisões feitas pelo governo, mas é uma ideia legal no ponto de praticar mais o pensamento crítico das crianças.