Executando verificação de segurança...
3

Como estudar desenvolvimento sem ficar refém de frameworks?

Trabalho com front end há 3 anos. Utilizei alguns frameworks nesse tempo mas para coisas simples. A empresa que fiquei nesse tempo é uma agência de consultoria, então o trabalho era mais com vanilla js, scss e html. Recentemente apliquei para uma vaga de nível pleno e o teste técnico envolvia a criação de um app em react e express (ou nest). Já mexi em ambos no passado, mas tive muita dificuldade de implementar isso do zero novamente. No fim, segui alguns tutoriais e fiz a coisa funcionar, mas em um nível muito baixo. Obviamente, fui reprovado.

Estou tentando me recolocar no mercado há quase 4 meses e está muito difícil.

Alguma dica de estudar para não depender de framework x ou y? Se a vaga fosse em Vue, algo que trabalhei mais a fundo, provavelmente me sairia melhor. Já estudei bastante algorítmos e estrutura de dados, mas mesmo assim estudar algo novo é sempre um problema (pelo menos no início).

Outro ponto: o curso.dev pode ser um bom aliado pra mim nesse momento? Pra investir em educação eu dou um jeito.

Mais um ponto: esse ano começo a faculdade de engenharia de software, então espero que agregue valor pra mim e para meu currículo.

Abraços a todos :)

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá, boa noite! eu não sei o exato nome que se dá para o estudo de estruturas gerais de framework, mas vou supor que você pode aprender bastante em padrões de projeto(suas raízes estão aqui). Ele é uma estrutura de trabalho e todos os frameworks segue uma mesma linha, um mesmo padrão em comum. Todos tem como pontos em comum:

  • Modularidade
  • Abstração
  • Extensabilidade
  • Padronização
  • Documentação
  • Segurança
  • Inversão de Controle

E não para por ai, não é apenas na programação que vão existir esses tipos estrutura. Em engenharia, por exemplo, existem frameworks para construção de algo, em negócios você vai ter um framework para um processo de vendas. Creio que quanto mais você ter uma visão de framework como organização e facilidade de uso, melhor vai ser para compreender a nível de código.

OBS, um conselho fora a parte: Código são instruções para máquina trabalhar com informações, mas são humanos que são os responsáveis pela construção e organização desses códigos. Todas as funções e aplicações realizadas por máquinas são abstrações de ações que a gente já executava no mundo real ou ainda executa, com diferença de tempo, espaço e velocidade. Frameworks podem ser comparados a formas de massinha modelar, em um nível infantil, é como se a gente já tivesse material e com toda certeza poderíamos fazer a mão, mas é mais rápido e fácil fazer com a forma.

1

Construa softwares. Com frameworks, sem frameworks. O importante é você criar soluções, se habituar com resolução de problemas. Problemas reais de preferência.

E como você pode fazer isso? Bem, comece por projetos pessoais.

1

No meu ponto de vista, o que ajuda muito:

  • entender estrutura de dados e algoritmo (coisa que você já fez);
  • entender o fluxo do algoritmo e como ele pode atingir o objetivo que um problema pede independentemente da linguagem que você usa;
  • estudar frameworks/stacks novas. muito embora você queira não ficar refém de frameworks (corretíssimo!), estudar frameworks diferentes vai te ensinar o que há em comum neles, o core da coisa. assim quando você se deparar com desafios diferentes vai ter mais noção dos conceitos iniciais e quais escolhas fazer;
  • NÃO estude apenas por tutoriais, invista tempo em aprender a estrutura e aprofunde seu conhecimento;
  • liste os conceitos que você acha importantes e aprenda como aplicá-los em outras linguagens. por exemplo: como fazer roteamento de páginas, renderização condicional e gerenciamento de estados em Vue. Esse vídeo do Mário Souto pode te ajudar.

Boa sorte e sucesso!

1
1

Infelizmente não tem como fugir dos framework mano. É muito bom saber Vanila JS. Mas em todo lugar vão pedir experiência em frameworks. Minha sugestão é focar em uma Stack inicialmente. Ex: MERN ou PERN, etc.

Depois você pode ir se aventurando em outras Stacks e linguagens de programação

1