Eu realmente divi minha visão com vocês em busca de obter insites e visões diferentes da minha e também para alertar outras pessoas para que se preparem.
Eu não me isento da minha parcela de culpa, mesmo assim, discordo em grande parte da sua opnião sobre onde está o gargalo.
A pessoa ou empresa que contrata para que o sistema seja desenvolvido pode até ter uma meta, mas, ela sabe do tamanho e da importância do que há por fazer. Sei que os interessados também conhecem ou imaginam as dificuldades a serem vencidas.
O erro aqui se origina com o cliente, mas, ele não tem poder para resolver o problema que relato. Quem tem o poder, é quem gerencia o projeto.
Penso que para resolver algo assim tem que acontecer:
1 - A área de vendas precisa ser realista, não pode mentir para agradar e fechar a venda.
2 - A consultoria que assume o projeto, não pode agradar mentido e expremendo os desenvolvedores em prasos irrealistas para encher o bolso de dinheiro.
3 - O desenvolvedor não pode aceitar essa perturbação tão grande, achando que o dinheiro vale o esforço ou que será reconhecido por tal ação.
Nunca será resolvido são inúmeros os interesses e as partes, por isso, deixei a profissão.
Quem quiser que fique, eu não tenho problema com isso, mas, se você tem pelo menos uns 5 anos na área, sabe que o dinheiro é bem pouco comparado aos desafios enfrentados na profissão.