🐟 Dicas para destacar seu jogo na GTMK Game Jam 2023
Hoje estarei falando com os Game Devs de plantão. A GMTK Game Jam 2023 é amanhã, 7 de julho, e desejo dedicação e clareza aos participantes. Aqui discutirei a diferença que faz a diferença.
Leve essas dicas para seu kit de ferramentas dev. Meu jogo do ano passado tirou lugar #117 tendo competindo entre 6092 jogos. Veja por si mesmo:
https://itch.io/jam/gmtk-jam-2022/rate/1621882
-
Fracione os estágios do desenvolvimento do jogo e estipule um tempo limite para cada, assim você saberá caso for a hora de apressar cada etapa. Suas últimas etapas devem incluir playtesting (chame alguém pra testar seu jogo), polimento e upload para o site.
-
Faça o jogador SENTIR seu jogo. Crie interações orgânicas, que façam sentido tanto no mundo do jogo quanto no mundo real. Assim, você não precisará se preocupar com um tutorial completo e bastará apenas saber os controles. Faça sutil uso de screenshake, dessaturação da tela, outlines e sons da interface para elevar seu jogo para algo mais tátil.
"O essencial é invisível aos olhos."
- Saint-Exupéry
-
Escute bem o que tenho a dizer: coloque - em algum lugar no seu jogo - algum indicador de PROGRESSO. Já vi muitas vezes streamers e amigos deixarem de zerar um jogo de Game Jam pois achavam que faltava muito para concluir.
-
Mantenha seu design visual consistente. Por favor, use uma paleta de cor e evite usar a fonte padrão de sua respectiva Engine. Baixe alguma fonte do Google Fonts e busque alguma paleta de cor no site LOSPEC.
-
Após publicar o jogo, reserve mais tempo para embelezar sua página do Itch.io. Grave um GIF e coloque na thumbnail. O programa que uso para gravar gifs é o ShareX. Se você estiver no Linux, pode usar um script de ffmpeg ou - mais simples - Peek.
Este foi minha primeira contribuição ao TabNews. Salve ao Felipe e esta comunidade. Meu nome é Bruno Peres, e vim aqui para criar mundos, antes impossíveis, e trazer o melhor de cada um através dos detalhes. Muito obrigado pela leitura.
"Sucesso é apenas uma questão de sorte.
Pergunte a qualquer fracassado."
- Earl Wilson