Executando verificação de segurança...
8

Evitando o Overengineering e Focando no Cliente

Fala galera,

Vim compartilhar uma história recente que me fez repensar nossa abordagem como desenvolvedores. Às vezes, a gente se empolga com as tecnologias mais quentes e os frameworks mais hypados, querendo sempre impressionar com a solução mais rebuscada. Mas nem sempre isso é a melhor escolha.

Recentemente, tive um cliente que precisava de uma solução interna bem específica. Inicialmente quando ele me falou o que ele precisava, eu já ia pensando em como fazer aquilo utilizando os frameworks mais modernos e desenvolver um código bem sofisticado.

Conforme eu fui conversando com ele, fui percebendo que não tinha necessidade disso tudo, o cliente não queria nada disso, só precisava de uma solução simples e prática.

Em vez de continuar no caminho da complexidade, acabei entregando uma solução desenvolvida em um único arquivo index.php que resolveu tudo de forma simples e eficaz. O cliente ficou satisfeito e o projeto foi concluído rapidamente.

Às vezes, menos é mais. Precisamos focar em resolver o problema do cliente de um jeito inteligente e eficaz, sem se perder em firulas e coisas desnecessárias.

Claro, é bom ficar de olho nas tendências e se manter atualizado, mas use essas coisas com bom senso, só quando fizerem sentido para o problema em mãos.

Então, fica a dica para todos vocês: na hora de desenvolver seus projetos, pensem no cliente e na solução. Às vezes, a simplicidade é o melhor caminho.

Abraço!

Carregando publicação patrocinada...
5

Quase ninguém precisa disso tudo. Hoje a esmagadora maioria dos projetos são bloated e sofrem de overengineering. Muito disso é culpa dos influencers. Engenheiros, mesmo os que criam conteúdo na internet são contra a complexidade.

PHP é um caso bastante sintomático, boa parte do que é feito nele hoje é só porque a pessoa está seguindo uma receita de bolo que viu e não esá agregando valor algum. EM alguns casos está retirando valor. Em muitos casos está adicionando custo que ou o cliente ou o fornecedor está pagando.

Muito bom post. Pena que a maioria continuará ignorando.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

É isso aí. Acrescento mais uma coisa: sempre parta do simples. Sempre. Por múltiplos motivos. A menos que o cliente possa esperar e você queira se exercitar, você deve entregar uma solução que tenha um balanço ideal entre o retorno que o cliente espera e o tempo que você pode gastar. Seus filhos atuais ou futuros vão agradecer.

1

Já trabalhei em uma empresa que usou tudo que há de mais "moderno" possível para basicamente um sistema de CRUD.

Resultado: Mais de 2 anos do projeto atrasado, principalmente devido a curva de aprendizagem para os novos DEVs entenderem ser bastante alta.

1

Exatamente isto!
Melhorias podem existir, mas pode se ter a idéia de apresentar o "básico" e este atendendo o cliente, pode sim ser pensadas melhorias em todo ele.
Não adianta ser algo super sofisticado se não irá atender a finalidade, principalmente de uma forma Simples.