Meu primeiro conselho é não terceirize suas escolhas e o segundo é sai fora do Java e volte ao Python haha. Meus argumentos estão abaixo:
-
O java é "chato", verboso, fica te obrigando digitar um monte de coisas que visam te garantir "qualidade", mas na realidade tem vários códigos estranhos como as outras que o Java é supostamente melhor. O Python por outro lado é simples de usar, direto ao ponto e parece estar mais alinhado com as necessidades das empresas que é resolver o problema, lançar MVPs, validar ideias.. e não escrever código. Os engenheiros de software são solucionadores de problemas e não escritores de código.
-
O Python ta explodindo na inteligência artificial, tudo que sai de ponta tem uma lib Python para você integrar, seja com Nvidia, com os atuais modelos de linguagem, multi-gpu e hoje em dia existem ferramentas que colocam o Python em outro nível com código asyncrono e paralelo, isso tudo vem junto com a simplicidade da linguagem.
-
Acredito que exista uma tendência a praticamente todas as empresas usarem IA de alguma forma e o Python ta lá na frente em relação a isso, portanto acredito que o Python tenha mais valor agora e também no futuro em relação a melhores cargos e salários do que o Java.
-
Você mesmo pode procurar vagas recentes com Java e vagas recentes com Python, classificar e ver qual linguagem tem o maior leque de opções de uso, qual tem mais oportunidades destintas e qual paga melhor.
Se eu fosse investir em linguagem diferente e verbosa eu investiria em Rust que vai te ensinar milhares de coisas e modos de pensar diferentes, além disso muito do Kernel do Linux parece que está sendo migrado para Rust, a linguagem tem features únicas, não é apenas mais uma linguagem qualquer e muito provavelmente pode ser que seja finalmente a linguagem que vai tomar um pouco de espaço do C/C++.