[STARTUP] O que 30 dias de Build in Public me ensinaram
Faala, meus amigos! Me chamo Tiago Costa, e 30 dias atrás tomei a decisão de começar a criar minha startup... em público! É um movimento comum na gringa chamado "Build in Public", ou seja, Construir em Público, em que o empreendedor compartilha os bastidores da sua jornada: conquistas e fracassos, ganhos e gastos, ideias, feedbacks, etc.
A concepção
No dia 03 de Dezembro de 2022 resolvi iniciar minha jornada documentando a criação da Freelup, uma ferramenta de organização para freelancers. Eu atuei como freelancer em UX Design por muito tempo e sempre gastei muito tempo com propostas, contratos, gestão de projetos, etc. Sempre fiz esse controle com planilhas, documentos no Word etc, mas sempre sentia que podia melhorar, então depois de pesquisar no mercado e não achar, decidi eu mesmo desenvolver essa ferramenta! Os registros estão sendo feitos no Instagram @construindoumastartup - inclusive, sinta-se a vontade para conhecer :)
Durante este tempo, estudamos o mercado, analisamos os concorrentes, entrevistamos usuários, definimos estratégia de monetização, precificação, escopo de MVP, construímos uma landing page, divulgamos e já temos resultados preliminares... ufa!! Quanta coisa em tão pouco tempo!
O resultado
Com a nossa Landing Page no ar há cerca de 10 dias, já tivemos quase 1.200 acessos, e nesse momento, exatos 132 leads capturados (quem quiser conhecer a landing page, basta acessar www.freelup.com.br). Mas não foi do resultado da captação em si que eu vim falar, mas sim, da experiência de construir em público.
Nesses 30 dias de experimento, quase 7.000 contas foram atingidas no Instagram, alcançando uma marca que eu nem sonhava chegar perto: 961 seguidores! Com os stories sempre movimentados (recebendo cerca de 400 visualizações), é como se eu estivesse trabalhando com uma plateia louca pra me ajudar, essa com certeza é a melhor sensação que existe: a de comunidade, em que todos querem dar sua contribuição.
Houve dias em que pedi feedback de algum design, recebendo 10, 15 mensagens em poucos minutos. Houve dias em que discutimos sobre precificação, marketing, etc. interagindo com 20, 30 pessoas em uma tarde: e claro, muitos especialistas, que sabem 10 vezes mais do que eu! E o mais legal: houve dias em que seguidores fizeram comentários tão pertinentes em relação as minhas decisões, que eu mudei a nossa estratégia.
O aprendizado
Nesses 30 dias aprendi que devo escutar muito mais do que falar. A humildade de reconhecer que existem milhares de pessoas que sabem mais do que você, e de ouvir o que elas tem para dizer, e mais importante, de levar aquilo em consideração, é algo que eu tenho exercitado todos os dias.
Convido a todos a se permitirem experimentar o Build in Public, esteja você na concepção da sua ideia, ou nos R$ 1 milhão de faturamento por mês.