Executando verificação de segurança...
34

[STARTUP] O que 30 dias de Build in Public me ensinaram

Faala, meus amigos! Me chamo Tiago Costa, e 30 dias atrás tomei a decisão de começar a criar minha startup... em público! É um movimento comum na gringa chamado "Build in Public", ou seja, Construir em Público, em que o empreendedor compartilha os bastidores da sua jornada: conquistas e fracassos, ganhos e gastos, ideias, feedbacks, etc.

A concepção

No dia 03 de Dezembro de 2022 resolvi iniciar minha jornada documentando a criação da Freelup, uma ferramenta de organização para freelancers. Eu atuei como freelancer em UX Design por muito tempo e sempre gastei muito tempo com propostas, contratos, gestão de projetos, etc. Sempre fiz esse controle com planilhas, documentos no Word etc, mas sempre sentia que podia melhorar, então depois de pesquisar no mercado e não achar, decidi eu mesmo desenvolver essa ferramenta! Os registros estão sendo feitos no Instagram @construindoumastartup - inclusive, sinta-se a vontade para conhecer :)

Durante este tempo, estudamos o mercado, analisamos os concorrentes, entrevistamos usuários, definimos estratégia de monetização, precificação, escopo de MVP, construímos uma landing page, divulgamos e já temos resultados preliminares... ufa!! Quanta coisa em tão pouco tempo!

O resultado

Com a nossa Landing Page no ar há cerca de 10 dias, já tivemos quase 1.200 acessos, e nesse momento, exatos 132 leads capturados (quem quiser conhecer a landing page, basta acessar www.freelup.com.br). Mas não foi do resultado da captação em si que eu vim falar, mas sim, da experiência de construir em público.

Nesses 30 dias de experimento, quase 7.000 contas foram atingidas no Instagram, alcançando uma marca que eu nem sonhava chegar perto: 961 seguidores! Com os stories sempre movimentados (recebendo cerca de 400 visualizações), é como se eu estivesse trabalhando com uma plateia louca pra me ajudar, essa com certeza é a melhor sensação que existe: a de comunidade, em que todos querem dar sua contribuição.

Houve dias em que pedi feedback de algum design, recebendo 10, 15 mensagens em poucos minutos. Houve dias em que discutimos sobre precificação, marketing, etc. interagindo com 20, 30 pessoas em uma tarde: e claro, muitos especialistas, que sabem 10 vezes mais do que eu! E o mais legal: houve dias em que seguidores fizeram comentários tão pertinentes em relação as minhas decisões, que eu mudei a nossa estratégia.

O aprendizado

Nesses 30 dias aprendi que devo escutar muito mais do que falar. A humildade de reconhecer que existem milhares de pessoas que sabem mais do que você, e de ouvir o que elas tem para dizer, e mais importante, de levar aquilo em consideração, é algo que eu tenho exercitado todos os dias.

Convido a todos a se permitirem experimentar o Build in Public, esteja você na concepção da sua ideia, ou nos R$ 1 milhão de faturamento por mês.

Carregando publicação patrocinada...
1

Projeto top,to olhando agora e curti bastante teu conteudo, se precisar de ajuda em divulgação pode me chamar, tenho um publico bom no meu instagram, porem não tem um nicho só, é pessoal generico que conheci no meio do caminho

1

Poxa, Muller, com certeza tenho interesse em ajuda sim! Qualquer ajuda é bem-vinda, está se formando uma comunidade muito legal ao redor desse Build In Public, até network entre seguidores já consegui promover! haha

1
1
1
1

Wow! Te segui lá no insta, bacana a iniciativa. Eu por vezes não consigo ou acho chato e desgastante fazer campanhas de marketing, porque você já soma o trabalho da programação do produto que já não é pouco.

1

cara que legal, ainda estou aprendendo frontend.
vi que tem bastante coisas interessantes a aprender haha.
Meu maior medo é expor meus erros e vazar dados com opensource X)

1

Cara, acabei de ler essa postagem e achei simplesmente sensacional! Não só o conceito de build in public mas também como você foi lá e colocou a sua ideia em prática. Já tive experiências com startups que, apesar de não ter dado tão certo, entendo bem a correria que é.

Sou designer, especialista em branding e identidades visuais atualmente no processo de abrir a minha própria agência e sempre que esbarro com algum conteúdo aqui sobre startups acho o máximo por que sempre tem algum insight maneiro, como nessa publicação aqui.

Achei a sua ideia sensacional, se possível, faz mais publicações aqui sobre como você elabora as coisas por baixo dos panos da Freelup, tais como serviços que você e sua equipe usam para infraestrutura, como vocês utilizam e gestão do projeto de modo geral, iria achar incrível justamente por que vai me ajudar bastante a ter mais ideias para colocar a minha em prática.

1

Valeeu, Arnaldo! Cara, e se eu te disser que tô fazendo tudo sozinho? Kkk Não tem equipe! haha A ideação, as pesquisas, entrevistas, landing pages, design, desenvolvimento... tudo nas minhas costas! kkk

E em termos de infraestrutura... tô fazendo 100% no code, com bubble! :) Então banco de dados, front end, back end, é tudo próprio do Bubble mesmo.

1

Sério? Então, mais uma vez, meus parabéns! Sei que dá um tabalho imenso fazer isso em equipe, fazer sozinho e já colocar a ideia no ar é pra poucos, espero que ela continue dando certo e que a freelup vá longe.

Ainda não conhecia nenhuma ferramenta no code, apesar de já ter ouvido falar, a freelup é provávelmente a primeira ferramenta que eu esbarro que foi feita assim e pelo resultado que vi no site, me pareceu extremamente promissor. Com certeza estarei conhecendo o Bubble para implementar de alguma forma no meu negócio, no final, resolver todas essas questões de banco, front e back na mão querendo ou não demanda muito tempo e tempo é dinheiro, não é mesmo?

Vou deixar a freelup salva aqui, quando tiver com o meu negócio em produção, com certeza vou experimentar!

1

Recomendo levar conteúdo para twitter e tiktok também!

De resto já conheço o Build in Public faz tempo!

Hoje tem coisas legais:

  • Build in Public
  • microsaas
  • indieHackers

Bom projeto

Boa meu caro. Continue, isso vai ser legal demais!
Eu mesmo tenho uma ideia de projeto que quem sabe eu faça um dia kkkk

Mas meu setor seriam pets, não seria loja nem concorrencia com o petz ou kkkk

onde seria bom algo assim

O conceito de empresa aberta(ou livre) seria muito benefico em alguns setores da economia.

Áreas não estratégicas como transporte público(que todo lugar é um cofre e ta cheio de familias que mandam)

Já pensou tudo aberto: Salarios, custos, ganhos com publicidade. As coisas iriam mudar!

OBS: Teu link para o instagram esta quebrado!
Abraços

1

Valeeu, Uriel! Que bom que gostou, e obrigado por avisar que o link tá quebrado! Primeiro post aqui, devo ter feito alguma besteira kkk vou checar aqui, valeu!

1

Eu tinha pensado neste conceito para estudar e entrar nesta área dev, mas não sabia que até tinha um nome pra isso.
Além de você receber feedbacks e o apoio de quem ta te vendo exposto, isso também cria um compromisso que vai além de você, muito bom!

1

Exatamente!! Largar um projeto desses por preguiça ou medo agora se tornou quase impossível pra mim. Com 1.000 pessoas me acompanhando, tenho certeza que só paro se der muito errado! kk

1
2
1

Acessei aqui o site, e está com uma aparência muito proficional! parabéns pelo resultado até agora.

Tenho algumas idéias na gaveta para micro saas, mas as vezes fico com preguiça de executar eles.

Acabo caindo na cilada de over engineering, e não fazendo nada...

Posts como o seu me motivam a não deixar de lado meus planos para o futuro.

1

Muito obrigado pelos elogios, Glaucio! :)

Pois é, rapaz, querer fazer tudo e não fazer nada.. você descreveu minha vida no mundo de startups por muitos anos! Kkkkk Agora estou começando mais simples e em público, pro compromisso ser maior. Tem funcionado bem, recomendo demais!

1

Uma iniciativa bacana, acredito ser uma experiência muito esclarecedora e forte aprendizado, esse sentimento de comunidade e pessoas te acompanho e torcendo pelo sucesso do projeto é delicinha!
O projeto em si também tem seu destaque, a landing page está muito bem feita espero ver mais sobre o projeto.

1
1

Valeeuu, Matheus! Rapaz, eu nem sabia que dava pra botar! kkkk Até vi outros posts usando, mas ficou escondidinho ali no cantinho e só vi agora. Valeu pela dica! :)

1

Bom Dia Amigo; quero dar uma dica:

Te coloca exatamente na posição de quem chega na landing page e; sem conhecer nada, fica curioso para entender como esse negócio pode ser útil para mim.

Faça um vídeo curto que começa mostrando as dificuldades enfrentadas pelo freelancer e em seguida demonstre alguém utilizando a freelup; explique como essa pessoa está utilizando.

Coloque esse vídeo logo após os primeiros parágrafos na landing page.

1
1

faça o vídeo como se você estivesse falando para uma pessoa que não está familiarizada com o teu negócio; você está apresentando uma novidade.

1
1
1