Sobre faculdade, eu fiz ciência da computação na Unifesp são josé dos campos, e esse curso teve sim vários benefícios como o pessoal cita, de vc aprender os fundamentos da computação como um todo, o que te deixa preparado para aprender sobre qualquer coisa dentro da computação. Não vai saber tudo, mas vai ficar preparado para aprender.
Pontos positivos:
- Poder fazer estágio. Vai ganhar pouco, mas vai ser sua primeira oportunidade, primeiro ganha experiência depois é promovido ou consegue outra oportunidade. Tem cursos de ciência da computação que o estágio não é obrigatório, mas com certeza FAÇA ESTÁGIO
- Networking - conheça muita gente, elas podem te indicar a outras vagas futuramente, ou se vc estiver em uma empresa ou fazendo um projeto próprio (que pode se tornar sua empresa), vc vai ter gente para te chamar para te ajudar
Pontos negativos:
- Reforçando que esse curso que fiz, nessa faculdade em específico, eu sofri muito fazendo disciplinas de matemática como Álgebra Linear e Projeto e Análise de Algorítmos. Sério, era muito difícil, vc pode não passar por 2, 3 vezes na mesma matéria, e isso é muito frustrante. Tão frustrante que mtos desistem do curso.
- Professores que não estão nem aí para vc. Em faculdade pública, o professor gosta é de ficar fazendo pesquisa, ele só dá aula porque é obrigado. A maioria está cagando para vc. Teve um professor que chegou na sala dando risada porque a maior nota da prova tinha sido 3. É bizarro.
Dica: em matérias muito difíceis, vale a pena fazer amizade com o professor, ir na sala dele tirar dúvidas, eles sempre tem horários para isso. No final do semestre, aquele 0.5 para passar ele vai te dar. Podem te chamar de puxa saco, mas será um puxa saco com diploma.
Hoje eu talvez faria o curso em uma faculdade particular, de tão pesado que foi para mim. Talvez não teria tanto nome, mas acho que eu teria formado mais rápido e com menos traumas, e ainda assim conseguiria um estágio e daria na mesma (a matéria ser difícil não quer dizer que será requerida pelo mercado).