Bem, posso dar um bit de prosa sobre a parte de metodologia, trabalho desde 2018 com Introdução à Ciência da Computação, uma matéria da minha faculdade somelhante a Computação Básica mas voltada a curso de não computação.
Já tive alunos de Letras, Matemática, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Geologia, Estatística e a lista segue.
Utilizamos a linguagem Python para introduzir esses alunos ao lógica e conceitos primitivos da linguagem (if, else, for, ...); e, ao longo desse tempo, notei algumas coisas que fazem sucesso em fixar o conteúdo com os alunos.
Recursos Visuais e Cinestésicos
Sei que numa disciplina que envolve computação o mais comum seria pensar em código, mas especialmente para treinar a parte lógica experimente outras formas de conectar aquele conhecimento com o "mundo real", construir novos conhecimentos baseados naquilo que o seus alunos já conhecem.
Quando vou explicar conceitos como If e While eu costumo desenhar uma estrada reta, representando um código sem ramificações, uma estrada com um posto de gasolina, entrada opcional, e uma estrada com uma rotatória, loop while.
Outra coisa que fez bastante sucesso foi o uso do módulo Turtle, explicar os comandos básicos e deixar os alunos desenharem, #nostalgia aulas de informática mexendo no paint; tiveram alunos que se divertiram horrores com a tartaruginha fazendo zerinho.
Trazer problemas realistas
Uma das aulas mais complicadas dos alunos fixarem é a aula de algoritmos de ordenação, os professores da aula teórica costumam deixar os alunos bem perdidos com esse conteúdo apresentado no vácuo, então encontrei uma solução simples: WhatsApp e fofoca.
Que aula divertida fica quando o desafio é apresentar as mensagens do Crush da Gertrudes na ordem que elas foram enviadas.
Torne o conteúdo o meio para solucionar um desafio e não o objetivo final. Caso se interesse pelo aprofundamento nessa técnica, ela se chama Aprendizagem Baseada em Problemas.
Encante os alunos
Aqui entra a arte de contar histórias, encante seu público a cada aula para que ele se sinta motivado a voltar e se manter atento durante, um erro comum que vi em salas de aula é quando o professor parte da premissa que o aluno tem a obrigação de estar presente, trazendo uma vibe de refém pra aula; em vez disso, encante os alunos que ali estão para que estes tragam mais e que o tempo passe sem ser uma tortura, mas que sintam a falta e tenham carinho pelo seu trabalho.
Deixe os problemas da porta pra fora, aproveite o seu momento no palco e faça a sua mágica. Isso é ensinar.