Estreando no TabNews com um relato "um pouquinho" longo rs:
Meu Hello World na área de TI veio "oficialmente" em 2017, quando comecei o curso de ADS do Instituto Federal. Antes eu até flertava com a área - cheguei a fazer um curso básico de HTML e gostava de fuçar arquivos internos de programas do meu computador para ver o que acontecia. Mas ainda era mais curiosidade do que interesse profissional.
Em 2019, tive a oportunidade de estagiar em um programa de parceria do Instituto Federal com uma empresa de tecnologia, atuando dentro das dependências do campus, mas tendo suporte e orientação da empresa. Foi ótimo, porque pude utilizar o projeto também como meu TCC. Me sentia sortudo, pois eu tive colegas que saíam do trabalho e vinham de muito longe, cansados, ainda tendo que despender de tempo para desenvolver um projeto de TCC.
No começo de 2020, com a pandemia, meu contrato de estágio foi encerrado. E pior: já no meu último semestre do curso de ADS, ocorreu a suspensão das aulas por tempo indeterminado. Fiquei cerca de dois meses tomado por incerteza e medo, especialmente pela situação que o mundo passava e sem nenhuma perspectiva de retorno, vacinação, emprego etc.
Até que um dos orientadores do programa de estágio que eu fiz me mandou uma mensagem. Ele possuía uma consultoria de TI de pequeno para médio porte e perguntou se eu tinha interesse em fazer um estágio. A oportunidade era 100% home office e, inicialmente, iria trabalhar apoiando no frontend de um projeto feito com React. Não fiz processo seletivo porque, como ele já me conhecia do outro estágio, pôde acompanhar o que eu sabia e estava disposto a aprender. Tive sorte e, creio eu, também competência.
Ao longo do tempo, pude evoluir e atuar em várias frentes diferentes: frontend (HTML/CSS/JS, React), backend (Java/Spring Boot) e até DevOps (CI/CD com GitLab CI, Docker e Kubernetes). Me considero um engenheiro de software por esta razão: não importa exatamente onde estou atuando, o fundamental é criar soluções que atendam às necessidades do projeto, tendo conhecimento de todas as pontas que fazem parte dele. Meu lado curioso se deleita com isso.
Sou muito orgulhoso e grato pela minha jornada até aqui. Em 2024, ainda na mesma empresa onde comecei em 2020, saí de estagiário e hoje sou sócio, fazendo parte de decisões estratégicas não apenas dos projetos, mas também da empresa como um todo, atuando com gestão, inovação e melhoria contínua de processos, ajudando outros desenvolvedores nas suas jornadas. E sem deixar de programar, é claro.
Posso dizer que a curiosidade é essencial. Aprender a aprender é um fator decisivo, pois estamos sempre correndo atrás do próprio rabo se tratando de atualizar-nos em tecnologia. Conseguimos ganhar algumas batalhas, mas estamos condenados a perder a guerra. Não dá pra dizer que, no meu caso, não contei com sorte. Contei, sim. Mas sem o preparo e o estudo necessários, eu teria dado delete sem where na tabela de oportunidades.
Seja perseverante, tenha um objetivo em mente e permita-se errar e aventurar em áreas que, apesar de não ser seu objetivo final, te darão conhecimento e experiência que te tornarão um profissional completo.
É isso. Boa sorte na tua jornada!
Espero ter contribuído com algo.