Criar um SaaS não é para qualquer um: cuidado com "vendedores de pás"
Nos últimos tempos, tenho visto cada vez mais gente falando sobre SaaS em redes sociais e no YouTube e isso me chamou muita atenção. Começou a me “encucar” por alguns fatores, mas o principal deles é:
Esse é provavelmente um dos piores momentos desde o surgimento do modelo de negócios para se ter um SaaS.
Eu vou contextualizar melhor isso mais adiante. Mas, isso me fez pensar muito sobre: então porque - logo agora - o assunto vem se popularizando tanto? E analisando o cenário, eu acabei chegando a uma resposta que eu não gostei.
Então, hoje eu vou te contar um pouco sobre a realidade atual do mercado de SaaS e porque eu não recomendo que você crie um SaaS ou micro-SaaS como seu primeiro negócio.
Eu sei que eu posso acabar perdendo grande parte da minha audiência falando isso (eu tenho uma Newsletter que fala sobre SaaS para gestores e donos de empresas de software), mas eu preciso trazer o outro lado da história para vocês.
“Ah, então SaaS (ou micro-SaaS) é um mal negócio?”
Não. Na minha opinião, é um dos melhores - senão o melhor - modelo de negócio que existe.
Ele tem:
- Recorrência (estabilidade, segurança e previsibilidade de faturamento)
- Escala
- Gera patrimônio ao fundador (Equity).
Só por esses três motivos já dá para entender como o modelo é maravilhoso. Mas, assim como tudo que é muito bom, dá trabalho. E muito.
Eu falo disso com autoridade. Eu cuido de áreas operacionais de uma empresa de SaaS com vários softwares diferentes - em diferentes estágios de maturidade e tamanho.
Não ache que ter um SaaS é aposentadoria, como alguns criadores de conteúdo passam a percepção. Se você quiser realmente viver de SaaS e não tê-lo apenas como uma renda extra, no longo prazo, você vai trabalhar MUITO.
Nos primeiros 4 ou 5 anos do negócio, provavelmente você trabalhe mais do que a enorme maioria de outros modelos de negócio. Isso porque:
SaaS geralmente tem um começo frio (demora a crescer o MRR até um patamar que te gere uma renda bacana)
Você vai ter que adaptar o produto inúmeras vezes no meio do caminho e, conforme surgem ou crescem os concorrentes, terá que desenvolver funcionalidades
Você vai precisar contratar pessoas ou, no mínimo, se dedicar infinitamente para entender os múltiplos assuntos que envolvem um SaaS: financeiro, comercial, marketing, tecnologia, etc.
Nunca foi tão fácil criar um SaaS. Isso é verdade.
Mas, isso é tanto bom quanto ruim. É fácil para você, mas para qualquer outro possível concorrente também.
E mesmo sendo mais fácil do que antes, ainda não é nada fácil. SaaS é um dos modelos mais complexos que existe. Porque:
- Pagamento recorrente exige entrega recorrente de valor
- Pagamento recorrente exige disponibilidade constante
SaaS exige uma multidisciplinaridade grande de assuntos complexos tanto do lado de tecnologia quanto de negócios.
Mas e os micro-SaaS?
Você talvez pense na opção de desenvolver vários pequenos micro-SaaS que te gerem receitas sem muito trabalho por serem softwares simples. Mas, vou te contar uma coisa:
Software simples é simples de copiar. E SaaS está se tornando commodity.
Eu não consigo imaginar um cenário onde um micro-SaaS consiga manter um MRR bom o suficiente para sustentar uma pessoa ou equipe por 5 ou 10 anos.
Ou você vai ganhar dinheiro de pinga por muito tempo, ou um bom dinheiro por pouco tempo. Já que logo chega um concorrente ou alguma coisa acontece que te arranca pelo menos parte do espaço.
E eu não sei vocês, mas eu quando penso em empreender ou criar um negócio, eu penso em um negócio bom o suficiente para manter a mim e a minha família por décadas, se necessário. Senão não é negócio, é bico.
É possível sim criar um negócio que dê pouco trabalho e uma boa receita. Claro que é. Mas a chance de você acertar é menor que quase qualquer outro modelo de negócios infinitamente mais simples.
O momento do SaaS pelo mundo
Hoje não é o melhor momento do mundo para os negócios de software. O mercado profissional já entendeu isso há algum tempo.
O pico de sucesso dos SaaS foi entre 2019 e 2022 e, depois disso, o mercado de SaaS esfriou MUITO. Os valuations despencaram entre 2022 e 2023.
Recentemente, ele voltou a aquecer. Muito por conta das aplicações de IA, que ainda tem mais caráter de bolha do que necessariamente aplicabilidade suficiente para trazer novamente o SaaS aos holofotes.
A verdade é que da segunda metade de 2023 até o início de 2024, a maioria dos negócios de SaaS pelo mundo:
- Perdeu valor e/ou
- Precisou demitir uma porrada de gente
- Teve que cortar custos de forma acelerada pra não precisar de capital externo pra crescer
E há alguns outros fatores que fazem com que o SaaS esteja em um momento de questionamento. Como por exemplo:
- A ameaça da IA e de agentes assumindo o papel dos SaaS. (Mas eu não estou falando dos agentes feitos pelo seu primo no n8n num final de semana, estou falando dos agentes feitos por empresas como a própria OpenAI)
- O aumento da concorrência em SaaS que veio com a popularização do modelo de negócio e a queda da barreira de entrada com o desenvolvimento de frameworks mais “friendly”, ferramentas de desenvolvimento com IA e no-code/low-code.
Foi por isso que eu fiquei pensando: ué, mas porque agora?
Porque eu acho que o assunto se popularizou tanto agora…
A grande verdade é que a maioria dos criadores de conteúdo sobre SaaS não está no nicho de SaaS, mas sim no nicho de renda extra, assim como os produtores de conteúdo sobre marketing digital.
Com a teórica “saturação” do mercado digital, eles estão caindo em outros temas, como o SaaS. Não tem nenhum problema nisso, mas me incomoda um pouco o discurso de dinheiro fácil.
A criação das ferramentas low-code e no-code acabou abrindo as portas para isso, já que agora o discurso de “qualquer um pode ter um SaaS” ficou muito factível.
Mas é preciso cuidar com os vendedores de pás. Não sei se você já ouviu a história de que só quem ficou rico na corrida do ouro foram os vendedores de pás, mas é um pouco isso que acontece.
Se você olhar de pertinho, é fácil identificar os vendedores de pás no caso de SaaS:
- Eles não vivem de SaaS, falam de SaaS mas ganham dinheiro de verdade com outras coisas (geralmente vendendo pá)
- Eles vendem ferramentas ou métodos para quem quer criar um SaaS
- Eles dizem que é fácil e que qualquer um pode
Outra característica forte é a profundidade do conteúdo. Se o conteúdo é muito baseado em como ter/validar ideias ou coisas muito voltadas para o início do SaaS, grande chance de ser um vendedor de pás.
Você, que não me conhece, deve estar pensando que eu também sou um vendedor de pá. Mas não, quando eu percebi isso sobre o nicho de SaaS eu literalmente comecei a criar conteúdo sobre outro tema porque não quero ter que vender promessas para monetizar. Escrevo sobre SaaS por puro hobby e vai continuar sendo assim.
Eu criei a Operando um SaaS para falar com quem tem ou trabalha em um SaaS e quer entender mais do negócio ou facilitar o crescimento da empresa, mas acabei me relacionando bastante com o público de quem quer tem um SaaS.
Até por isso falei que poderia perder grande parte da minha audiência com este artigo. Mas, achei responsável falar sobre as nuances que geralmente não são ditas.
Eu não quero que vocês desistam da ideia. É um excelente negócio e é possível ter sucesso. Mas, para quem está começando eu acho que há uma infinidade de melhores opções.
Para quem é o mercado de SaaS então?
Na minha visão, há alguns cenários onde faz muito sentido ter um SaaS:
- Você é um profissional experiente: é um dev foda ou um cara de negócios que conhece muito de um mercado. Ou, às vezes, só é um profissional com bagagem suficiente para entender o que precisa ser feito em uma empresa. Isso encurta muito o caminho da complexidade de criar um SaaS.
- Você já tem outro negócio capaz de suportar o SaaS: muitos SaaS de sucesso nasceram aproveitando a estrutura (pessoas, recursos financeiros, base de clientes e ferramentas) de outros negócios, como softwares houses. Ter outro negócio ajuda muito na maturidade necessária como empreendedor para lidar com todas as complexidades do SaaS.
- Você tem um canal de aquisição muito forte: talvez você seja um criador de conteúdo ou algo do tipo e já tem uma audiência boa e que te vê como autoridade. Aproveitar esse canal para rentabilizar de forma recorrente vale muito a pena.
Resumindo…
Novamente: eu não estou desestimulando ninguém. Pelo menos não pretendo. Eu estou te deixando ciente do que vem pela frente. É importante conhecer o inimigo para enfrentar e eu quero que você conheça todos os lados antes de dedicar parte da sua vida a um projeto.
SaaS é sim um excelente modelo de negócios. Sempre foi e provavelmente sempre será. Perdeu um pouco das facilidades que tinha - o que é normal em qualquer modelo maduro - mas segue sendo uma oportunidade excelente.
Mas, não é um modelo de dinheiro fácil, rápido nem simples. Envolve muito estudo e principalmente, muito trabalho. Você não vai criar um app em Bubble, colocar para vender e ir morar nas Maldivas.
Você vai se dedicar bastante por, pelo menos, 2 anos para COMEÇAR a colher os frutos de verdade e pensar em viver exclusivamente de SaaS.
É isso que eu quero que vocês entendam deste artigo.
Se quiserem conhecer mais sobre meu conteúdo, essa foi a edição de hoje da minha Newsletter