Executando verificação de segurança...
7

A "bolha" do mercado de trabalho para devs estourou?

Fala pessoal, tudo bem?

Queria pegar uma percepção geral de vocês sobre o mercado para desenvolvedores desde que o mercado de tecnologia começou a "esfriar" de 2023 para cá.

Eu tenho uma Newsletter onde falo sobre operações de SaaS e empresas de tecnologia, e recentemente comecei a dar de cara com algumas informações e queria entender até onde isso é verdade.

Essa semana vi uma matéria e dois vídeos sobre o assunto da queda de demanda por profissionais tech (um do Código Fonte e um do Theo - t3.gg, apontando uma queda brutal no volume de vagas e na oferta e queria pegar uma percepção de quem está no mercado atualmente.

Eu imagino que seja uma questão localizada em certos recortes do mercado de desenvolvimento, como por exemplo, vagas mais juniores. Mas, até mesmo na empresa onde trabalho (sou Head de Operações em uma grande empresa de SaaS), os questionamentos sobre custos de desenvolvimento começaram a ser muito fortes.

Inclusive, vindo de grandes consultorias que contratamos.

Queria entender, porque tenho um pouco de receio de como isso pode se agravar nos próximos tempos com IA, conflitos entre áreas de negócio x tecnologia (como o caso que deu o que falar semana passada, do senhorzinho da Caixa) e a queda do mercado de SaaS de 2021 para cá.

Se puderem, me contem um pouco sobre como isso está aí para vocês.

Carregando publicação patrocinada...
6

cara, pra mim continua normal, sou dev react ainda, mais topo de funil possivel.

tirei o looking for work ( nao é o selo verde ) do meu linkedin e na vdd estao aumentando o numero de vezes que estao me chamando pra processos.

se formos comparar a pandemia, vamos ter essa impressao mesmo, pq foi um pico enorme de vagas e empresas.

mas agora, assim como depois de toda onda, vem a calmaria.
creio que seja ciclico.

até um momento que vai estourar novamente.

mantenha-se estudando e fazendo suas coisas,
se candidatando e fazendo o que puder pra se aprimorar

ao menos é isso o que estou fazendo

3

Apenas como reflexão, thiagohfagundes, acredito que a aparente queda do número de "vagas" pode ser uma consequência da recente exposição do escândalo dos ghost jobs, em que muitas das vagas de trabalho anunciadas nas plataformas por empresas recrutadoras na verdade eram falsas e existiam apenas para coletar dados dos aplicantes com o intuito de possibilitar a venda de informações para segmentação de propaganda.

Essa proliferação de "vagas fantasmas" estava poluindo os dados e dificultando a análise correta da situação econômica do mercado de trabalho pelos governos e bancos centrais.

Imagino ainda que outra hipótese para explicar essa situação seja uma consequência das demissões em massa realizadas pelas big techs em 2023. O contigente de profissionais gerado pode realmente ter suprido boa parte das vagas ao serem absorvidos por empresas menores.

Por último, acredito que a aplicação da IA no desenvolvimento de software ainda não tem consequências claras sobre como impactará o mercado de trabalho. O tempo dirá.

1
2

Desde 2008, tenho observado os mesmos comentários sobre como a bolha na área de TI vai estourar. O problema é que muitos que entram na área não têm a mínima ideia de como as coisas funcionam e acabam se frustrando depois que já estão dentro. No entanto, todas as áreas são assim: para se destacar, é preciso dedicar-se muito, mas o sucesso sempre vem no final.

2

Está bem ruim de vagas mesmo!

Parece que o mercado deu uma baita esfriada - meu linkedin até o ano passado vinha recrutadores me abordando a cada 15 dias.
Em 2024 - quase nenhum me abordou.

1

Acho que é o de sempre: As pessoas criam expectativas de que será um mar de rosas de oportunidades, e se frustram quando não conseguem uma vaga com a facilidade que esperam.

O que tem ocorrido, de fato, é uma maior exigência dos recrutadores para com os entrevistados, mas isso é um processo normal, uma vez que existem, provavelmente, muitas pessoas aplicando para uma mesma vaga.

É o processo natural do mercado: a busca pelo melhor.

-1

Sim estourou. Todo mundo quer ser e/ou se diz DEV, com isso acabou o respeito com os desenvolvedores, somos agora aquela babá (de preferência bilíngue) onde a patroa quer que cuide das crianças, faça o almoço, lave a louça, guarde, faça a faxina da casa inteira, lave as roupas, seque, passe, guarde e no final do dia somos xingados por alguma coisinha que faltou ou erramos.