Metaprogramação em Ruby
Uma das características mais poderosas de Ruby é a sua capacidade de suportar a metaprogramação. A metaprogramação é a capacidade de um programa de alterar o seu próprio comportamento em tempo de execução. Em outras palavras, você pode escrever código que escreve código.
A metaprogramação em Ruby é possível por causa do suporte de duas ferramentas importantes: reflexão e eval.
Reflexão
A reflexão é a capacidade de um programa de inspecionar o seu próprio código em tempo de execução. Em Ruby, você pode usar métodos como class, methods, instance_variables e send para obter informações sobre o código que está sendo executado.
Por exemplo, o seguinte código Ruby usa a reflexão para imprimir o nome da classe de um objeto:
class Exemplo
end
objeto = Exemplo.new
puts objeto.class.name
Este código irá produzir a saída "Exemplo".
Eval
Eval é uma função em Ruby que permite que você avalie o código em tempo de execução. Com eval, você pode passar uma string contendo código Ruby como argumento e o Ruby irá executá-lo como se fosse código normal.
Por exemplo, o seguinte código Ruby usa eval para executar uma expressão matemática:
expressao = "2 + 2"
resultado = eval(expressao)
puts resultado
Este código irá produzir a saída "4".
Juntando reflexão e eval
Usando reflexão e eval em conjunto, você pode criar código que escreve código em tempo de execução. Isso pode ser muito útil para tarefas como criar classes e métodos dinamicamente, ou até mesmo estender classes existentes.
Por exemplo, o seguinte código Ruby usa a reflexão para definir um método em tempo de execução e eval para executar esse código:
class Exemplo
end
metodo = "def novo_metodo; puts 'Este é um novo método!'; end"
Exemplo.class_eval(metodo)
objeto = Exemplo.new
objeto.novo_metodo
Este código irá produzir a saída "Este é um novo método!".
Com a metaprogramação em Ruby, as possibilidades são infinitas. Você pode escrever código que se adapta dinamicamente às necessidades do seu programa, criando novos métodos, classes e até mesmo modificando o comportamento das classes existentes. Isso pode tornar o seu código mais flexível, mais fácil de ler e, em última análise, mais fácil de manter.