Executando verificação de segurança...
5

Desabafo

Boa noite pessoal.
Quero dar os parabéns a todos que estão na área e dizer vocês são foda.
Recentemente tive o prazer de ser chamado para um treinamento em uma empresa da cidade onde moro, com uma linguagem que não conhecia, o caché.
Foi uma experiência e tanto. Sentei por horas na frente do computador para tentar entender e escrever algum código. Alguma coisa saiu, entender tudo que escrevi já não garanto.
Diante de tudo isso, vendo os outros trabalharem, desenvolverem suas aplicações, vi o quanto preciso estudar para me tornar um iniciante.
Não vou desistir. Vou me empenhar e ne esforçar para avançar cada dia mais.

Parabéns a vcs mais uma vez. Vcs são foda.

Ps.: você que está começando, assim como eu, coloque algo em produção, vai te ajudar a aprofundar seus conhecimentos. Chega de fazer programa sem persistência.

Carregando publicação patrocinada...
2

cara um coisa que me ajudou muito a aprender no inicio da carrerlirq foi aprender sob demanda, ao invés de ir atrás de um curso x, pegue um pequeno problema, descubra como resolver e resolva usando tecnologia, e vá pesquisando o que você precisa para cada etapa, então se vai ser um sistema web, vai precisar de html, se quer deixar mais bonito, vai precisar de css, precisa deixar interativo, vai precisar de Javascript e assim vai, mas a cada item que estudar, tente entender minimamente os conceitos, no final você vai ver a infinidade de coisas que aprendeu e o melhor vai ter uma noção muito próxima do dia a dia de um dev.

3

Este mês resolvi adotar esse metodo. Estou criando um sistema de uma transportadora virtual e estou usando esse metodo quando chega em partes que não sei vou na internet e pesquiso tento usar principalmente documentação e cara me deu até mais animo para programar você ir atras pesquisar ler conseguir aplicar aquilo e ver que você realmente entendeu é muito satisfatorio. Se ficar nessa de fazer só projetos de cursos ou youtube acho que a gente fica meio desanimado e frustrado.

1

sim, porque o projeto do curso o problema já está "mastigado", você não tem que pensar muito e nessa fase iniciante na maioria das vezes você não entende muito bem porque o instruto tomou determinadas decisões no projeto.

2

NEVER STOP LEARNING

é uma frase que eu ouvi em alguns video da rockectseat, que caso não conheça é uma plataforma excelente de estudos, indico fortemente.

os estudos por muitas vezes são um desafio para muitas pessoas, vc aprende algo e não sabe mais oq aprender, se sente estaginado.

oq eu indico é saber pelo menos o basico, ouvi uma frase do Fabio Akita muito boa "vc consegue resolver 80% dos problemas conhecendo 20% da liguagem", e é muito verdade, na maior parte dos casos vc vai resolver problemas com conhecimentos mais simples das coisas.

no meu caso, que trabalho com desenvolvimento web, vc precisa no mínimo saber como criar e consumir uma api, tendo que desenvolver tanto a api em si quanto o front da aplicação. faz bem gastar um tempo aprendendo o basico de css, pq é um conhecimento que vc vai precisar em algum momento, indiferente de como vc vai montar seu front. coloca tudo isso online. comece a trabalhar com sistema de login, pra isso vai precisar cadastrar em um banco de dados, gerar token, refresh token...

so ai vc vai enfrentar diversos desafios.

depois, implementar parte de pagamentos, que é pra onde eu estou começando a me encaminhar no momento.

os passos do seu desenvolvimento vai do seu foco, da sua área. oq vc vai precisar aprender? lembre-se que as pessoas que resolvem esses problemas hj, no passado precisaram passar por passos mais simples pra chegar onde estão, então não se apresse, fixe bem o conhecimento, tenha paciencia com vc mesmo e seu tempo de aprendizado.

faça excercícios, cuide da saude, uma mente conturbada não vai te ajudar a ser produtivo. lembre que vc é a sua "empresa" a sua "marca" o seu "produto".

no mais, boa sorte, tmj!

2

Não posso falar muito pois não cheguei a trabalhar diretamente como desenvolvedor na área de TI, mas o que sugiro é construir primeiramente as bases referente a stack que você for utilizar, e se possível fazer isso com a criação de projetos. Sempre aliado a criação de projetos.

Para colocar algum sistema em produção sozinho, precisará de ter o conhecimento básico do full stack referente às linguagens ou frameworks que desejar usar, além do banco de dados que for utilizar, para também não ter que reiventar a roda.

E nesse processo de construção de base de conhecimento, você pode ir criando projetos pequenos e posteriormente ir criando projetos maiores. Outra opção que encontrei também é fazer trabalho voluntário, pois além de desenvolver as skills técnicas, também vai ter que trabalhar em equipe e lidar com código que não foi criado por você. No site Atados você pode encontrar esse tipo de projeto para fazer de forma remota.
Segue um exemplo: Procuramos programadores(as)

E voltando a falar de construir uma base, o canal Codevolution no Youtube é um exemplo que ajuda na construção de uma base mais sólida sobre um conteúdo, para a partir daí você voar.