Eu não vou entrar no mérito da sua ideia ou de como elaborar a aplicação, apenas vou fazer uma apontamento sobre escrever código no papel, porque assim como eu quando iniciei, não conseguir enxergar sentido nisso.
Quando eu entrei na universidade e comecei a estudar lógica de programação, no tempo com Portugol, eu também achava um saco escrever código no papel. Não fazia sentido pra mim o por que não ir direto para o computador, já que ele iria informar onde a gente errasse e tudo mais. Além de escrever o código no papel a gente ainda tinha que validar aquele código, e é aqui que o maior beneficio disso entra.
O professor exigia que a gente também fizesse um teste de mesa para validar o algoritmo. Imagine o trampo que era você ter que percorrer uma matriz para validar toda uma regra de negócio. Mas com o tempo, isso foi ficando mais fácil, e o resultado foi muito benéfico. Seis anos se passaram, não consigo me lembrar da quantidade de vezes que usei teste de mesa para debugar um problema nos meus códigos.