Executando verificação de segurança...
24

Notion ou Obsidian? Porque não os dois!

📝Sistemas de Anotações

Na busca por sistemas otimizados de estudo, alguns formatos de anotação podem ajudar muito. Aqui vamos tratar de como se preparar para fazer boas anotações, além de apresentar algumas técnicas populares e abordar as melhores maneiras de aproveitar ao máximo o que você anotou.

Existem diferentes maneiras e estilos para registro de anotações que contribuem para uma aprendizagem mais significativa

Não tenha medo de experimentar diferentes técnicas para encontrar uma certa para você!

1. Sistema Estruturado: os tópicos

Este método de organizar as anotações é para pessoas que gostam de simplicidade. É uma das maneiras mais fáceis de fazer anotações, e é bastante natural para a maioria das pessoas.
Ao escrever suas anotações, comece escolhendo quatro ou cinco pontos-chave do que será abordado.

Abaixo desses pontos, escreva alguns sub-pontos mais detalhados sobre cada tópico.

Esta é uma ótima maneira de fazer anotações e te ajudará a acompanhar e prestar atenção durante o estudo. Porém, pode ser complicado revisar essas notas mais tarde.

Para facilitar a revisão deste tipo de anotações, tente ler cada ponto principal e resumi-lo sem olhar muito para o que escreveu. Use suas anotações para testar o quanto você realmente sabe, em vez de simplesmente relê-las repetidas vezes.

2. Sistema para Revisão: O Método Cornell

O Método Cornell é uma boa maneira de organizar e dividir suas anotações, se você quiser aproveitar ao máximo seu tempo de estudo.

Nesse método, você divide seu trabalho em três seções: notas, sugestões e resumo.

Anotações

A seção de anotações é para as notas feitas durante o estudo. Você pode estruturá-las da maneira que quiser, porém a maioria das pessoas gosta da estrutura de tópicos.

Sugestões

Escreva sua seção de sugestões durante ou logo após estudar. Ela pode ser preenchida com pontos principais, pessoas ou possíveis perguntas. Use esta seção para comentários e dicas para se lembrar de ideias mais complexas.

Resumo

Você pode escrever sua seção de resumo diretamente quando estiver revisando suas anotações. Use esta seção para sintetizar toda a seção estudada.

Mantenha suas sugestões e resumos o mais simples possível. No entanto, sinta-se à vontade para preencher a seção de anotações com diagramas, referências e o que mais precisar para representar adequadamente o material apreendido.

3. Sistema de Profundidade: o Mapa Mental

O mapa mental é uma ótima maneira de organizar seus estudos e fazer notas para tipos específicos de assuntos. Conteúdos sobre linguagens de programação e raciocínio lógico, por exemplo, que têm tópicos interligados ou ideias abstratas e complexas são perfeitos para esse método.

Use o mapa mental para entender como determinados tópicos se relacionam ou para se aprofundar em uma determinada ideia.

Comece com o conceito principal e desenhe “nós” de todas as coisas que levaram a ele, conforme seu estudo as relacionar.

Posteriormente, para revisar, vá mais fundo e adicione subconceitos menores em cada ramificação. Coisas como datas, fórmulas, fatos de apoio e outros conceitos relacionados criam grandes ramificações.

Veremos mais adiante que é possível fazer mapas mentais direto no Obsidian, utilizando um plugin específico para isso e se aproveitando da liguagem de markdown utilizada pelo software

Exemplo de mapa mental sobre o tema BANCO DE DADOS feito por mim no Obsidian;

4. O Método Zettelkasten

Fazer notas corretamente é valioso para aproveitar ao máximo ideias ainda não utilizadas.

Se você está mais próximo do uso de anotações no computador, o método Zettelkasten foi feito para você. Saiba quê, esse método se baseia em criar fichas catalográficas, armazenando e resgatando com praticidade.

História

O método foi criado por Niklas Luhmann, sociólogo e pensador alemão, que em vida escreveu mais de 70 livros e quase 400 artigos acadêmicos.

Sua interessante carreira em vida foi construída por conseguir utilizar o método de anotações inteligentes, organizar ideias e facilitar sua procura.

Não somente, mas segundo Niklas, o método o ajudava a evitar a procrastinação.

Em tradução direta, Zettelkasten significa caixa de anotação, mas pode também ser traduzido como pequenas caixas que guardavam as fichas catalográficas (as zettels).

Lógica

Cada anotação completa, mesmo que curta ou mais extensa, deve ser independente e ter ligação direta com as demais do mesmo tema. É fundamental que cada anotação esteja interligada de forma clara, se não perde-se o foco.

A interligação das notas podem ser relacionadas de diversas formas.

Se você quiser conher um pouco mais sobre o método, indico a leitura do artigo: O Método Zettelkasten de anotar

Notion vs Obsidian

Notion e Obsidian são dois aplicativos de produtividade que têm ganhado popularidade nos últimos anos. Embora ambos tenham como objetivo aumentar a eficiência e a organização do usuário, existem algumas diferenças significativas entre eles. Vamos comparar Notion e Obsidian destacando suas diferenças.

Notion

Notion é uma plataforma tudo-em-um que oferece funcionalidades para notas, tarefas, gerenciamento de projetos, banco de dados, wikis, entre outros. É uma plataforma muito versátil que permite que os usuários criem páginas e bancos de dados personalizados para atender às suas necessidades específicas. O Notion é conhecido por sua interface intuitiva, fácil de usar e por sua capacidade de personalização. O aplicativo também possui recursos de colaboração, permitindo que várias pessoas trabalhem em um projeto simultaneamente.

Obsidian

O Obsidian é um aplicativo de anotações que usa uma estrutura de arquivos em markdown. É baseado em texto e armazena as notas em um formato simples de arquivo de texto. O Obsidian é conhecido por sua capacidade de interligar notas, criando uma rede de informações interconectadas. O aplicativo também possui uma comunidade ativa que cria plugins para expandir suas funcionalidades.

Diferenças entre os aplicativos

Uma das principais diferenças entre Notion e Obsidian é a abordagem de cada um em relação à organização. O Notion permite que os usuários criem páginas e bancos de dados personalizados, o que permite que eles organizem suas informações de acordo com suas necessidades específicas. Por outro lado, o Obsidian permite que os usuários interconectem suas notas, criando uma rede de informações interconectadas.

Outra diferença significativa entre os dois é a curva de aprendizado. O Notion possui uma interface fácil de usar e intuitiva, o que facilita a criação de páginas e bancos de dados personalizados, porém tantas funcionalidades podem fazer o usuário se perder um pouco no fluxo desse ecossistema, o que já vivi na pele rs.

Já o Obsidian pode parecer mais complexo para iniciantes, pois usa uma estrutura de arquivos markdown e exige que o usuário entenda como funciona essa estrutura, porém ele é mais objetivo na sua funcionalidade principal que são as ANOTAÇÕES.

Por fim, o preço também é uma diferença significativa entre os dois aplicativos. O Notion oferece um plano gratuito e um plano pago, enquanto o Obsidian é totalmente gratuito.

Em resumo, o Notion é uma plataforma versátil que permite que os usuários criem páginas e bancos de dados personalizados para atender às suas necessidades específicas. Já o Obsidian é uma ferramenta mais orientada ao texto e notas interconectadas. Ambos os aplicativos são excelentes ferramentas de produtividade, mas o usuário deve escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e estilo de trabalho.

Ao entender a proposta de ambos e seus pontos fortes e fracos, fica mais claro como cada um deles podem se adaptar a necessidades diferentes do usuário

Quadro Comparativo

RecursoNotionObsidian
FuncionalidadesNotas, tarefas, projetos, banco de dados, wikis, entre outros.Anotações baseadas em texto, interconexão de notas
OrganizaçãoPáginas e bancos de dados personalizadosInterconexão de notas
InterfaceInterface intuitiva e fácil de usar, porém com curva de aprendizado que pode fazer o usuário se perder um pouco nas funcionalidadesPode parecer complexa para iniciantes por conta do Markdown, mas é muito simples e mais focada
ColaboraçãoFuncionalidades robustas de colaboraçãoColaboração limitada
PreçoPlano gratuito e pagoTotalmente gratuito
ExportaçãoOferece opções de exportação em vários formatosOferece opções de exportação em vários formatos
IntegraçãoOferece integrações com diversas ferramentasIntegrações limitadas
ComunidadeComunidade ativa com templates e recursos adicionaisComunidade ativa com plugins e recursos adicionais
DisponibilidadeAplicativo web, desktop e mobileAplicativo desktop para Mac, Windows e Linux e mobile para Android e iOS

👤 Experiência Pessoal

Hoje em dia eu acabo usando as duas ferramentas com funções bem diferentes na minha vida. O Notion é meu app responsável pela organização de Atividades Recorrentes, já o Obsidian é meu Segundo Cérebro.

Notion

Na minha opinião o ponto principal do Notion são as suas DATABASES. Com elas eu consigo criar ecossistemas que me ajudam a controlar diversas áreas da minha vida: educação, saúde financeira, trabalho e muitas outras.

Exemplos de Databases

📚 Leituras

Com este database, consigo acompanhar fácilmente meu progresso quanto às principais leituras que estou realizando, já fiz ou até mesmo mapear os livros que quero ler.

💵 Finanças

Este database consegue me dar informações visuais rápidas sobre minha saúde financeira. Dei adeus ao EXCEL e concentrei tudo no Notion.

🎓 Estudos

Criei este database para conseguir acompanhar de forma mais rápida meu progresso em alguns cursos que me proponho a fazer. Quem nunca comprou aquele curso na promoção jurando que iria fazê-lo e ele está lá parado a alguns meses? Isso é mais normal do que se imagina não só na área tech né 😅

💼 Mercado de Trabalho

Eu migrei de carreira para a área dev e todos devem saber como é difícil o processo de conseguir o primeiro emprego. Muitos currículos por dia, muitas vagas, muitas empresas. Centralizar todo esse fluxo em um database no Notion foi primordial para me ajudar a ter o controle máximo sobre essa etapa da minha vida.
Aqui eu registrava todas as vagas a qual me cadidatava, podendo facilmente ter os dados da situação da vaga, data de aplicação, nome da empresa, upar meu cv específico para aquela vaga, etc.

Dica

Estes são só alguns exemplos de utilizações do Notion para despertar ideias em vocês. Diversos templates podem ser encontrados na internet facilmente para outras tarefas como: organização de viagens, controle de alimentação e muitas outras. Com mais experiência você também pode passar a desenvolver seus próprios ecossistemas e ai que mora a magia 🧙.

Aqui está o link do template de Leitura para quem quiser ter um gostinho do poder dos databases no Notion:

✏️ Template Leitura

Obsidian

Como já disse anteriormente, o Obsidian hoje é meu Segundo Cérebro. Todas as minhas anotações estão nele. Utilizo o app principalmente para estudos e trabalho, juntamente com o método zettelkaste discutido anteriormente. A importância de se fazer anotações bem estruturadas e ver o quanto isso influencia no aprendizado é algo muito interessante de se vivenciar. Aconselho a todos testarem a verem se algum dos métodos que citei fazem sentido pra vocês.

Dica

Gostaria de listar aqui meus PLUGINS preferidos do Obsidian para que você tenha um ponto de partida interessante para configurar seu próprio ambiente.

Lista de Plugins

  • Excalidraw: Permite criar diagramas, desenhos e fluxogramas diretamente no Obsidian usando a ferramenta Excalidraw.
  • Imgur Plugin: Facilita o envio e a inserção de imagens na sua nota, enviando a imagem para o serviço Imgur e inserindo o link automaticamente.
  • Obsidian Git: Integra o controle de versão do Git diretamente no Obsidian, permitindo rastrear as alterações feitas nas notas.
  • Advanced Tables: Fornece uma maneira mais avançada de criar tabelas no Obsidian, adicionando recursos como classificação, filtragem e formatação.
  • Highlightr: Adiciona suporte a realce de sintaxe para mais de 200 idiomas de programação no Obsidian, permitindo a exibição de código com destaque de sintaxe.
  • MindMap NextGen: Permite criar mapas mentais diretamente no Obsidian, permitindo organizar e visualizar suas ideias de maneira mais clara e concisa.
  • Catppuccino: Adiciona um tema escuro mais personalizável e elegante para o Obsidian.
  • Calendar: Cria um calendário interativo no Obsidian, permitindo visualizar notas por data e criar lembretes.

Sugestões

Deixo aqui também uma sugestão sobre MARKDOWN, linguagem cujo conhecimento é extremamente necessário para um bom uso do Obsidian.

Markdown Cheatsheet

🎉 Agradecimento

Como agradecimento gostaria de deixar o artigo do @gabibits sobre Obsidian que me fez querer escrever um pouco sobre a minha experiência com estes softwares de gestão do conhecimento pessoal.

💜 Obsidian, seu "segundo cérebro"

Considerações finais

Foi um prazer compartilhar minha experiência sobre este assunto já que sou fascinado por gestão de conhecimento e melhoria contínua. Entender a tecnologia e adapta-la à sua real necessidade pessoal é algo muito importante num cenário com tantas opções hoje em dia.

Sei que o conteúdo foi extenso, mas espero que agregue conhecimento a todos que leram até aqui 🤓

Este foi meu primeiro post na missão de construir um pedaço de internet mais massa!

Dicas e críticas (construtivas 👷) são sempre muito bem-vindas!

Até mais 👋

Carregando publicação patrocinada...
2

Sensacional! Me atrapalhei um pouco na hora de usar o Obsidian justamente por não fazer ideia do que era Markdown. Depois de ler o seu post, percebi que não era só mais uma palavra difícil que eu não precisava saber kkkkkk. Fui pesquisar e aprendi a usar o mínimo do mínimo do Markdown e agora o Obsidian tá fluindo bem mais tranquilo pras minhas anotações.

Eu era da linha das anotações no papel até pouco tempo. Elas me ajudavam muito, mas percebi que tava saindo levemente prejudicado pelo tempo que eu levava pra fazer uma anotação útil e organizada, fora que, muitas vezes se quisesse mudar alguma, tinha que fazer mais de uma vez pra não ficar aquela poluição visual, já que não dá pra reorganizar anotações escritas à mão tão fácilmente. Tô aprendendo uma pouco melhor sobre aplicativos para anotação pra ver se eu encontro um que me dê a liberdade criativa que eu tinha no papel, com as vantagens que anotações digitais podem proporcionar, claro.

Parabéns demais pelo post!! E aproveito essa resposta pra pedir algumas sugestões de apps de anotação que vocês tenham alguma experiência de uso. Muito obrigado!

2

Eu achei ótimo o conteúdo aqui presente, eu estava pensando em migrar do ou integrar o Notion com o Obisidian, mas estava na dúvida. Sua postagem foi sensacional e me ajudou bastante.
Você disponibilizaria esse template das finanças e estudo? Ou tem uma explicação da base deles e de como funciona?

Parabéns pela postagem e conteúdo.

1

Olá @ntmota! Fico feliz que o post tenha ajudado de alguma maneira. Esta sempre foi a intenção principal! Sobre os templates, estou voltando a trabalhar agora melhor no de finanças. Não me sinto confortável em compartilhar o mesmo ainda, pois enxergo que não está tão automatizado como deveria estar e queria entregar algo mais fechado. Porém, uma dica pra começar a talvez fazer um parecido seria entender bem sobre Relação e rollups no Notion, onde você começa a trabalhar com interdependência entre várias databases. Sobre o template de estudos, segue o link: Template: Gerenciamento Cursos. Um ótimo feriado de carnavel a todos 🎭

1

Opa, só vi agora @thalesgomest. Muito obrigado pela disponibilização do template. Vou estudar e procurar saber sobre isso que informou, vai ser de grande ajuda. Muito obrigado mesmo, Deus te abençoe. Um ótimo feriado para você também. Abraços.

2

Obrigado por compartilhar.
VocÊ ainda tem esse template de aplicação de vagas ou pode explicar como criou o seu?
estou em busca de recolocação e isso ajudaria.

2
2

parabéns por seu tempo dedicado a escrever esse post. Li inteiro e conseguiu tirar minhas dúvidas sobre a difeença ente Notion e Obsidian. Percebi que o Obsidian é ideal para estudos. Acertei?

2

No caso ambos são bons para estudos. Eu, pessoalmente, utilizei ambos, mas em determinado momento da caminhada preferi prosseguir apenas com o Notion.

Essa visualização do Obsidian é maravilhosa, entretanto, a curva de aprendizagem da ferramenta acaba sendo desgastante. Grande parte das coisas que você objetiva fazer na plataforma necessita de uma curva de aprendizado. Se fosse só markdown seria ok, mas até as tabelas (desse plugin que ele citou) avançadas tem uma sintaxe própria que precisa ser aprendida. Todo plugin tem sintaxe própria.

Não pense errado de mim, não é preguiça, mas o Notion tem tudo visualmente e facilmente. O único contra mesmo é a ausência desse mapa mental.

2

Obsidian

Post LINDÃO! Eu acho muito mais bonito e fluido o Notion, porem me sinto em um bunker usando o Obsidian.

O Notion é aquele fichário, caderno inteligente lindo e com dezenas de recursos incríveis, porém cada vez mais eu fico preocupado com osmeus dados tive uma péssima experiência usando oEvernote e após deixar de usar, busquei Open Source até encontrar o Obsidian.
Pense assim, imagina alguém parar o seu cérebro e ainda cobrar pelas suas informações? Pois é, assim que eu me senti.

1

Muito obrigado pelo feedback @leandrogama! Que analogia incrível essa do Notion com o caderno/fichário 🤣 Me identifiquei demais lendo rs
E essa questão da privacidade dos dados realmente é algo que foi citado já aqui e tem um grande peso viu, pois dependendo da usabilidade do sistema pra você realmente parte da sua VIDA está ali né. É uma reflexão mega importante.

1
1

Então @arthurpc02, na verdade o Obsidian pra celular funciona de forma regular. Pra tirar real proveito dessa funcionalidade você precisaria assinar o Obsidian Sync. Somente com a assinatura desse plano você conseguiria syncar suas notas entre seus dispositivos. O custo do mesmo hoje é de $8/mês e poderia ser adquirido aqui: Valores planos Obsidian. Olhando esse cenário, o Notion funciona muito melhor na sua versão mobile, que possui o sync de documentos de forma gratuita. Utilizo o mesmo a bastante tempo e seria minha recomendação neste caso.

1
2
1
1
1
1

Excelente post. Já conhecia o poder do Notion, e conhecia um pouco sobre o Obsidian (Que nunca me aprofundei, e agora quero explorar mais. Muito Obrigado.

1
1

Tenho tentado utilizar o Notion e sentia falta de uma visualização mais "mindmap" por lá. Também me sinto um pouco limitado pelo tanto de poder que a ferramenta oferece e tenho pouquíssimo conhecimento da personalização dele. Vou aderir ao Obsidian e ver se consigo me adaptar a ele.

Outro ponto, pensa em disponibilizar ou vender esse template de finanças? Tenho utilizado o Excel mas perco muito tempo fazendo o controle por lá.

1

Olá @Jucalee! Acho que os pontos que vc está lidando são justamente com os quais eu esbarrei tempos atrás. Essa foi minha virada de chave para buscar outras ferramentas e procurar simplificar de forma otimizada todo meu fluxo! Tente sim utilizar o Obsidian! Caso queira discutir qualquer ponto, aqui será sempre um ótimo espaço. Muitíssimo obrigado pelo feedback 😊

Sobre a disponibilização do template de finanças, eu posso ver de disponibiliza-lo sim de alguma maneira. Este em específico do artigo, estou desenvolvendo a alguns meses no tempo que tenho de sobra. Está utilizável e para mim está bem funcional, porém, pensando em outros usuários, acho que não possui um nível de automatização legal ainda. Quem sabe compartilhando as experiências não apareçam soluções mais rápidas né?

1
1

Fico feliz @airtonsena! Obrigado pelo feedback e espero ter contribuido de alguma forma 🤞🏻
Já estou pensando em um próximo post sobre o assunto Gestão do conhecimento pessoal (Personal Knowledge Management - PKM) e Produtividade.

1
1

Ainda não li @mauromarchiori! Você já leu? Tem algum feedback da leitura? Vi por cima aqui o conteúdo e me parece interessantíssimo! Já vou colocá-lo no meu backlog de leitura aqui. Nessa área eu gostei demais dos livros Hábitos atômicos do James Clear, e Essencialismo do Greg McKeown. Inclusive a leitura desse último é que me fez virar a chave e ir explorar outras ferramentas além do Notion na época 😆

2

Cara, Building A Second Brain transformou minha vida na questão de produtividade e minha vida no geral, também. Foi o melhor livro que li em 2023 - se pá, o melhor nos últimos 4 anos. Esse livro é muito mais do que um guia de categorização de informação.

Além dele trazer o sistema PARA, que é focado tirar o peso absurdo que é ficar organizando informações em categorias infinitas, ele traz a filosofia de armazenar informações que IMPORTAM e que vai usar NA SUA VIDA; é sobre higiene de informação e mais AÇÃO. Basicamente esse livro me ensinou a parar de ficar lendo, escutando podcast e vendo vídeo que não vou usar na minha vida só porque supostamente, sabe-se lá quando, eu vá isso no meu "desenvolvimento pessoal". Minha WIKI pessoal hoje é bizarramente menor que já foi e só coloco coisa que vou usar sem me sentir culpado de estar perdendo algo.

"Building A Second Brain" também é um livro sobre criatividade na minha visão. Pode ler sem dó!

2

É o livro do Tiago Forte né? Eu já estava com ele na minha backlog de leituras pra esse ano, mas agora vou subir ele de prioridade com certeza rs ele já é minha referência de Notion e PKM hoje. Ele pra Notion e o Nick Milo pra Obsidian valem muito a pena acompanhar os canais no YouTube. Muito obrigado pelo feedback @GuiOS! Já vou comprar o livro esta semana mesmo.

1

Conheci o Notion há alguns anos e desde então ele tem sido o meu sistema unificado de anotações. Sempre que posso, recomendo-o aos meus amigos por ser simples, intuitivo e ter diversas ferramentas úteis e interessantes. Há pouco tempo, esbarrei com o Obsidian, fiz um teste e à primeira vista achei-o tenebroso, então acabei não dando uma chance. Recentemente, o algoritmo recomendou um vídeo sobre o Obsidian e resolvi testar novamente e me apaixonei. Comecei a usar um sistema mais simplificado e focado para organizar minha vida e o Obsidian se encaixou perfeitamente no que eu estava procurando, uma verdadeira pérola.

Opto por não utilizar muitos plugins no Obsidian, mas se servir de indicação para você ou para alguém que está lendo agora, tem um que eu amo, o nome dele é "Paste URL into selection", que faz exatamente o que sugere.

Achei o seu artigo muito completo, tive que parar aqui para comentar isso e te parabenizar. Espero que mais pessoas possam dar uma chance para essa ferramenta incrível.

2

Eu também comecei com o Notion @arnaldo e depois migrei para o Obsidian. Na verdade, entender o que cada um dos apps se propõe a resolver, suas funcionalidades e todo o ecossistema que cada um deles nos coloca a disposição é essencial para emprega-los da maneira mais produtiva possível. No meu caso, pensando no conceito de Segundo Cérebro e anotações, o Obsidian é realmente uma verdadeira pérola. Perfeito, simples e direto ao que se propõe.
O Notion por sua vez é bem intuitivo. É um sistema extremamente consistente e abrangente. No entanto, sentia que quanto mais eu tentava otimizar algo mais coisas apareciam para melhorar. Acredito que muito em função das inúmeras possibilidades que ele te dá. Assim, isso se tornava muitas vezes um ciclo vicioso e nada produtivo no meu caso 😕

Sobre o plugin, confesso que não conhecia e adorei a indicação. Vou usá-lo com certeza pois a sintaxa de URL no markdown é meio chata de ficar se escrevendo toda hora. Obrigado pela contribuição 😁

Muito obrigado também pela parabenização e espero mesmo que mais possam ler este artigo e ter uma visão mais prática da utilização dos apps, dando uma chance para essas ferramentas na rotina delas 😎

1

Caramba, parabens pelo post, Realmente muito bom.
ficou show sua organização financeira, simplismente espetacular.
eu estou atualmente tentando usar o obsidiam no trabalho, como diário de bordo. Mas não sou organizado simplismente jogo lá, sorte que ele tem um buscador bem potente.
Obrigado :)

1
1

Muito legal o seu post, irei explorar e ver se me adapto para usar o Obsidian também, hoje centralizo tudo no Notion e minha parte de Finanças em um Excel.

Achei muito legal o seu template de finanças no Notion, vc não pensa em disponibilizar esse template também?

1
1

É exatamente essa visão que gostaria de trazer @pedrosouza458. Entender esses conceitos, discutir aplicações práticas e refletir sobre qual a melhor ferramenta para você atacar determinada dor pessoal é o que vai nos fazer aproveitar o melhor de cada um dos sistemas no final 👏

1

Muito bom post, eu testei muitas ferrametas de organização de tarefas e notas e o Notion foi sem dúvidas o mais completo que já utilizei. Hoje organizo tudo por lá, ainda não cheguei a testar o Obsidian mas a achei bem interessante e um ótimo complemento ao Notion.

1
1
1

Opa @heliomarpm! Espero sim fazer mais posts específicos sobre Gestão do conhecimento pessoal (Personal Knowledge Management - PKM) e Produtividade. Adoro o assunto e na área tech temos sempre coisas novas para aprender e estudar né! Por que não otimizar esse processo? Vou pensar em alguns temas específicos! Sugestões sempre são bem-vindas também 🥳
Muito obrigado pelo feedback!

1
1

Você tem toda razão @dheison0! Inclusive eu uso ele para ter acesso aos vaults syncados. Verifiquei aqui e existe a opção sim para iOS. Atualizei a informação na tabela comparativa. Muito obrigado pela observação 😃

1
1
1

Obrigado amigo pelo post, gostei bastante. Tenho muitas dúvidas em como usar ambos no meu dia a dia de forma que não haja duplicidade de informações.

Eu usava o Notion para organizar minhas atividades e projetos, cursos, leituras, etc. Só que qdo descobri o Obisidian me apaixonei pela simplicidade e pela conexão entre as anotações. E com isso, acabei tentando migrar tudo para lá, mas sinto falta tbm das funcionalidades do Notion.

Então, recentemente decidi tentar encontrar uma forma de unir os dois. Algo parecido com o que você apresentou. Mas no caso de atividades e projetos por exemplo, tenho medo de deixar anotações duplicadas em ambos e depois acabar me perdendo em algum momento. Ainda no mesmo exemplo qual a melhor forma de gerir os projetos? O esqueleto do projeto, datas, timeline, etc, ficariam no Notion e todas as anotações do mesmo no Obisidian? Como vc faz ou faria nesse sentido? Esse exemplo se aplica tbm a leitura, cursos... O que ficaria em cada app para evitar duplicidade.

Parabéns novamente e espero mais posts seus nessa linha, ajudaria muitas pessoas! Abração! :)

1

Muito obrigdo pelo feedback @danillosg! Fico bem feliz que tenha gostado! Já estou pensando em mais assuntos e experiências nessa linha pra trazer aqui sim! Eu também tenho descoberto coisas novas bem legais com as discussões aqui e isso é maravilhoso! 🥳

Sobre sua experiência, pelo que vejo é muito parecida com a minha rs Em certo momento eu tentei sim centralizar tudo em uma plataforma só, mas vi que pra mim isso não iria funcinar tão bem. É como vc acabou citando, ao que o Obsidian se propõe ele é perfeito mesmo! mas o Notion também funciona muito bem. A questão foi adaptar as minhas necessidades.

O meu fluxo hoje é exatamente como você colocou. Para gerenciamento do projeto em si eu uso o Notion (ter uma Visão Geral) e para anotações mais completas eu uso o Obsidian. Vou dar um exemplo prático com relação aos cursos:

Aqui eu preencho informações básicas sobre o curso:

O que me dá uma visualização geral sobre ele:

Também tenho uma visualização de calendário, pra marcar algumas aulas importantes que fiz. Porém, aqui não faço anotações, apenas coloco os pontos importantes daquela aula

Aqui é um exemplo de um desses blocos de controle:

Daí eu já tenho rastreado qual é a aula e faço a anotação bem mais completa, com imagens e tudo mais, no Obsidian:

Pode ser um fluxo com muita coisa rs mas é só um exemplo que funciona para MIM. Não existe regra, é achar algo que faça sentido pra você também 🤞

1

Muito obrigado @thalesgomest por sua resposta! Vai me ajudar muito! Vou ver aqui como criar um fluxo que me permita ser produtivo sem me perder hahahaha.

Uma coisa que percebi pelo seu print é as cores que vc usa nas anotações, achei muito legal e sinto falta disso no meu Obsidian. Como fazer para colocar cores nos textos? Pq já pesquisei e não achei rsrs (talvez não pesquisei corretamente mas já tentei aqui e não consegui rsrs).

Obrigado mais uma vez, abraço!

1

Eu que agradeço @danillosg. Qualquer outra dúvida só mandar por aqui rs

Sobre as cores, elas vem sempre do tema usado no Obsidian por você. Pra abilitar qualquer tema é só acessar: Settings > Appearance > Themes. Há temas que vc consegue configurar as cores, se setar suas próprias, usando junto outros plugins como o Style Settigns e o Minimal Theme Settings.

Esse tema que está no print é o que mais tem me agradado. Chama-se LYT Mode.

Tenho gostado muito do constraste dele. Inclusive é um tema feito pelo canal Linking Your Thinking no Youtube, por isso LYT. Acabei descobrindo ele através de pesquisas depois dos comentários desse post. É um canal especializado em Obsidian. Fica ai também a indicação rs

1

Para ser honesto no fundo não importa, se você perde um dia inteiro se preocupando com essas coisas , procure um médico porque vc talvez tem tdah 😂, brincadeiras a parte, so escolhe um e fica nele, porque, no fundo, é tudo a mesma coisa

1
1

Pena o Obsidian ser uma ferramenta na máquina do indivíduo, se ela fosse online seria mais formidável ainda.