Notion ou Obsidian? Porque não os dois!
📝Sistemas de Anotações
Na busca por sistemas otimizados de estudo, alguns formatos de anotação podem ajudar muito. Aqui vamos tratar de como se preparar para fazer boas anotações, além de apresentar algumas técnicas populares e abordar as melhores maneiras de aproveitar ao máximo o que você anotou.
Existem diferentes maneiras e estilos para registro de anotações que contribuem para uma aprendizagem mais significativa
Não tenha medo de experimentar diferentes técnicas para encontrar uma certa para você!
1. Sistema Estruturado: os tópicos
Este método de organizar as anotações é para pessoas que gostam de simplicidade. É uma das maneiras mais fáceis de fazer anotações, e é bastante natural para a maioria das pessoas.
Ao escrever suas anotações, comece escolhendo quatro ou cinco pontos-chave do que será abordado.
Abaixo desses pontos, escreva alguns sub-pontos mais detalhados sobre cada tópico.
Esta é uma ótima maneira de fazer anotações e te ajudará a acompanhar e prestar atenção durante o estudo. Porém, pode ser complicado revisar essas notas mais tarde.
Para facilitar a revisão deste tipo de anotações, tente ler cada ponto principal e resumi-lo sem olhar muito para o que escreveu. Use suas anotações para testar o quanto você realmente sabe, em vez de simplesmente relê-las repetidas vezes.
2. Sistema para Revisão: O Método Cornell
O Método Cornell é uma boa maneira de organizar e dividir suas anotações, se você quiser aproveitar ao máximo seu tempo de estudo.
Nesse método, você divide seu trabalho em três seções: notas
, sugestões
e resumo
.
Anotações
A seção de anotações é para as notas feitas durante o estudo. Você pode estruturá-las da maneira que quiser, porém a maioria das pessoas gosta da estrutura de tópicos.
Sugestões
Escreva sua seção de sugestões durante ou logo após estudar. Ela pode ser preenchida com pontos principais, pessoas ou possíveis perguntas. Use esta seção para comentários e dicas para se lembrar de ideias mais complexas.
Resumo
Você pode escrever sua seção de resumo diretamente quando estiver revisando suas anotações. Use esta seção para sintetizar toda a seção estudada.
Mantenha suas sugestões e resumos o mais simples possível. No entanto, sinta-se à vontade para preencher a seção de anotações com diagramas, referências e o que mais precisar para representar adequadamente o material apreendido.
3. Sistema de Profundidade: o Mapa Mental
O mapa mental é uma ótima maneira de organizar seus estudos e fazer notas para tipos específicos de assuntos. Conteúdos sobre linguagens de programação e raciocínio lógico, por exemplo, que têm tópicos interligados ou ideias abstratas e complexas são perfeitos para esse método.
Use o mapa mental para entender como determinados tópicos se relacionam ou para se aprofundar em uma determinada ideia.
Comece com o conceito principal e desenhe “nós” de todas as coisas que levaram a ele, conforme seu estudo as relacionar.
Posteriormente, para revisar, vá mais fundo e adicione subconceitos menores em cada ramificação. Coisas como datas, fórmulas, fatos de apoio e outros conceitos relacionados criam grandes ramificações.
Veremos mais adiante que é possível fazer mapas mentais direto no Obsidian, utilizando um plugin específico para isso e se aproveitando da liguagem de markdown utilizada pelo software
Exemplo de mapa mental sobre o tema BANCO DE DADOS
feito por mim no Obsidian;
4. O Método Zettelkasten
Fazer notas corretamente é valioso para aproveitar ao máximo ideias ainda não utilizadas.
Se você está mais próximo do uso de anotações no computador, o método Zettelkasten foi feito para você. Saiba quê, esse método se baseia em criar fichas catalográficas, armazenando e resgatando com praticidade.
História
O método foi criado por Niklas Luhmann, sociólogo e pensador alemão, que em vida escreveu mais de 70 livros e quase 400 artigos acadêmicos.
Sua interessante carreira em vida foi construída por conseguir utilizar o método de anotações inteligentes, organizar ideias e facilitar sua procura.
Não somente, mas segundo Niklas, o método o ajudava a evitar a procrastinação.
Em tradução direta, Zettelkasten significa caixa de anotação
, mas pode também ser traduzido como pequenas caixas que guardavam as fichas catalográficas (as zettels).
Lógica
Cada anotação completa, mesmo que curta ou mais extensa, deve ser independente e ter ligação direta com as demais do mesmo tema. É fundamental que cada anotação esteja interligada de forma clara, se não perde-se o foco.
A interligação das notas podem ser relacionadas de diversas formas.
Se você quiser conher um pouco mais sobre o método, indico a leitura do artigo: O Método Zettelkasten de anotar
Notion vs Obsidian
Notion e Obsidian são dois aplicativos de produtividade que têm ganhado popularidade nos últimos anos. Embora ambos tenham como objetivo aumentar a eficiência e a organização do usuário, existem algumas diferenças significativas entre eles. Vamos comparar Notion e Obsidian destacando suas diferenças.
Notion
Notion é uma plataforma tudo-em-um que oferece funcionalidades para notas, tarefas, gerenciamento de projetos, banco de dados
, wikis, entre outros. É uma plataforma muito versátil que permite que os usuários criem páginas e bancos de dados personalizados para atender às suas necessidades específicas. O Notion é conhecido por sua interface intuitiva, fácil de usar e por sua capacidade de personalização. O aplicativo também possui recursos de colaboração, permitindo que várias pessoas trabalhem em um projeto simultaneamente.
Obsidian
O Obsidian é um aplicativo de anotações
que usa uma estrutura de arquivos em markdown. É baseado em texto e armazena as notas em um formato simples de arquivo de texto. O Obsidian é conhecido por sua capacidade de interligar notas, criando uma rede de informações interconectadas. O aplicativo também possui uma comunidade ativa que cria plugins para expandir suas funcionalidades.
Diferenças entre os aplicativos
Uma das principais diferenças entre Notion e Obsidian é a abordagem de cada um em relação à organização. O Notion permite que os usuários criem páginas e bancos de dados personalizados, o que permite que eles organizem suas informações de acordo com suas necessidades específicas. Por outro lado, o Obsidian permite que os usuários interconectem suas notas, criando uma rede de informações interconectadas.
Outra diferença significativa entre os dois é a curva de aprendizado. O Notion possui uma interface fácil de usar e intuitiva, o que facilita a criação de páginas e bancos de dados personalizados, porém tantas funcionalidades podem fazer o usuário se perder um pouco no fluxo desse ecossistema, o que já vivi na pele rs.
Já o Obsidian pode parecer mais complexo para iniciantes, pois usa uma estrutura de arquivos markdown e exige que o usuário entenda como funciona essa estrutura, porém ele é mais objetivo na sua funcionalidade principal que são as ANOTAÇÕES
.
Por fim, o preço também é uma diferença significativa entre os dois aplicativos. O Notion oferece um plano gratuito e um plano pago, enquanto o Obsidian é totalmente gratuito.
Em resumo, o Notion é uma plataforma versátil que permite que os usuários criem páginas e bancos de dados personalizados para atender às suas necessidades específicas. Já o Obsidian é uma ferramenta mais orientada ao texto e notas interconectadas. Ambos os aplicativos são excelentes ferramentas de produtividade, mas o usuário deve escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e estilo de trabalho.
Ao entender a proposta de ambos e seus pontos fortes e fracos, fica mais claro como cada um deles podem se adaptar a necessidades diferentes do usuário
Quadro Comparativo
Recurso | Notion | Obsidian |
---|---|---|
Funcionalidades | Notas, tarefas, projetos, banco de dados, wikis, entre outros. | Anotações baseadas em texto, interconexão de notas |
Organização | Páginas e bancos de dados personalizados | Interconexão de notas |
Interface | Interface intuitiva e fácil de usar, porém com curva de aprendizado que pode fazer o usuário se perder um pouco nas funcionalidades | Pode parecer complexa para iniciantes por conta do Markdown, mas é muito simples e mais focada |
Colaboração | Funcionalidades robustas de colaboração | Colaboração limitada |
Preço | Plano gratuito e pago | Totalmente gratuito |
Exportação | Oferece opções de exportação em vários formatos | Oferece opções de exportação em vários formatos |
Integração | Oferece integrações com diversas ferramentas | Integrações limitadas |
Comunidade | Comunidade ativa com templates e recursos adicionais | Comunidade ativa com plugins e recursos adicionais |
Disponibilidade | Aplicativo web, desktop e mobile | Aplicativo desktop para Mac, Windows e Linux e mobile para Android e iOS |
👤 Experiência Pessoal
Hoje em dia eu acabo usando as duas ferramentas com funções bem diferentes na minha vida. O Notion é meu app responsável pela organização de Atividades Recorrentes
, já o Obsidian é meu Segundo Cérebro
.
Notion
Na minha opinião o ponto principal do Notion são as suas DATABASES
. Com elas eu consigo criar ecossistemas que me ajudam a controlar diversas áreas da minha vida: educação, saúde financeira, trabalho e muitas outras.
Exemplos de Databases
📚 Leituras
Com este database, consigo acompanhar fácilmente meu progresso quanto às principais leituras que estou realizando, já fiz ou até mesmo mapear os livros que quero ler.
💵 Finanças
Este database consegue me dar informações visuais rápidas sobre minha saúde financeira. Dei adeus ao EXCEL
e concentrei tudo no Notion.
🎓 Estudos
Criei este database para conseguir acompanhar de forma mais rápida meu progresso em alguns cursos que me proponho a fazer. Quem nunca comprou aquele curso na promoção jurando que iria fazê-lo e ele está lá parado a alguns meses? Isso é mais normal do que se imagina não só na área tech né 😅
💼 Mercado de Trabalho
Eu migrei de carreira para a área dev e todos devem saber como é difícil o processo de conseguir o primeiro emprego. Muitos currículos por dia, muitas vagas, muitas empresas. Centralizar todo esse fluxo em um database no Notion foi primordial para me ajudar a ter o controle máximo sobre essa etapa da minha vida.
Aqui eu registrava todas as vagas a qual me cadidatava, podendo facilmente ter os dados da situação da vaga, data de aplicação, nome da empresa, upar meu cv específico para aquela vaga, etc.
Dica
Estes são só alguns exemplos de utilizações do Notion para despertar ideias em vocês. Diversos templates podem ser encontrados na internet facilmente para outras tarefas como: organização de viagens, controle de alimentação e muitas outras. Com mais experiência você também pode passar a desenvolver seus próprios ecossistemas e ai que mora a magia 🧙.
Aqui está o link do template de Leitura
para quem quiser ter um gostinho do poder dos databases no Notion:
Obsidian
Como já disse anteriormente, o Obsidian hoje é meu Segundo Cérebro
. Todas as minhas anotações estão nele. Utilizo o app principalmente para estudos e trabalho, juntamente com o método zettelkaste
discutido anteriormente. A importância de se fazer anotações bem estruturadas e ver o quanto isso influencia no aprendizado é algo muito interessante de se vivenciar. Aconselho a todos testarem a verem se algum dos métodos que citei fazem sentido pra vocês.
Dica
Gostaria de listar aqui meus PLUGINS
preferidos do Obsidian para que você tenha um ponto de partida interessante para configurar seu próprio ambiente.
Lista de Plugins
Excalidraw
: Permite criar diagramas, desenhos e fluxogramas diretamente no Obsidian usando a ferramenta Excalidraw.Imgur Plugin
: Facilita o envio e a inserção de imagens na sua nota, enviando a imagem para o serviço Imgur e inserindo o link automaticamente.Obsidian Git
: Integra o controle de versão do Git diretamente no Obsidian, permitindo rastrear as alterações feitas nas notas.Advanced Tables
: Fornece uma maneira mais avançada de criar tabelas no Obsidian, adicionando recursos como classificação, filtragem e formatação.Highlightr
: Adiciona suporte a realce de sintaxe para mais de 200 idiomas de programação no Obsidian, permitindo a exibição de código com destaque de sintaxe.MindMap NextGen
: Permite criar mapas mentais diretamente no Obsidian, permitindo organizar e visualizar suas ideias de maneira mais clara e concisa.Catppuccino
: Adiciona um tema escuro mais personalizável e elegante para o Obsidian.Calendar
: Cria um calendário interativo no Obsidian, permitindo visualizar notas por data e criar lembretes.
Sugestões
Deixo aqui também uma sugestão sobre MARKDOWN
, linguagem cujo conhecimento é extremamente necessário para um bom uso do Obsidian.
🎉 Agradecimento
Como agradecimento gostaria de deixar o artigo do @gabibits
sobre Obsidian que me fez querer escrever um pouco sobre a minha experiência com estes softwares de gestão do conhecimento pessoal.
💜 Obsidian, seu "segundo cérebro"
Considerações finais
Foi um prazer compartilhar minha experiência sobre este assunto já que sou fascinado por gestão de conhecimento e melhoria contínua. Entender a tecnologia e adapta-la à sua real necessidade pessoal é algo muito importante num cenário com tantas opções hoje em dia.
Sei que o conteúdo foi extenso, mas espero que agregue conhecimento a todos que leram até aqui 🤓
Este foi meu primeiro post na missão de construir um pedaço de internet mais massa!
Dicas e críticas (construtivas 👷) são sempre muito bem-vindas!
Até mais 👋