Relato de iniciante: qual a melhor área para conseguir estágio?
Fala turma. Tudo beleza?
Este é meu primeiro post aqui, e será um post de iniciante para iniciante.
Sendo direto e repondendo a pergunta do título:** Não sei**. E quem sabe?
Eu estou no mesmo barco que a grande maioria dos iniciantes - adentraram a área nos últimos 3 anos com HTML, CSS e JS, com alguma biblioteca/fw front-end e, após a primeira calculadora publicada no GitHub, já estava com o título "desenvolvedor" no linkedin e afins.
Dito isto, gostaria de relatar minha trajetória até aqui - que, de maneira nenhuma é referência ou indicação - e tem como objetivo apenas expandir as opções para os colegas aspirantes a desenvolvedores.
Eu iniciei meus estudos em programação em setembro de 2021, com as tecnologias que citei logo acima através de um cursinho da Udemy. De dezembro/21 até abril/22 apliquei para centenas de vagas de dev jr, com algumas poucas entrevistas com negativas e vários vácuos. Todas estas eram vagas para desenvolvimento. Neste mesmo mês de abril me matriculei em um tecnólogo para conseguir me candidatar a vagas de estágio também. Como todos sabem, as vagas de estágio pedem requisitos de jr (ou até mesmo acima disso), e continuei recebendo negativas.
Em junho/23 decidi aplicar para vagas de estágio em suporte, ampliando meu leque, e consegui uma entrevista em uma multinacional. Acredito que muitos que tentam ser dev também tem alguma aptidão com suporte básico (trocar HDs, formatar máquinas, trocar tonner, etc.). Fui aprovado nas entrevistas (por pura sorte, diga-se de passagem, já que também são vagas concorridas). Durante este período de estágio de suporte, continuei aplicando para inúmeras vagas de dev, incluindo de estágio. Todas elas com retorno negativo - ou somente o vácuo.
Após um ano de estágio, uma colega da empresa onde estava estagiando me indicou para a empresa onde o marido dela trabalha - uma pequena software house (praticamente familiar) - para iniciar como suporte técnico e migrar para o desenvolvimento, onde há mais demanda. Pra mim, foi uma oportunidade excepcional - trabalhar com um roadmap definido, ganhando o dobro do que ganhava no estágio e ainda como CLT e, de quebra, a 5 minutos de carro da minha casa.
TL/DR: Como falei, este relato não é nenhuma indicação do que fazer, afinal, o que serviu para mim pode não servir para outra pessoa. Cito apenas porque muitos de nós, aspirantes a dev, buscam apenas vagas de desenvolvimento. Eu sou uma pessoa fechada, que falo pouco, então acredito que o estágio de suporte, além de me dar o folego financeiro, me deu o fundamental para nossa área: o networking.
Devido a indicação de uma colega, agora presto suporte técnico e desenvolvo (em nível jr ou mesmo abaixo disso) em Delphi, SQL, PHP e Angular. Contratado mesmo em um momento de recessão na nossa área. Na grande maioria dos casos, o networking sempre vai determinar quem entra nas vagas.
Fica aqui este relato apenas com o intuito de ampliar os horizontes dos colegas iniciantes, que também passam essa rotina incessante de estudos, aplicar para inúmeras vagas e receber negativas Ctrl V.