Executando verificação de segurança...
1

Exaustão mental e suicídio na aréa da tecnologia

.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA:SAÚDE MENTAL, APROFUNDAMENTO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Mormente, é cabivel de ciência, que segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a porcentagem dos casos de suicídio no Brasil no ano de 2022, aumentaram em mais de 45%, se comparados com os dados obtidos em 2010, oque traz tamanho destaque á pauta, é o embasamento concretizado na análise dos dados que se tem disponiveis para consulta, é notório que numeros escalaram de forma avassaladora, e fádicamente permanecer aumentando a cada ano. Outrossim, a realidade fora das tabelas e análise das estatísticas, grande parte dos cidadãos conhecem, ou tiveram contato com alguém que cometeu, ou pensou em cometer suicídio. Além disso,
Um levantamento realizado pela “Telavita” (plataforma online de terapia), evidência isso: com mais de 20 mil sessões com profissionais de 38 setores, a empresa constatou que colaboradores da área de tecnologia foram alguns dos que mais procuraram ajuda entre março de 2020 e março de 2021. Eles apresentaram, diz o estudo, uma série de transtornos psicológicos, tais como ansiedade e depressão, que são categorizados como agentes endógenos que resultam em suicídio.
De forma congruente ao estorvo abordado, o seguinte artigo visa elucidar a temática do suicídio, com o propósto vital de abranger o assunto que é deveras inibido de audiência, tanto pelas mídias sociais, como também pelas “Big Techs” (Grandes empresas de tecnologia), que em geral ocupam-se de submergir o assunto á qualquer custo. Para alguns gestores, a saúde mental do colaborador é última peça no quebra-cabeça da vida corporativa do seu funcionário, segundo a runtalent.it ( Empresa focada na plataforma digital que hospeda vagas de t.i de para outras empresas, com mais de 400 funcionários ). Seguinto esse viés, a Head de RH, que gerência um todo o time da Runtalent.io, ainda complementa que a construção de um ambiente seguro e empático é tão importante quanto a promoção de ações de bem-estar ou o estabelecimento da confiança como base para todas as relações nas empresas,destaca:

RELATO HEAD DE RH LIDERANDO + 400 FUNCIONARIOS:

“as companhias precisam dar atenção ao clima organizacional, serem claras em suas comunicações e, na medida do possível, garantir flexibilidade e autonomia ao trabalho na rotina diária. Essas são algumas ações práticas que podem ajudar na redução do estresse e para que as pessoas se sintam mais compreendidas e dispostas a falar sobre seus sentimentos”, afirma.

Sendo assim, é notório que os Gestores, precisam desenvolver e promover o lado empático com para com seus colaboradores, nesse viés algumas abordagens são possiveis e comprovadamente geram resultados:
Aplique um treinamento aos gestores, se voce é o CEO, ou gerente de algum time, tenha em mente que as lideranças precisam veementemente compreender que a saúde mental deve ser tratada como prioridade nas empresas, pois estudos comprovam que tais tópicos , bem solidificados são a base para manter o clima organizacional em alta e, assim, contar com colaboradores engajados e produtivos.

Fiscalize o engajamento, e analise a produtividade

Funcionários com engajamento demonstram entusiasmo, são mais positivos e sentem orgulho em fazer parte de um time. Outrossim, para monitorar o comprometimento das equipes, um investimento em pesquisas de satisfação com os colaboradores, aplicalçao questionários de engajamento e a colete feedbacks constantes geram dados para analisar o nivel de desempenho das equipes.

o Home Office pode ser uma saída.

Deveras comentado e negado por algumas empresas, os modelos de trabalho:
Tanto híbrido, como home-office comprovadamente aumenta a produtividade.

(Fonte Fundação Getúlio Vargas)
De acordo com Bloom (2022), no novo modelo de trabalho remoto, as empresas passaram a perder menos funcionários em suas equipes e os feedbacks de satisfação com o trabalho também aumentaram. Nos Estados Unidos e na Europa as empresas são mais abertas ao trabalho remoto, enquanto na América do Sul a prática é ainda menos utilizada, seja por questão cultural, perfil do mercado de trabalho ou por carência de infraestrutura.

É fato, permitir horários flexíveis para que os funcionários trabalhem em momentos que consideram mais produtivo são boas iniciativas para aumentar a qualidade de vida no trabalho e fora dela, talvez para melhorar o desempenho do time e captação de lucros, seja necessário avaliar oque é mais importante horas de trabalho ou entregas de trabalho? No odelo Home office a maioria das empresas cobram mais pelas entregas de qualidade do que por horarios fixos de horas de trabalho.

Conclui-se que, a saúde mental é a base para existir um trabalho de qualidade, com entregas eficientes, entretanto se nao houver uma mente saudável, nada disso é possivel, estar isolado do contato físico humano, apenas "batendo o ponto" e olhando para telas de computadores, é fazer parte de uma rotina, de uma matrix cooperativista, é necessário furar essa bolha, praticar a socialização mesmo que remota ou presencial, fortalece a mente, aumenta a união do time, a depressão por sua vez, pode possuir até 40% de origem hereditária, porém cuidar da saúde mental, ajuda a combater esse tipo de doença, assim como o suicídio, que é o ultimo estágio da depressão.

Você, líder, tem um grande potencial de verdadeiramente influenciar a saúde mental dos que estão sob a sua ordem. O que voce tem feito sobre isso?

Carregando publicação patrocinada...
2