Muito bom os dois posts! Mas gostaria de corrigir um único ponto na resposta do maniero, onde ele fala sobre objetos não mudarem de tamanho na heap:
Para alocar no heap, que costuma na maioria das linguagens, mas não necessariamente precisa ser compartilhado pelas threads, os objetos precisam ter tamanho conhecido no momento da alocação e não podem variar (sendo pedante). Seria fisicamente muito complicado dar variabilidade no tamanho do objeto. Pense em um caminhão onde os pacotes dentro dele podem mudar de tamanho, para onde vão os pacotes que estão do lado dele? É uma questão bem concreta. Por isso não pode encher até a boca caminhão tanque. E assim os motoristas roubam(vam) combustível, tirando uma parte e deixando o caminhão no sol para dar o mesmo volume (por isso hoje se mede a temperatura quando vai descarregar). Objetos na memória não são líquidos.
Na realidade, em C, é possível alterar o tamanho de objetos alocados na heap em tempo de execução com o comando realloc()
.
void *realloc(void *ptr, size_t new_size);
O realloc
recebe o endereço do objeto a ser redimensionado e o novo tamanho pra esse objeto. Caso consiga alterar o tamanho do objeto, ele retornará o mesmo endereço de memória, caso contrário, ele executará os passos a seguir:
- Alocará um novo espaço de memória para o objeto;
- Copiará o conteúdo atual do objeto para o novo espaço de memória;
- Desalocará o espaço de memória anterior; e
- Retornará o endereço do novo espaço de memória.
É bem mais fácil visualizar seu funcionamento com arrays, mas em C, essa operação pode ser feita com qualquer tipo de dados. Por exemplo, se alocarmos um array de int
de 10 posições (40 bytes) e depois quisermos reduzir seu tamanho para 5 posições (20 bytes), é bem provável (uma "quase-certeza") que o endereço de memória retornado seja o mesmo, o array só ficou menor e deixou um espaço livre de 5 posições (20 bytes) ao seu lado.
Exemplo 1:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main() {
int *array = malloc(10 * sizeof(int));
printf("endereço anterior: %p\n", array);
array = realloc(array, 5 * sizeof(int));
printf("novo endereço: %p\n", array);
return 0;
}
Output do Exemplo 1:
endereço anterior: 0x1ccf2a0
novo endereço: 0x1ccf2a0
Obs: os endereços mudam em cada execução
Mas e se quisermos aumentar o tamanho do nosso array? Bom, às vezes ele vai alocar um novo espaço de memória, realizando toda a etapa de cópia do objeto pro novo espaço, como dito anteriormente, quando não houver espaço disponível ao seu redor. No exemplo a seguir, alocamos um array de 5 posições e depois tentamos redimensioná-lo para 10 posições, como "não existe" espaço livre ao seu redor, será retornado um novo endereço de memória.
Obs: usei "não existe" entre aspas porque existem detalhes sobre como o SO aloca esses espaços e como eles são expostos para o processo que não tenho conhecimento aprofundado pra explicar aqui
Exemplo 2:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main() {
int *array = malloc(5 * sizeof(int));
printf("endereço anterior: %p\n", array);
array = realloc(array, 10 * sizeof(int));
printf("novo endereço: %p\n", array);
return 0;
}
Output do Exemplo 2:
endereço anterior: 0x229c2a0
novo endereço: 0x229c6d0
Mas ele também pode reaproveitar espaços liberados por objetos que estavam na heap mas foram desalocados. Nesse caso, ele vai simplesmente alterar o tamanho do objeto e retornar o mesmo endereço. No próximo exemplo, são alocados dois arrays de 10 posições, depois o primeiro array é desalocado e, quando o segundo é redimensionado para 20 posições, o realloc()
reaproveitará o espaço livre deixado pelo array desalocado.
Exemplo 3:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main() {
puts("Alocação inicial");
int *array1 = malloc(10 * sizeof(int));
int *array2 = malloc(10 * sizeof(int));
printf("array1: %p\n", array1);
printf("array2: %p\n", array2);
puts("");
puts("Removendo array1 e realocando array2");
free(array1); // liberando o array1
array1 = NULL; // atribuindo o ponteiro nulo pra ficar mais bonito no print :D
array2 = realloc(array2, 20 * sizeof(int));
printf("array1: %p\n", array1);
printf("array2: %p\n", array2);
return 0;
}
Output do Exemplo 3:
Alocação inicial
array1: 0x16836b0
array2: 0x16836e0
Removendo array1 e realocando array2
array1: (nil)
array2: 0x16836e0
Obs: se analisarem os endereços retornados, verão que eles não se crusam, mas novamente, isso é por conta de detalhes de como o SO expõe esses endereços da heap para o processo, que não tenho conhecimento suficiente pra explicar como funciona
Acredito que a maioria das linguagens não adota a estratégia do realloc
por ser bem complicada de gerenciar. Acho que é como a herança múltipla em OOP, onde a maioria das linguagens prefere não permitir para mitigar possíveis problemas.
Espero que eu tenha contribuído pra discussão e que tenham gostado da explicação. Gostaria de saber onde estou errado também e, principalmente, sobre esses detalhes de como o SO expõe os endereços de memória pro processo.