Executando verificação de segurança...
-1

Monitore servidores com Telegram

Olá!

O novo framework para Telegram que estamos desenvolvendo já deu seu primeiro filhote utilizável.

Utilizei o Framework para criar o chatbot HostWatchBot no Telegram, que permite monitorar meus servidores, ou seja, já atende a minha "dor" que creio ser a mesma de muitos outros, por isso estou compartilhando aqui.

Isso tudo está em código fonte aberto no Github, dentro do repositório do Framework e resolvi compartilhar para aqueles que desejam se aprofundar nas vantagens de usar a plataforma Telegram como uma verdadeira "loja de aplicativos", sem gastar nada e sem muita necessidade de esforço de adequação àquelas coisas que só Google
e Apple exigem dos desenvolvedores. Ou seja, seu "app" estará dentro do Telegram na forma de um "bot", de forma rápida e gratuita, sem taxas anuais e com a facilidade de usar qualquer linguagem e até criando "mini-apps" web.
Isso tudo nas plataformas mobile, web e desktop, uma vez que o Telegram roda em todas!

Segue a descrição de como criei o chatbot de exemplo HostWatchBot usando o framework open source: Telegram Bot Framework

Você precisará conhecer Python para esmiuçar o script host_monitor_by_user.py, que é um bot escrito a partir da reutilização da classe TlgBotFwk, sendo o primeiro exemplo prático de como usar esse framework de forma rápida e simples, usando sua classe base para herdar todos os comandos padrão que, se começássemos do zero na unha, teríamos que implementar. Com isso, o desenvolvedor de bots fica livre para focar somente nas funcionalidades que realmente agregam valor, como neste caso, onde o escopo foi criar um bot do Telegram que fizesse o papel de Watchdog, vigiando servidores que eventualmente caíssem.
Veja o código fonte que ficou bem mais simples, porque só foi necessário implementar o agendamento e a verificação de host on e off usando o "ping".

Com isso o usuário final, com apenas alguns comandos no chatbot, consegue adicionar, excluir ou verificar o andamento das verificações automáticas:

Para adicionar um host a ser vigiado (onde 60 é o tempo em segundos de intervalo entra verificações de ping): /pingadd host.com.br 60

Para chavear o modo de exibição ou não de um log de resultados de verificação no chat do bot: /pinglog

Para excluir um host da lista de vigilância, use o comando no chatbot: /pingdelete host.com.br

Para visualizar a lista de servidores monitorados use o comando:
/pinglist

Quando um dos hosts monitorados para de responder a ping, imediatamente o chatbot manda um aviso.

Com isso, pude colocar esse chatbot no ar em tempo recorde e já estou sendo beneficiado por ele para "vigiar" meus servidores, evidentemente esses servidores tem que aceitar responder a ping.

Se você quiser ver o bot ao vivo e a cores já rodando no Telegram, clique no link abaixo:
https://t.me/HostWatchBot

Ou vá no Github ver o código fonte, que está na pasta de exemplos do framework:

https://github.com/gersonfreire/telegram-bot-framework/blob/main/examples/host_monitor_by_user.py

Obrigado pela leitura, faça bom uso e se quiser, junte-se a nós nesse empreitada aberta à comunidade!

Carregando publicação patrocinada...