Executando verificação de segurança...
4

Dev bom tem que ser nerd ou geek?

Fiz uma amostra estatistica entre os Devs que eu conheci em 37 anos na área, como um deles e depois como gestor deles e, posso estar enganado, mas os melhores, ou eram nerds ou eram geeks ou algo assim.
Mas isso é relevante?
Me preocupa o fato de que nossa área tenha se tornado uma área de especialistas, onde quem não fica antenado fica desempregado ou sem demanda. Também posso estar com uma visão distorcida aqui.
Mas se essas hipóteses forem verdades, então a profissão virou uma espécie de medicina mal remunerada.
Eu gosto do que faço, mas vejo que muitos, na busca da atualização e permanência no mercado, sacrificam suas vidas pessoais e até suas saúdes fisicas e mentais.
O pior é que, sem uma entidade de classe como CRM ou OAB forte, a classe fica no cada um por si e muitos até desistem da área.
Vamos enriquecer a reflexão, dêem suas opiniões.

Carregando publicação patrocinada...
3

Meus 2 cents:

Informatica eh um ramo relativamente novo e que demanda atualizacao constante - entao eh normal que as pessoas que envolvam nesta area tenham um perfil de cultura diferenciado (apesar de nao ser obrigatorio - conheci uma besta quadrada que so faltava relinchar, formado e que estava se dando bem como analista de negocios devido a labia que tinha).

Mas de fato esta necessidade de atualizacao constante acaba estressando qualquer um - na epoca da bolha (aprox 2000), era PHP3 (migrando para o 4) e HTML (CSS ainda era uma crianca) num IBM com 512Mb (!) e uns 80Gb de disco. Vinte anos depois, hoje meu celular tem mais capacidade que isso...

Saude mental ? Isso eh de comer ou de beber ? Nunca vi, so ouco falar...

1

Boa!
Comentário excelente, com bom humor e muita pertinência.
Falou em poucas palavras tudo que tá rolando mesmo no nosso meio.

2

" O pior é que, sem uma entidade de classe como CRM ou OAB forte, a classe fica no cada um por si e muitos até desistem da área."

Agora, propor a criação de um sindicato só para cobrar taxas ou prometer uma estabilidade ilusória parece ir na contramão. Afinal, um bom profissional não deveria ser motivado a se manter sempre atualizado com as mudanças tecnológicas? É curioso ver pessoas desejando mais encargos ou descontos em seus salários, mas essa ideia realmente surpreende.

1

Concordo e nem penso em propor algo assim. Mas as vezes, sinto que estamos desunidos e desamparados dado a alta competitividade do nosso mercado. Não acha que precisamos de um pouco mais de contato humano, não é isso que o Tabnews vem faznedo com tanto sucesso, tanto no aspecto técnico como social?

1

Concordo e nem penso em propor algo assim. Mas as vezes, sinto que estamos desunidos e desamparados dado a alta competitividade do nosso mercado. Não acha que precisamos de um pouco mais de contato humano, não é isso que o Tabnews vem faznedo com tanto sucesso, tanto no aspecto técnico como social?

Aqui vai depender um pouco da sua visão.

Na minha com o espírito Nérdico (Nerd + Nórdico), com a ideia original de ser "nerd". Acredito que na supremacia do programador eu mais que a associação empresarial de desenvolvimento.

Aquele glamour do dev misteorioso que poucos conseguem falar com ele, porque ele está compartilhando técnicas na usenet e no irc.

Agora depende muito de outras pessoas que "precisam" do contanto humano mais do que a si próprias

1

Gostei do "Nérdico". Também vou por essa linha. Tô conseguindo sobreviver psico-sócio-mercadologica-economica-familar-tecnicamente por essa vertente. Mas acho que sou meio coração mole as vezes. De qualquer forma, uma troca de experiências sempre é bem vinda. Além do Tabnews que ajuda muito nisso, uso o Github em vários projetos públicos-compartilhados-comunitários que me dão o sentido de pertencimento e propósito que acho que todos precisam e que acaba faltando se nos isolamos numa bolha técnica-pessoal-social.

1

Bom, conheço ótimos desenvolvedores e muitos deles não possuem aparência e agem como "nerds" ou "geeks". Creio que muito das habilidades vêm do esforço de cada pessoa, porém como muitos "dão a vida" estudando, com certeza irão superar. Mas, creio que foi criado um tipo de estereotipo na área dev, o que pode causar a impressão de que programadores com posturas mais fechadas, são melhores.

1

Rapaz, maioria dos programadores que eu conheço são geek/nerd também kkkkk não que seja um requisito minimo, mas diria que tem uma forte correlação nisso kkkkk entretanto nada que um implique na obrigatoriedade do outro

(Dev nerd e geek falando XD)

0

Atualmente o grande público são "programadores" de gpt wue fazem cursinho e saem achando que ficariam milionários com "micro saas" inúteis e de uma função só.