[Pergunta] O que tira você do "Flow" nas linguagens que você usa?
Flow em programação significa entrar em um estado mental de imersão total e foco intenso, onde o programador trabalha de forma fluida e produtiva.
Enquanto você está programando, seja em projetos pessoais ou no trabalho das 9h às 17h, tem alguma característica em alguma das linguagens de programação que você usa que faz você sair do "Flow"? Ou que te dá aquela sensação de que você está perdendo um tempo precioso resolvendo um bug ou uma questão que normalmente não teria se a linguagem fosse melhor especificada.
Certamente a nossa fluência na linguagem influencia bastante. Fiz um projeto em Python e após 2 semanas eu estava totalmente no flow, a coisa fluia que era uma maravilha. Até eu ter problemas de desempenho e ter que refatorar algumas partes do código, tendo que verificar todos os loops e ficar medindo o tempo de execução em cada mudança. A linguagem é ótima pra prototipação; o problema foi que eu precisava de maior conhecimento pra desde o início já tomar decisões favoráveis ao requisito da performance.
Mas diz aí se tem algo que te incomoda, ou que você até tem alguma sugestão para melhoria...