Nenhum Chef de Cuisine jamais perdeu o sono com a venda de eletroportáteis de cozinha, e tem muito consumidor leigo fazendo vibe cooking em casa com miojo e coxinha. Mas os restaurantes continuam cheios.
Programador que perde o sono com IA é só uma vítima circunstancial do hype que as big-techs e startups tão promovendo. Porque programador não é o foco delas. O foco são investidores. Por isso tem muita demo falcatrua (infame devin). Não importa se "ainda" não funciona 100%; se deixa as pessoas de boca aberta, é porque tem potencial. Por isso eles investem bilhões, pelo potencial.
Vamos continuar programando, mas o "modus operandi" vai mudar. Do mesmo jeito que mudou quando deixamos de usar cartão perfurado, disquetes e adobe flash. Se não se atualizar, vai ser um problema. IA é literalmente um co-piloto ajudando na programação, como um navegador auxiliando o piloto.
Mas não tem como ser 100% pra tudo. Tem muita área ainda pra desbravar, e vai surgir muito mais demanda agora com IA 'subindo a régua'. Vamos ter novas linguagens de programação, novos celulares e computadores (chip quântico), e novos profissionais requisitados.