Executando verificação de segurança...
4

#1 | Nota do dia! | Web Services


É comum esquecermos as coisas ao longo do tempo, por isso hoje vamos relembrar algo, que talvez muitos já nem lembram mais.

Falar de Serviços Web ou em inglês Web Services é perceber que eles são nada mais nada menos do que soluções para aplicações se comunicarem, ou em outras palavras para uma aplicação falar com outra, independentemente da linguagem, softwares ou hardwares (independentemente da plataforma).

Inicialmente os Web Services foram criados para a troca de mensagens utilizando a linguagem XML, sobre o protocolo HTTP sendo identificado por uma URI.

Resumindo podemos dizer que: Web Services são API’s que se comunicam por meio de redes sobre o protocolo HTTP. Todo Web Service é uma API, mas nem toda a API é um Web Service.

API’s podem rodar em diferentes protocolos, mas os Web Services rodam apenas sobre o protocolo HTTP.

Neste caso: Web Service acaba sendo uma API que roda na web.

Vantagens

Linguagem Comum - Pelo facto de existirem muitas linguagens de programação atualmente, é muito difícil fazer dois sistemas diferentes conversarem. Porém, você pode utilizar uma linguagem comum entre ambas aplicações envolvidas como, por exemplo: JSON ou XML.

Integração - Pelo facto de ambas aplicações terem uma linguagem em comum para a troca de informação, novas integrações tornam-se mais fáceis.

Reutilização de Implementação - Uma vez que o retorno é sempre o mesmo, fica muito mais fácil reutilizar esta implementação.

Segurança - O Web Service passa a tratar de tudo, o resto fica na intranet só o Web Service terá acesso ao banco de dados.

Custos - Em termos de custo fica tudo mais barato fazer integrações, principalmente se você tem um Web Service, com ele você não precisa ficar a criar soluções para os clientes que quiserem acessar os seus dados.

Arquiteturas usadas em Web Services

SOAP - Está mais relacionado a XML e sempre será usado com o mesmo.

REST - Pode estar relacionado com XML ou JSON como também pode ser outras linguagens de marcação.

Nota: Por favor, faça questão de deixar o seu ponto de vista nos comentários! Assim nos tornamos mais consistentes. E caso este conteúdo esteja de certa forma passando uma ideia errada, por favor sinta-se a vontade em corrigir. Será muito útil para mim e para a comunidade.

Glossário

URI - Uniform Resource Identifier
XML - Extensible Markup Language
JSON - JavaScript Object Notation
Intranet - Rede privada

Carregando publicação patrocinada...