Executando verificação de segurança...
1

Neste vídeo do Deschamps ele apresenta o Steve Jobs comentando exatamente sobre isso: Maior Tapa que Steve Jobs Já Deu Num Programador (Análise Detalhada).

Em se tratando de uma decisão em alto nível eu até concordo contigo e com todos que propagam esta ideia, normalmente ela está em alto nível na hierarquia decisória.

Usando a Apple e o vídeo do Steve Jobs como exmeplo, foco no cliente, no que agrega valor e então vai descendo para os níveis operacionais e em algum momento existirá a escolha da tecnologia.

Para esta escolha, leva-se em conta diversas variáveis, como por exemplo trabalharemos com a atual equipe ou com terceiros. Acredito que escolhendo terceiros a tecnologia até poderá ser uma decisão deles, ou não.

Ao escolher a equipe interna, e aí vai de EUquipe a grandes Tribos, Guildas, Alianças, Squads, seja lá o nome que vai dar ao time. Quanto menor e menos multidisciplinar, fatalmente mais ligada à tecnologia que o grupo se especializou.

Então não deve-se demonizar a escolha da tecnologia primeiro se é um especialista JAVEiro que pegar para resolver, dificilmente ele vai optar por PHP pensando no cliente, e não vejo mal nisso.

Ou seja, se falar primeiro com o vendedor a tecnologia não importa, o cliente sim, se falar primeiro com o programador que vai botar a mão na massa, acredito na minha singela opinião, que ele vai puxar a brasa para sua sardinha, e não vejo tanto mal nisso.