Executando verificação de segurança...
13

Da tecnologia ao marketing! Como os blogs de tecnologia ficaram cheios de postagens com palavras bonitas e que impressionam, ao passo que o conteúdo técnico vai ficanco cada vez mais raso?

Entendo perfeitamente que cada pessoa pode estar em um momento de aprendizagem diferente e que é empolgante publicar suas descobertas iniciais, mas muitas vezes vejo postagens com títulos maravilhosos e quando entro no link, é apenas um arquivo index.js com 2 rotas express...

Esses dias mesmo, vi aqui no tabnews um post de como criar um arquivo zip via bash do Linux. Pode ser que alguem não saiba isso e tudo bem, mas isso se resolveria com uma pesquisa no Google.
Quando eu, particulamente, entro em um blog/portal de conteúdo de tecnologia, espero ver conteúdos pensados/analisados/interpretados por um ser humano, que possa me dar uma visão sobre um assunto ou problema que estou lidando e que possa agregar ou até mudar a minha visão.

Espero que não me entendam mal. Não estou dizendo que não deveria ter conteúdos mais simples, só não sou a favor de tanto marketing e autopromoção por coisas que são simples.
O que acaba acontecendo, é algo parecido com "click bait". Vejo um título de postagem que chama minha atenção, mas seu conteúdo é pobre e faz a gente apenas perder tempo.

Carregando publicação patrocinada...
4

Concordo com o que você diz e acho uma opinião válida, mas acredito que não seja algo passível de generalização.
Acredito que tem muita relação também com o momento que a bolha se encontra especialmente aqui em nosso país, percebo que TI é a área que muitas pessoas enxergam como única possibilidade de alavancar de vida, acredito que não só o TabNews como blogs de tecnologia brasileiros no geral têm passado por esse momento.

Participo de algumas comunidades e de fato a vontade de participar fala mais alto do que o bom senso, frequentemente vejo pessoas buscando ajuda com problemas simples, que o aprendizado seria muito mais válido se ela se permitisse quebrar um pouco a cabeça.

Não acho que exista uma solução pra isso e não é nem que seja um problema, mas é uma questão de natureza humana, nos resta apenas entender o outro, enxergar de um ponto de vista diferente, muitas vezes se trata apenas de uma empolgação, uma magia que o aprendizado no geral proporciona.

Para conteúdos mais técnicos eu praticamente só consumo conteúdo gringo, as comunidades daqui no geral eu consumo conteúdo quase como entretenimento.

2

Entendo completamente.

Leio com frequência alguns blogs, tenho uma lista grande deles salvos, e muito conteúdo tem só título bonito.

Juro que não é meu perfil ter síndrome de vira lata, mas os blogs gringos em geral trazem conteúdos mais diferentes, com opiniões e perspectivas interessantes. E os blogs daqui parecem que todos são feitos com IA, com informação mais rasa e que se encontra fácil na doc oficial das linguagens/libs/etc.

Basta ler um artigo no blog da Alura e comparar com um do CSS Tricks. Infelizmente o CSS Tricks não tem mais atualizações, mas, ao meu ver, a diferença é gritante.

Falo isso com muita tristeza, pq tem muito dev BR foda, só acho que eles escolheram não escrever em blogs, talvez YouTube, palestras, ou nem produzem conteúdo mesmo.

Sabendo disso conforme lia os blogs, quando criei o meu sempre tentei trazer pontos de muito valor e sanar dúvidas que eu não encontrava em lugar nenhum no começo da minha carreira (https://demenezes.dev/). Ainda não retomei ele em 2024, ando na preguiça da virada de ano uahsuahsahauhsa

2

Quando eu me deprimo com a qualidade da informação que eu consumo em qualquer comunidade, eu compro um livro de excelente qualidade técnica e valor agregado e o leio.

Nem sempre a comunidade vai suprir seus anseios, seu humor ou vai para a direção que você entende ser melhor. Não me leve a mal, eu também me entedio eventualmente com conteúdo raso. Talvez só seja a hora de se afastar um pouco e caminhar para direções mais solitárias. Nem é preciso um post/manifesto. Às vezes nos afastar do coletivo faz bem para nós mesmos e para os outros.

1

Entendo o seu ponto de vista, e não tem nada de errado em tecer essa opnião.

Mas não vejo o conteúdo que você chama de "click bait" como tal, vejo como algo positivo de alguém que está na empolgação de ter aprendido algo novo.

Em uma linguagem mais do cristianismo(não quero aqui converter ninguém nem falar de religão é apenas efeito de compração.) eles estão no 1º amor ou 1º contato com algo que acreditam ser muito bom, de fato na maiora das vezes é mesmo bom.

Para você acredito que vai ter que gastar um tempo para fazendo curadoria do contéudo mesmo, pois são poucas pessoas que conhecem muito sobre um assunto que vão escrever um blog post profundidade. Inclusive essa e a proposta do Tabnews não ficar apenas na ponta do iceberg, mas aproundar em todos os nives dele. Pena que apenas alguns o fazem.

Em muitos caso falta tempo, ou de interesse ai por ai vai, são N motivos, sem contar que produzir um bom texto ou vídeo ou podcast exige bastante dedicação.

Mas não se fruste, ao invés disso use essa motivação para quem sabe você mesmo começar a escrever uns blog post com profundidade em algum assunto que você domine.

Se o fizer não esqueça de vir aqui e nos contar.

1

Eu não entendi muito bem.

No TabNews, qualquer um pode escrever um artigo. Pode ser um iniciante-- até um profissional++. Então, normal ter uma gama muito grandede níveis e, em alguns casos, respostas que são até melhores que os artigos postados. Não existe uma classificação dos usuários ou artigos em noob, intermediário, master. Cabe a quem está olhando procurar o que interessa. Se não era aquilo, faz parte. Se odiou, clica em não achei relevante.

Quanto ao post sobre criar um arquivo zip no Linux, para o Google/DuckDuckGo/etc. retornarem algo, ele deve estar escrito em algum lugar. Aqui pode ser um bom lugar. Talvez zip --help seja mais simples.

Por outro lado, é possível acompanhar blogs "pessoais". Esses terão um conteúdo mais previsível. Supondo que tenha em algum lugar o link What Color is Your Function?. Se for interessante, coloca em um agregador de notícias, acompanha e vê o que o cara escreveu.

Resumindo: TabNews e outros são lugares para passar um tempo e, com a possibilidade de adquirir, repassar ou discutir sobre algum conhecimento. Com o tempo, talvez façam uma classificação dos usuários.