Executando verificação de segurança...
2

O Desespero de entrar no Mercado pode te fazer tomar péssimas decisões profissionais!!

Venho relatar a situação que passei, e que acredito que vários pessoas que estão em migração de carreira possam vir a ter passado.

AVALIEM AS EMPRESAS ANTES DE COMEÇAR A TRABALHAR.

Após diversas tentativas e muito, muito tempo gasto, eu consegui uma oportunidade para migrar de carreira, e havia feito minhas pesquisas sobre a empresa, nisso foi feito o onboarding, comecei a pegar as rotinas, e ja na primeira semana ja pedi alguns tasks, e consegui entregar, e sim sou Dev Jr, e até então tinha experiência apenas de Freelas usando outras stacks.

Durante os 2 primeiros meses consegui entregar muita coisa, feedbacks positivos, produto feito deploy nas lojas, tudo ocorrendo bem, em dado momento foi me dado a tarefa de tocar um produto de certa forma sozinho, ja que o Tech Lead não estava podendo dar as devidas orientações, inicialmente comecei a tocar bem o projeto e deslanchei nos prazos e entregas, mas em certo momento, o grau de complexidade da aplicação começou a subir, e minhas entregas começaram a demorar mais e nisso não consegui performar muito bem, e após isso comecei a perceber que fui sendo cortado aos poucos, cada vez menos tasks, ou tasks de menor grau de importância, retirado de um projeto, depois de outro, longos perídos parados, e sempre correndo atrás do gestores pra poder sempre estar ocupado, sempre estar entregando.

Algumas vagas foram anunciadas, e nisso conseguiram um profissional de senioridade maior que a minha, havia ficado feliz pois havia entendido que esse profissional estando lá, eu iria colar nele pra poder ter esse suporte que eu não estava tendo mas ainda sim eu estava com aquele sentimento que eu iria ser cortado, e não deu outra, fui cortado. Quando recebi a oferta eu tinha ciencia que isso poderia ocorrer, mas nunca pensamos que tendo bons feedbacks dos líderes e gestores que isso iria ocorrer, fiz o desligamento sem problemas, me ofereceram uma carta de recomendação e claro aceitei, mas essa carta fico apenas na promessa.

Consegui muito conhecimento apesar do pouco tempo e aprendi muito, mas fica a decepção, e pra quem ta começando, eu sei que o desespero de começar logo bate, todo dia, tem semanas que mais, semanas que menos, mas não deixe esse sentimento te consumir e fazer com que tome decisões ruins que podem te prejudicar profissionalmente.

Por ter um bom currículo profissional relacionado a outra área, consegui trabalho dentro de uma semana, e ainda sim senti um impacto financeiro devido a troca de emprego que não estava planejada, e ainda estou me recuperando desse fato, mas isso não vai me impedir de continuar, pois continuo estudando, após essa experiência eu entendi os maiores gaps de conhecimento que eu tenho e encima disso vou focar os esforços pra suprir esses gaps. Ainda estou me inscrevendo em processos seletivos e em algum momento sei que vou conseguir novas oportunidades, mas dessa vez irei avaliar melhor empresas que eu queira prestar os processos para as vagas, ficou de lição.

Carregando publicação patrocinada...
2

clássico isso ai. a empresa queria alguém que trabalhasse como senior mas recebendo salário de júnior. quando perceberam que tu não era nenhum talento, viram a burrada e ja começaram a ir atrás de outro. bem comum acontecer isso. Hoje em dia, eu assim que entro em uma empresa, ja começo a procurar outro trabalho, pq a empresa pode te der um pé na bunda a qualquer momento.

2

zoado hein mano, o mercado ta muito bagunçado e vejo muita exploração nesse sentido, abusam demais, tanto que pedem xp até pra estágio, acredito que o seu conselho valha muito a pena mesmo, pesquisar e muito antes de aceitar a oportunidade, dar uma boa pesquisada antes pode fazer a diferença, bom saber que já está em outro trampo !!

1

Sim, a maior recomendação da galera mais experiente é, "o melhor momento para procurar emprego é estando empregado, pois assim vc tem um poder de barganha maior e evita de se meter em furada", e ainda sim eu consegui entrar numa furada que foi o que passei. De certa forma foi um bom aprendizado por mais q tenha doído tanto monetariamente quanto psicologicamente.