Caro lucianosnjr,
duas respostas possíveis para a primeira pergunta sao:
- Não existe!
- Depende...
Mas elas não dão esclarecimento.
Partindo do pressuposto que vc está aprendendo e se interessa em evoluir na carreira, tenho duas sugestões: - Se vc já tem uma empresa em mente para trabalhar, procure conhecer as tecnologias q ela utiliza, veja o histórico das pessoas que lá trabalham, e poderá ter uma ideia do que é necessário conhecer parra entrar nela.
- Se vc não tem uma empresa em mente, caso mais provável, qualquer linguagem serve. A linguagem de programação é só uma ferramenta para atingir um objetivo.
Como estagiário, no geral, vc vai se envolver com as ferramentas q a empresa utiliza. E linguagem de programação é uma entre várias outras. Se o setup da empresa não estiver de acordo com seus objetivos, mude para outra.
Tenha em mente que no nosso pequeno universo de tecnologia e computação não se restringe a frontend/backend. E mesmo os conceitos de frontend e backend se apresentam de formas diferentes de acordo com o cenário em uso. Há espaço para todas as ferramentas tecnológicas e diversos motivos diferentes para utilizá-las.
Então escolha suas ferramentas, comece a trabalhar (mesmo q não profissionalmente) e esteja sempre aberto para incluir ou substituir alguma delas.