Cara, vou te dar algumas dicas que aprendi durante o tempo e tentar melhorar as coisas pra você. Vamos lá!
Estou estudando desenvolvimento web com HTML e CSS e pretendo me dedicar
por um período de 1 ano. Porém, existe uma grande possibilidade de eu
começar a oferecer serviços como desenvolvedor nesse período, criando
sites para clientes.
Em primeiro lugar, é essencial estudar as tecnologias web, e eu incluiria PHP moderno nisso, pois é a linguagem server-side mais utilizada da web.
Para a construção de sites, eu recomendo aprender Wordpress com Elementor e plugins (free mesmo). Essa ferramenta low-code vai permitir que você desenvolva sites rapidamente e de forma fácil, e o melhor, já possui um gerenciador de conteúdo, e você pode usar isso como argumento de venda: o cliente não precisará te contratar para mudar informações do site.
Sim, por ser uma ferramenta free, existem limitações, mas conforme você vá estudando, poderá começar a desenvolver seus próprios temas totalmente customizados sem depender do Elementor.
terei uma experiência válida que poderei adicionar ao meu currículo e,
futuramente, talvez consiga um emprego como desenvolvedor web CLT
Essa experiência se chama portfólio, e você o utiliza para demonstrar a um novo cliente que ele pode confiar no seu trabalho, você sabe o que está fazendo. Com o tempo, aumentando seu portfólio, o boca-a-boca fará seu trabalho e você não precisará mais correr atrás de clientes, eles virão.
Na questão de conseguir um emprego CLT, não recomendo a quase ninguém. Não é uma boa, ganha pouco, 'estabilidade' verdadeira não existe. Recomendo que todos sejam seu próprio negócio, autônomo ou pj, tanto faz. Isso que desejo para os próximos meses/anos, deixar de ser CLT.
como posso garantir a segurança dos meus trabalhos? Por exemplo, supondo
que eu finalize um projeto e o entregue ao cliente, ele poderia esperar
5 ou 6 dias e, em seguida, solicitar um reembolso. Isso me deixaria em
uma situação difícil, já que o cliente ficaria com o dinheiro e com o
projeto, e eu teria investido meu tempo à toa.
Primeiro, nunca entregue seu trabalho sem receber a totalidade. Segundo, não recomendo vender sites e sim alugá-los, ter uma renda recorrente. Se o cliente não quiser mais, ele simplesmente para de pagar (argumento de venda).
Além disso, é muito mais cômodo para o cliente, ainda mais se for empresa, pagar 100 reais por mês para ter um site, do que comprar um site por 1000. Esse é outro argumento de venda. E daí vem a importância de usar Wordpress, pois você faz rapidamente o site e parte para outro cliente. Com a renda recorrente do aluguel, você precisará ter mais clientes pagando para gerar sua renda mensal, que vai aumentando com o tempo, conforme você acumula aluguéis de site.
contrato de prestação de serviços digitais
Contrato é uma coisa importante a se fazer, mas não é amuleto. Já tive um caso que coloquei no contrato 1 ano de hospedagem 'gratuita' e depois o cliente teria que pagar.
Resultado? Passou esse ano, avisei novamente, passei o valor da hospedagem, ele não respondeu. Mais um ano depois, fui avisar que o domínio estava vencendo e ele reclamou que o site estava fora do ar a meses. Foi aí que avisei que ele poderia consultar a cópia dele do contrato falando sobre a hospedagem. Não me respondeu mais. Cliente perdido.
Pensei em hospedar o projeto do cliente nessa plataforma por um período
de 7 dias (1 semana). Após esse prazo, eu enviaria todos os arquivos do
site para o cliente, permitindo que ele pudesse hospedar o projeto em
outra plataforma. Assim, eu reduziria o risco de sofrer um golpe.
Uma vez que se coloca a alugar um site, você precisa ter a sua hospedagem para garantir que possa tirar do ar em caso de inadimplência. Outra coisa, NUNCA, em hipótese alguma compre domínio do cliente em seu nome. Depois ele não quer pagar e é um saco pra cancelar e tirar do seu nome (aprendi com o caso relatado acima) .
Você tem que entender uma coisa: em 95% dos casos, o cliente não entende nada de programação, informática avançada ou hospedagem. Então, quanto mais você facilitar a aquisição das coisas necessárias, melhor pra ele e pra você (poder cobrar mais e terá agilidade).
Exemplo: Você vai explicar pro cliente o que é domínio, hospedagem e que ele tem que comprar. Ele não vai entender e, mesmo com indicações suas, ele vai tentar comprar o mais barato. Possívelmente esse mais barato não vai suprir a versão que você precisa do PHP, ou banco de dados, vai cobrar pelo certificado SSL, ou ainda um harware muito ruim. Sem contar que muitas hospedagens e domínios 'baratos', ficam extremamente mais caros na renovação, e o cliente vai reclamar com você disso e que o site está lento.
Como você pode evitar isso? Simples, oferecendo todos esses serviços já prontos, o cliente só se preocupa em te pagar (outro argumento de venda).
Registre o domínio (com as informações pessoais dele) no registro.br (40 reais/ano) e adicione sua conta como contato técnico. Dessa forma, você reberá um aviso quando estiver para vencer o domínio e conseguirá emitir um boleto para o cliente pagar.
Ou até mesmo você pode colocar no custo mensal do site, um valor que, em um ano dê para você pagar o domínio. Considere, por exemplo, que o domínio possa aumentar para 50 reais/ ano. Então cobre 100 + 5 por mês.
Quando vencer, você paga o domínio e mantém o site online, facilidade para o cliente. Se ele cancelar o serviço antes de dar um ano, você não paga. Então, não coloque isso no contrato, ou coloque dizendo que é obrigação do cliente pagar e quando você pagar você pode dizer que deu um bônus para ele. Fideliza o cliente e ele indica para os amigos empresários.
Tenha seu próprio servidor de hospedagem, isso vai permitir que hospede vários sites por um preço mais acessível pra você (cerca de 40 reais/mês) e possa deixar seu serviço mais acessível para os clientes (mais clientes vão contratar).
Se você contrata a VPS mais barata da Contabo (5.5 dólares/mês), ela tem um harware bom, com armazenamento de 400GB SSD e 6GB de RAM. Isso te permite instalar um gerenciador de hospedagem como o AaPanel para prover tudo que precisará e hospedar vários sites.
Um cliente que pague 100 reais/mês, já paga a sua hospedagem, o domínio, e sobra um pouco ainda. Se você tem mais de um cliente, o que vier é lucro, pois já pagou a hospedagem por um mês.
100 reais (só um exemplo fictício), é só para ter um site. Fora isso você pode cobrar um valor para manutenções/edições quando forem necessárias, ou até mesmo mensal para uma empresa que atualiza as informações do site com muita frequência.
O painel também te permite criar e-mail empresarial com o domínio da empresa, tipo [email protected], e você pode cobrar mensalmente também por esse serviço.
Enfim, são vários tipos de serviço que você pode oferecer, simplificando a vida do cliente, sem necessariamente ser 'caro' para uma empresa. Se você considerar os clientes que podem conhecer e entrar em contato com a empresa, a imagem profissional que ela passa com o site e e-mail, tudo isso se refletindo em mais dinheiro, fica muito barato para a empresa.
Óbvio, tudo tem um custo, seja ele monetário ou em tempo. Se você quer facilidade e rapidez, você vai gastar dinheiro. Se você não liga de ter que estudar várias coisas, e cuidar da própria hospedagem, pois não tem suporte, vai gastar menos dinheiro, porém mais tempo.
Escrevi quase um livro aqui, é o conteúdo até para uma mentoria paga, mas são alguns pontos interessantes para você se atentar e fugir de clientes nó-cego. Dá pra ganhar a vida e, com o tempo e estudo, aumentar seu leque de serviços disponibilizados.