Executando verificação de segurança...
1

Eu entendo a sua dor, mas acho que essa parte de evoluir é algo muito individual e você não deve esperar crescer em comunidade, é um processo que deve ser feito apenas por você mesmo, e se tiver alguma dúvida use o recurso de pedir ajuda a desconhecidos em último caso... Primeiro busque e busque na internet, provavelmente alguém já passou pelos mesmos problemas que você...

O que eu vejo muito, são realmente, pessoas com dúvidas que elas conseguiriam sanar em 1 pesquisa no Google, mas não fazem, não sei o porquê. E a comunidade acaba se irritando mesmo, ou tratando de qualquer jeito (não justificando).

Entretando vejo que a comunidade de tecnologia é bem engajada em ajudar e passar o conhecimento adiante, vide a onda de projetos open source.

Carregando publicação patrocinada...
1

Realmente a evolução é muito individual e cada um tem seu própio tempo de evolução, pra uns o processo pode ser rápido pra outros pode ser lento.
Eu tomo as dores não só por mim mas também por aqueles que desejam evoluir sejam iniciantes ou não que sentem um pouco de desprezo por parte de algumas pessoas da área.
Você apontou outro problema na comunidade que é a preguiça de pesquisar o que eu concordo que isso também exista, porém fico com um pé atrás quando você diz que não se deve crescer em comunidade, pois acredito que é praticamente impossível crescer sem a ajuda do outro, todo conhecimento é adquirido com base no conhecimento de outra pessoa, mas eu entendo que você se referiu a procurar artigos com resolução de problemas em motores de busca antes de se dirigir a comunidade na qual você participa.
Sobre a irritação das pessoas com dúvidas "bobas" acho que falta compreensão e empatia das pessoas que se irritam com isso, elas deveriam se colocar no lugar do outro e se lembrar que também algum dia teve as mesmas dúvidas e que ninguém nasce sabendo de tudo e todos nós começamos do zero.
Só temos a tecnologia como ela é hoje por conta da colaboração da comunidade tecnologica em geral, que como você disse costuma ser bem engajada principalmente a comunidade de projetos open source, o que eu acho maravilhoso!