O grande problema das BigTechs de Hosting
Recentemente, conversei com alguns amigos e conhecidos sobre serviços de hosting no geral, já que eu tenho um projeto e estava indeciso sobre em qual serviço colocar a minha aplicação.
No fim, a conclusão foi que é muito relativo dizer "essa é a melhor" "essa é a pior", porque tudo vai de contexto, necessidade e diversos outros motivos. É óbvio que não é comparável uma hospedagem gratuita com a hospedagem da AWS, mas talvez uma hospadegem gratuita ofereça o que você precisa pra um projeto pequeno, o que no seu caso, torna-a melhor que a AWS.
O primeiro grande problema - Debitos "aleatórios"
Grandes serviços de hosting como Azure, AWS, Google Cloud, GoDaddy e outras diversas, em sua maioria, oferecem um plano gratuito de hospedagem, e é aí que mora o problema... Quando você assina o plano gratuito, na maioria das vezes, sendo obrigado a colocar o seu cartão como garantia, você acaba caindo em uma "selva" de perigos bancários. Qualquer coisinha errada que você fizer, o risco de você perder dinheiro sem nem saber o porquê ou como que fez isso é GIGANTESCO. Os amigos que conversei são prova disso, como o Programador Python, em um dos fóruns do seu servidor do discord, enquanto auxiliava uma pessoa com essa mesma dúvida de serviço de hospedagem, descreve que por assinalar um checkbox a mais, 900,00 foram debitados de sua conta. Outro amigo meu, dono de outra comunidade, RoForge Brasil, em um caso mais leve, perdeu 20,00 ao hospedar seu bot na AWS mesmo no plano gratuito, e sequer sabe o motivo de ter pagado esse valor.
O segundo grande problema - Preços "falsos"
O melhor exemplo que eu posso citar aqui é o da GoDaddy, principalmente na página de fornecimento de domínios. Por exemplo, eu quero registrar o domínio "meusite.com", ao colocar na barra de pesquisa, os preços são maravilhosos! Ao colocar no carrinho e entrar para pagar, você vê que o preço simplesmente não é exatamente aquele que foi posto no "anúncio", é algo para atrair você justamente a compra. Alguns diriam estratégia de venda mas em um contexto tecnológico, eu acho uma proposta de má fé, já que você coloca preços irreais no anúncio e na hora da compra, o preço é pelo menos duas vezes mais do que você, que não sabia disso, pensava que iria pagar.
Conclusão
Tome cuidado ao sair confiando em tudo que se diz de graça por aí, às vezes você perde dinheiro sem nem saber o motivo, PRINCIPALMENTE nesses serviços de grandes empresas, ou ao acreditar em preços irreais. SEMPRE pesquise antes de fazer algo às pressas, confiando que o serviço é gratuito e que por isso, nada poderia dar errado. Esses serviços de grandes empresas são verdadeiramente bons, mas isso não quer dizer que elas não vão querer arrancar seu dinheiro, e como eu disse anteriormente, às vezes você nem sabe o motivo!