Executando verificação de segurança...
3

Olá. Eu tenho 60 anos, 30 e poucos de arquitetura e desenvolvimento de software, e não penso em parar. Concordo com o @FernandoDaSilva quanto às diferenças do mercado brasileiro, e aos 57 anos fui contratado como líder de prática por uma empresa americana, e isso faz toda a diferença: No Brasil as empresas querem te contratar como Junior depois de uma certa idade, enquanto fora respeitam sua experiência e conhecimento acumulado. Só tenho algumas ressalvas:

  1. Fugir da pecha de 'mantenedor do legado'. Como especialista em integração eu hoje uso o conhecimento da vida inteira como alavanca para transformar o passado em sistemas cada vez mais atuais, e conheço muita gente de cabelos brancos que faz o mesmo. Tenho escrito Java nos últimos 20 anos, o que não me impediu de aprender Go, Typescript, Rust e outros truques no decorrer do período, e aplicar todos os conhecimentos de forma integrada. O sujeito que escreveu um módulo Rust novo na empresa em que eu trabalho é mais velho do que eu, e a qualidade do software é assombrosa.

  2. Corpore Sano é indispensável, porém mens sana é o que vendemos no dia-a-dia. Que tal trocar os mind numbing youtube e outras porcarias por estudo e trabalho em coisas novas? Uma vez me perguntaram qual é o meu segredo, e eu disse 'nunca pare de trabalhar/nunca pare de estudar/fique velho'. Sigo isso. Acho que é por aí...

Abraços a todos.

Carregando publicação patrocinada...
1
1