Executando verificação de segurança...
10

5 Erros que Quase Acabaram com Minha Carreira de Dev (Aprenda com Eles!)

Depois de alguns anos como dev, percebi que cometi uns erros que quase colocaram tudo a perder. Compartilho aqui os cinco maiores tropeços que dei e, quem sabe, isso te ajude a evitá-los.

1. Apostar na tecnologia da moda (sem saber se era adequada)

No início, eu achava que precisava usar as tecnologias mais recentes, afinal, elas estavam em alta, né? Só que nem sempre o "novo" é o melhor para o seu projeto. Já me peguei usando algo super inovador, mas que ainda não tinha suporte suficiente, e o que era pra ser simples virou um pesadelo. O lance é avaliar com cuidado o que funciona para o job, não só porque é popular.

2. Focar só nas habilidades técnicas

Eu achava que saber programar bem era suficiente, mas com o tempo vi que soft skills importam tanto quanto. Comunicação, trabalho em equipe e empatia fazem muita diferença quando você está lidando com clientes e times. Meus problemas com isso me renderam dores de cabeça, mas foram aprendizados valiosos.

3. Deixar o feedback passar batido

Receber críticas nunca foi fácil para mim. No começo, achava que feedback era uma forma de ataque. Hoje, entendo que saber ouvir e melhorar a partir disso faz toda a diferença. Não espere a mesma sorte que eu tive — preste atenção e use o feedback ao seu favor.

4. Fazer mil coisas ao mesmo tempo

Eu sempre quis abraçar o mundo, pegando vários projetos ao mesmo tempo. Resultado? Burnout, qualidade ruim e prazos apertados. Levei um tempo até entender que a produtividade está na organização e no foco, não em fazer várias coisas de uma vez.

5. Parar de estudar

Teve uma época em que fiquei estagnado, achando que já sabia o suficiente. Que erro! A tecnologia avança rápido demais, e se você não se atualiza, acaba ficando pra trás. Hoje, sei que aprender é um processo contínuo.


Esses são os erros que mais me marcaram, e espero que te ajudem a evitar os mesmos. Já passou por algo parecido? Comenta aí!

Carregando publicação patrocinada...
1

boa tarde, sr.

o feedback é muito importante, ainda que doa. doa o que doer, principalmente oriundo de clientes ou daqueles que possuem conhecimento fundamentado.

é pior para nós mesmos, pois, quando não conseguimos escutar o feedback ou não retornamos uma devolutiva, os emissores podem se sentir mal apreciados, e podemos parecer rudes/ingênuos, como se soubéssemos mais do que aqueles que só queriam trazer uma crítica.

por exemplo, esses pitches que aparecem por aqui no tabnews, precisam estar prontos para críticas, negativas, positivas, ou construtivas? qual seria o limite? com todo o respeito mútuo, a harmonia tem de a ser preservada; porém, o mercado não respeita -- ele pula de galho em galho em busca da minimização dos custos em detrimento da maximização do retorno, uma dança das cadeiras eterna.