Vantagens de manter um wiki pessoal com nvim+github
Leveza, confiabilidade e disponibilidade
Serviços que oferecem "facilidades" mas que em algum momnento irão te cobrar algo por isso tem aos montes web afora. Pessoalmente já utilizei o wikispaces e outros similares, mas seguindo o padrão citado acima tive que, felismente aínda foi possível, fazer um backup de tudo e migrar para outra solução.
Markdown + nvim + bitbucket
O formato markdown me permite manter todo um wiki pessoal com a garantia de que daqui a 40 anos ainda vou poder ler o que escreví, o que por exemplo você não pode afirmar do formato docx.
O nvim já é o editor de códigos mais popular entre os desenvolvedores, leve e ainda por cima te permite editar códigos via ssh de forma absolutamente transparente, sem contar que você nunca correrá o risco de ver o projeto descontinuado pelo fato do mesmo ser open source.
Optei por manter meu wiki no bitbucket desde o episódio envolvendo a Microsoft e projeto Copilot.
Wiki dentro dos dotfiles
Meu wiki está numa subpasta do meus dotfiles, seja via FZF, direto do shell ou à partir do neovim com o plugin Telescope eu acesso minhas anotações rapidamente, isso me garante acesso às minhas notas até quando estou viajando, completamente desconectado do wifi.
Meus dotfiles, e por conseguinte meu wiki estão neste endereço:
https://bitbucket.org/sergio/dotfiles/src/main/
Já as configurações do meu nvim estão aqui:
https://bitbucket.org/sergio/nvim-basic-ide/src/master/
esse nvim-basic-ide é uma versão modificada de um dos criadores do LunarVim o código do nvim-basic-ide original pode ser acessado aqui
Filtrando os conteúdos
Como citado a busca pelo nome se dá através do FZF no shell ou pelo Telescope, já no nvim, agora a busca por padrões dentro dos arquivos é feita usando grep ou Ag.