Executando verificação de segurança...
1

[DESABAFO] Me sinto inseguro com os projetos que desenvolvo

Contexto: eu estou no último semestre da faculdade e faço estágio em uma startup onde, no início, tinha outro estagiário, mas hoje em dia sou apenas eu. Tem mais um dev na equipe, só que ele trabalha como dev em uma outra empresa e quase nunca tem tempo de colocar a mão no código. Por conta disso, eu decidi montar um portfólio para ver se encontro outra vaga (seja como estagiário ou como junior, porque estou nessa startup tem uns dois anos e já me sinto confiante em arriscar uma vaga como junior).

Embora nos últimos meses eu aprendi na marra a desenvolver interfaces com React para dar continuidade no desenvolvimento da plataforma dessa startup, o meu foco sempre foi backend. Tenho bons conhecimentos em Python e estou me aprofundando nos estudos de Django.

O primeiro projeto que decidi criar para o portfólio é baseado em um hobby meu: colecionar selos postais. Eu tenho um caderno para selos que está surrado e pensei que seria legal criar uma aplicação web com Django para fazer o upload dos meus selos. Basicamente eu consigo adicionar um selo, colocando um nome, uma descrição, uma categoria e a imagem. Na tela inicial eu posso filtrar os selos por categoria e consigo acessar a tela individual de cada selo e excluir ele.

Só que aí vem a insegurança: a aplicação tem uma interface muito simples (usei Bootstrap e Jinja Templates) e embora para mim está sendo super útil e eu fiquei contente com o resultado, eu penso que um recrutador vai achar muito simples. Apesar do meu foco ser backend, eu sinto que se os meus projetos não chamarem atenção visualmente quem estiver vendo o projeto não vai se interessar em saber como eu desenvolvi.

Como vocês lidam com isso?

P.S: Desenvolvedores backend, quais projetos vocês recomendam para um portfólio? Estou trabalhando em um sistema de cadastro e autenticação agora, mas gostaria de ter outras ideias para depois

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu trocaria de lugar a qualquer custo, vá para um local que tenha mais desenvolvedores, que de para fazer network e que você possa aprender com eles.

Sobre o visual do frontend, você é programador, não designer! Então a pessoa que vai te recrutar tem que ponderar isso, então foque em coisas que mostram que você é um bom programador, seja front ou back.

Crie um front que tire uma boa pontuação no https://pagespeed.web.dev/

Use ferramentas de empresas grandes.

Use Cloudflare, Vercel, são fáceis de utilizar e gratuitas, veja o que elas oferecem e ache uma forma de usar nos seus projetos. Empresas grandes utilizam elas e tecnologias que elas oferecem, que é excelente estar habituado a elas.

Sobre estética, copie! Viu algo muito bonito? Salve e aplique em algum projeto.
Eu gosto muito desse canal, https://www.youtube.com/@OnlineTutorialsYT é bem criativo!

Faça cursos, Alura e School of Net tem preços acessíveis, variedade de assuntos e em suma boa qualidade de conteúdo. Após consumir tudo delas, vá para cursos especializados, são mais caros, mas abre o olho para novas fronteiras.

Tem muuuuiiitaaaa coisa de graça na internet também.

Se você procura o mundo da Web não vejo o python como uma boa opção, acho que seria melhor PHP ou Node, agora tem o GoLang também, eu gosto muito de GoLang, tenho +10 anos em PHP e larguei ele pelo GoLang.

Python acho que seria melhor para aprendizado de máquina e outras tarefas de analise de dados etc, que é um excelente mercado também!

Faça dois projetos focados em mostrar que você é bom programador, faça muitos outros focados em ganhar dinheiro em algum momento, se você pode, crie sistemas que você forneça de graça ou então cobre mensalidades de 10 / 15 reais... Depois de um tempo, que você já está com o projeto maduro, com mais conhecimento sobre a área, cobre mais! Faça uma segunda fonte de renda!

NUNCA! JAMAIS! Faça projetos para deixar dentro da gaveta, eu fazia isso, muita perda de tempo e dinheiro! Fora que só crescemos com projetos reais, com pessoas usando, com sistemas acessando, fazer projeto e deixar na gaveta não aprende nada além do que os cursos básicos ensinam, o mundo real rola fora da gaveta, então bote seus projetos para ser usados de verdade, por pessoas que você não conhece, não tem ligação etc.

Você foca em backend, backend é basicamente API, então faça alguma API (de validação de dados, geração de dados, que ajude em desenvolvimento, que faça algum calculo, ou sla, mas sempre algo útil e necessário para um bom número de pessoas/empresas), desenvolver uma API vai te dar conhecimento de muita coisa, principalmente por ser usada por outros desenvolvedores, trazendo dúvidas, problemas, soluções, conhecimento etc de pessoas assim como você, então você vai conseguir ganhar conhecimento, dinheiro e portfólio com um só projeto.

Utilize Swagger para documentar sua API.

Cuidado para projetos que armazenam dados, as vezes pode crescer de uma forma que gere muitos custos.

Oracle Cloud você tem um free tier para sempre, consegue subir muita aplicação grande e de graça, mas cuidado, nos termos de uso eles deixam claro que no free tier eles podem deletar sua máquina sem aviso... Se for cobrar pelo seu sistema, pague cloud, VPS ou outro.

Divulgue o que você desenvolveu em grupos relacionados, tire uma tarde assista vídeos sobre Google ADS, aprenda a fazer uma campanha e coloque lá 100 reais por mês para trazer tráfego ao seu projeto. Parece ser difícil, mas não é!

De suporte via WhatsApp, isso passa confiança, como estais no começo as vezes pode ser bom deixar isso claro, não coloque como insegurança, coloque como primeiras oportunidades, mas que ficou excelente ao ponto que você quis dividir e colocar no mundo real.

Eu seguiria esses passos:

  1. Ache uma carência do mercado, mesmo que "tosca" como um API de validação de dados (CEP, CNPJ, CPF, Nome, Valor, Endereço etc), as vezes o que parece ser bobo, dispensável faz sucesso.
  2. Defina as tecnologias que vai utilizar;
  3. Faça muitos cursos, gratuitos ou pagos sobre essas tecnologias;
  4. Escreva, desenhe o projeto, um pequeno planejamento antes de codar, onde vai hospedar etc;
  5. Code como se não houvesse um amanhã!
  6. Divulgue;
  7. De suporte;
  8. De tempo ao tempo, deixe o projeto maturar;
  9. Faça tudo o que for necessário para deixar o projeto 100% independente, inclusive que os usuários consigam se virar sem tanta a tua ajuda;
  10. Vá para o próximo projeto!

Quer que te vejam como profissional? Seja um!
Use um domínio próprio do projeto, um .br é R$ 40,00 por ano, eu gasto em média uns 3/4 mil reais por ano com domínios de qualidade.
Para alguns pode parecer bobo esse conselho, mas já vi muita gente tentando ganhar dinheiro com sistema / site em subdomínios porque não quis gastar 40 reais ao ano.

Só nisso que eu te passei você já vai ganhar muito conhecimento, um projeto real e sendo utilizado trará muita maturidade e conhecimento para você!

Espero ter ajudado...

Ter medo é normal! Mas coragem é essencial para subir na vida, se queres ser alguém você precisa ter a coragem para passar por cima do medo!


Após fazer esta recomendação me deparei com um post que falava sobre este projeto https://brasilapi.com.br achei muito legal e tem dados úteis, gratuitos, públicos e de difícil acesso por sistemas, porém ele me parece ter um problema, de limitação de uso, pelo que parece eles tem custos ou limitação de uso onde quando receberam um grande volume de requisições tiveram problemas com limites da hospedagem, utilizando a Oracle Cloud, você pode criar um VPS gratuito e ilimitado em questões de acesso e consumo, claro tem o limite de hardware, mas o que eles oferecem você pode dar conta de milhões de requisições facilmente.
Basta acessar o Github deles, achar de onde vem os dados, baixar os dados e subir na sua aplicação, fornecendo como uma API.

1

estou nessa startup tem uns dois anos

2 anos como estagiário? Tem coisa errada aí mesmo.

Quanto ao projeto, acho que você está no caminho certo. Foca em fazer algo útil para você, se for interessante para outras pessoas, ótimo.