Acredito que as falhas da IA ficam bem mais perceptíveis quando estamos utilizando tecnologias ou atualizações extremamente recentes (coisas lançadas em no máximo um ano).
Ou até mesmo em dúvidas extremamente hiper mega específicas (como por exemplo aquela lib de 300 estrelas que foi lançada a 6 anos e que da conflito com absolutamente tudo), justamente pela base de conhecimento dela não ter ideia do que está acontecendo :)
Utilizo bastante Svelte 5 e acabo desenvolvendo umas coisas que são extremamente específicas e que não tem muita base de conhecimento na internet (não "exatamente" do jeito e com as limitações que o cliente quer), e as vezes tenho dúvidas pontuais e a IA, mesmo com consulta à documentação e prompts bem elaborados, não chega nem perto de responder corretamente (as vezes depois de umas dezenas de mensagens trocadas, ela consegue dar uma direção melhorzinha).
Um bom exemplo disso é, mesmo informando a IA que um determinado fato aconteceu, ela ignora o que falamos e persiste em responder negativamente.
Somente pessoas ignorantes (não estou sendo maldosa, quero dizer, pessoas que não possuem o conhecimento sobre o funcionamento da IA), acreditam que a IA vai substituir muitas das profissões, inclusive as criativas (muito se fala de se substituir o DEV, o designer, o copywriter ou similares, mas isso é outros quinhentos).
Justamente hoje conversava com um amigo meu, sobre como majoritariamente todas as IA's geradoras de código estão utilizando tailwind e shadcnui...
Tudo está ficando igual, com a mesma aparência no fim.
Enfim, parabéns pelo texto, amigo!
Extremamente esclarecedor. Muitas pessoas que usam a IA no dia a dia realmente acreditam que tem um "cérebro" pensando nas respostas especificamente para elas.