Amigo, eu tenho um ideapad AMD Ryzen 5 1 tera, comprei durante a pandemia. Veio com o Satux Linux, o Satux foi um tentativa da federal de Manaus em criar um OS para estudos, mas acabou indo de vasco, aí a lenovo decidiu dar uma de necromante e até hoje usa os restos do Satux para seus computadores linux.
Enfim, como é um sistema zumbi, o Satux caí do nada. Então eu pedi ajuda para um amigo que continuo na área de ciência da computação, eu sou aquele tipo de pessoa que adora estudar várias áreas. Aí esse mano disse para eu usa o linux mint, me mostrou uns vídeos dele rodando os projetos da nossa turma, projetos de game design do IFMA. No fim eu disse que achei o mint chato, então ele me mostrou outra opções e disse que qualquer coisa era para eu ver no canal do Diolinux.
Aí fui pesquisar, li muito. Testei o Regata OS, Debian e Fedora, mas acabei usando o POP OS. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha, pois certeza que se fosse para usar uma distribuição linux nos seus computadores na América latina, a lenovo poderia contactar a equipe do Regata, Big ou até o Loc-OS. Então chegeui a conclusão que as produtoras de hardware para evitar ter que criar papelada, garantia e suporte com projetos linux ativos, e para que não ropam clausulas contratuais com outras grandes empresas como a "JANELA", a lenovo, Acer e entre outras, investem em distribuições zumbins. Pois assim, não precisam lidar em criar uma base doméstica, não estaria gastanto recursos com outras equipes de desenvolvimento menores e, a gota d'água, lucram mais gastando poucos recursos pois notebooks linux são fabricados como bombas relógio, se o comprador não souber desarmar já era.