Já estive envolvido em processos de recrutamento e, quando há alguém técnico no recrutamento, avaliamos o que é concreto e tangível. Nesse contexto, um iniciante com um bom portfólio muitas vezes tem uma vantagem em relação a alguém com apenas experiência.
No entanto, um problema que tenho notado nos dias de hoje é a existência de muitos portfólios que carecem de significado. Às vezes, encontramos sites simples ou meras cópias de projetos existentes. E quando pedimos para a pessoa explicar o código por trás do portfólio, ela tende a ficar confusa.
Acredito firmemente que, se você criar um portfólio sólido, ou seja, uma aplicação - mesmo que simples - que resolva um problema real, explique a ideia por trás dela e demonstre o código que foi utilizado, suas chances de ser contratado aumentarão significativamente.
Quando eu liderava processos de recrutamento para a minha equipe, focava em candidatos que possuíam um portfólio. Através disso, eu analisava o código e fazia perguntas sobre as decisões tomadas durante o desenvolvimento. Isso me permitia avaliar se o iniciante compreendia o que estava fazendo ou se apenas copiava códigos de outros lugares.
Embora não exista uma solução mágica para garantir um emprego, quando eu estava desempregado, ter um portfólio para mostrar foi o que realmente me destacou nos processos de seleção.