Implementação de Machine Learning para Jogos?
Desde pequeno eu me perguntava se era possível criar um jogo aonde os NPCs fossem bem dinâmicos ao ponto de você pegar o mic, e começar a conversar com ele como se fosse uma pessoa de verdade. E de acordo com o que o jogador falou o NPC iria reagir de certa forma com base na sua personalidade que lhe foi dada.
E eu acreditava ser algo impossível, mas com esse avanço das tecnologias como o Chat GPT e outras inteligências artificiais, eu acredito que esse é o futuro dos jogos. E quero ser um dos que trabalhou com implementação de Machine Learning para NPCs, só que com algo mais simples do que você pegar o seu mic e começar a conversar com um NPC e ele reagir de acordo, algo como por exemplo um chat de diálogo e um input field aonde você pode perguntar ou dizer alguma coisa para o NPC como:
NPC: Precisa de alguma coisa?
JOGADOR: Input Field [ aonde posso comprar alguma espada? ]
NPC: Está a procura de alguma espada? lhe recomendo visitar a ferraria logo a esquerda.
JOGADOR: Input Field [ qual é mesmo a melhor espada desse level do jogo? ]
NPC: O que foi que você disse? ... Pelo o que eu entendi você quer saber qual é a melhor espada do vilarejo não é? Eu não sei, visite o FERREIRO como eu lhe disse.
Perceba que o jogador tem total liberdade para perguntar qualquer coisa com o NPC, e ele irá responder de forma natural com base na interação e interpretação do personagem. É algo mais simples, o que seria mais complexo é poder interagir e reagir por exemplo:
NPC: Você tá procurando alguma coisa?
JOGADOR: Input Field [ me segue ]
NPC: Hein? Eu não vou seguir um estranho!
Essa é uma forma de interação e reação, outra alternativa seria:
NPC: Você tá procurando alguma coisa?
JOGADOR: Input Field [ opa, sou novo no vilarejo tava precisando de uma ajuda ]
NPC: Certo, dependendo do que você precisa eu posso ajudar.
JOGADOR: Input Field [ eu preciso saber aonde comprar uma espada melhor, pode me levar até alguma ferraria? ]
NPC: Ah! é só isso, claro, eu posso lhe levar até uma ferraria.
E conforme vai progredindo o jogo o próprio jogador desenvolve a sua própria história e cria diversas relações e interações com os personagens. É claro que isso é super complexo que precisaria de uma equipe enorme de programadores para implementar algo assim.
Algo interessante é que você já consegue fazer algo assim pelo Chat GPT pelo menos a parte de diálogo, é só você pedir para ele interpretar um personagem e começar a agir como ele. Algo que eu gostaria de saber de quem já estudou Machine Learning ou algo relacionado se é uma área que leva meses ou anos de estudos para fazer algo similar pelo menos o simples de interação do usuário com o diálogo.
E para quem achou o assunto interessante o que você acha sobre isso, será que é possível criar algo assim como desenvolver a sua própria história com diversas relações que você interagiu com os personagens?