Executando verificação de segurança...
1

Implementação de Machine Learning para Jogos?

Desde pequeno eu me perguntava se era possível criar um jogo aonde os NPCs fossem bem dinâmicos ao ponto de você pegar o mic, e começar a conversar com ele como se fosse uma pessoa de verdade. E de acordo com o que o jogador falou o NPC iria reagir de certa forma com base na sua personalidade que lhe foi dada.

E eu acreditava ser algo impossível, mas com esse avanço das tecnologias como o Chat GPT e outras inteligências artificiais, eu acredito que esse é o futuro dos jogos. E quero ser um dos que trabalhou com implementação de Machine Learning para NPCs, só que com algo mais simples do que você pegar o seu mic e começar a conversar com um NPC e ele reagir de acordo, algo como por exemplo um chat de diálogo e um input field aonde você pode perguntar ou dizer alguma coisa para o NPC como:

NPC: Precisa de alguma coisa?

JOGADOR: Input Field [ aonde posso comprar alguma espada? ]

NPC: Está a procura de alguma espada? lhe recomendo visitar a ferraria logo a esquerda.

JOGADOR: Input Field [ qual é mesmo a melhor espada desse level do jogo? ]

NPC: O que foi que você disse? ... Pelo o que eu entendi você quer saber qual é a melhor espada do vilarejo não é? Eu não sei, visite o FERREIRO como eu lhe disse.

Perceba que o jogador tem total liberdade para perguntar qualquer coisa com o NPC, e ele irá responder de forma natural com base na interação e interpretação do personagem. É algo mais simples, o que seria mais complexo é poder interagir e reagir por exemplo:

NPC: Você tá procurando alguma coisa?

JOGADOR: Input Field [ me segue ]

NPC: Hein? Eu não vou seguir um estranho!

Essa é uma forma de interação e reação, outra alternativa seria:

NPC: Você tá procurando alguma coisa?

JOGADOR: Input Field [ opa, sou novo no vilarejo tava precisando de uma ajuda ]

NPC: Certo, dependendo do que você precisa eu posso ajudar.

JOGADOR: Input Field [ eu preciso saber aonde comprar uma espada melhor, pode me levar até alguma ferraria? ]

NPC: Ah! é só isso, claro, eu posso lhe levar até uma ferraria.

E conforme vai progredindo o jogo o próprio jogador desenvolve a sua própria história e cria diversas relações e interações com os personagens. É claro que isso é super complexo que precisaria de uma equipe enorme de programadores para implementar algo assim.

Algo interessante é que você já consegue fazer algo assim pelo Chat GPT pelo menos a parte de diálogo, é só você pedir para ele interpretar um personagem e começar a agir como ele. Algo que eu gostaria de saber de quem já estudou Machine Learning ou algo relacionado se é uma área que leva meses ou anos de estudos para fazer algo similar pelo menos o simples de interação do usuário com o diálogo.

E para quem achou o assunto interessante o que você acha sobre isso, será que é possível criar algo assim como desenvolver a sua própria história com diversas relações que você interagiu com os personagens?

Carregando publicação patrocinada...
1

Bom dia matheusthx!

Li todo o seu post e vou direto para a resposta da pergunta do final.

Não acredito que seja necessário nem meses e nem anos para esse tipo de desenvolvimento.

O NPC ele é um chatbot e, atualmente como acontece nos chatbots, a gente tem uma ilusão que o chat contém um histórico, a gente manda uma mensagem e ele reage, mas não funciona assim...

Cada vez que a gente manda uma mensagem, todo o histórico é enviado novamente para o chat.

E como a gente faz isso? Através do que a chama de API, que é uma maneira de conversar diretamente com esse chatbot, porém sem a interface de usuário.

Até aí, é simples, você dá um pequeno contexto e o usuário vai ter uma pequena interação (porque os modelos de hoje têm limitações).

Se você quiser um contexto maior para o seu NPC e uma conversa permanente, aí é um pouco mais complexo usando duas bibliotecas Langchain e LlamaIndex mas paro por aqui...

Espero ter ajudado!

1
1

Eu vi recentemente uma reportagem sobre um trabalho acadêmico em que os pesquisadores fizeram umas vinte instâncies de ChatGPT interagirem como se estivessem em uma pequena vila. Por exemplo, eles iriam falar pra um personagem que ele vivia em uma casa com seu pai e sua mãe, que ele tinha acabado de acordar e perguntar o que o ChatGPT ia fazer. Aí, ele poderia responder aldo do tipo "vou para a cozinha", e a próxima instrução seria uma descrição da cozinha, e talvez até dizendo que "seu pai está lá também". Daí, eles também falavam para a instância do "pai" que o "filho" tinha entrado no cômodo.

Exemplo de uma imagem da publicação:

Ah, e se vc quiser dar uma olhada em como outras pessoas pensam sobre esse tipo de tema, o filme Her é uma referência obrigatória sobre a relação entre humanos e bots!

1