qual o VALOR de um produto?
Preço é o que você paga e valor é o que você recebe, isso você já está cansado de saber. Como de fato eu posso estimar o valor do meu produto?
Eu estava lendo o livro $100M Offers do Alex Hormozi, cujo tema principal, é como criar ofertas tão boas que as pessoas se sintam estúpidas em não comprar. Um dos aprendizados é uma fórmula que ele criou para calcular o valor de um produto. Achei muito interessante e resolvi compartilhar aqui.
dream outcome X perceive likelihood of achviement
---------------------------------------------------- = VALUE
time delay X effort and sacrifice
Antes de entender cada uma das variáveis, percebe-se que o nosso objetivo é maximizar os valores da parte de cima e minimizar os valores de baixo. Já adianto, ambos são importantes porém o que realmente vai diferenciar uma oferta boa de uma oferta incrível é tender a parte de baixo à zero (matematicamente é impossível dividir por zero porém esse deve ser nosso objetivo).
Enfim, vamos entender cada um dos pontos:
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Dream outcome - O que o seu cliente espera obter. Um exemplo claro disso são fotos de antes e depois.
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Perceive likelihood of achviement - Aqui é a confiança e credibilidade que seu produto passa. Por isso é tão importante transparência, comprovações que seu produto já funciona, relatos de outros clientes e garantia. Você prefere fazer uma cirurgia com um médico que tem 10 operações ou 3000?
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Time delay - Quanto tempo para o cliente atingir o seu objetivo. Entregar resultado rápido faz com que o cliente perceba muito valor.
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Effort and sacrifice - O custo do cliente em usar o produto. Note que não é somente o custo financeiro, mas também, esforço para aprender e usar o seu produto. Principalmente para nós da computação, é necessário uma boa UX e simplificar o máximo possível para o usuário, além de fornecer suporte.
Eu percebo que os itens 3 e 4 são game changers. Atualmente sou empreendedor e tenho um software para advogados gerarem planejamentos previdenciários. Quanto menos inputs houverem, menor será o tempo para gerar um parecer e mais fácil se torna usá-lo (baixa curva de aprendizado). Com isso, sobra mais tempo para os advogados irem atrás de leads ou viver. Por isso, a comunicação do produto deve ser relacionado a isso e, obviamente, é preciso entregar o que é comunicado para atingir o número 2.