Programação para iniciantes para quem não é iniciante, Parte 1
Atenção isso não é um tutorial! Pessoas de coração fraco podem passar mal.
Olá meus caros!
Pensei em escrever isso no medium e postar no linkedin, mas o linkedin não merece nossa atenção. E esse site é um dos melhores que eu já vi e é um grande prazer escrever para ele (não é ironia).
O que raios é esse título?
Acredito que assim como eu e como talvez qualquer um que aprendeu a programar em casa na internet deve achar que muitas coisas são mágicas e talvez pense "jamais vou entender como isso funciona". Bom chegou a hora de deixar de ser plateia e se tornar mágico:
O que é um programa de fato?
Um programa não é nada além de um conjunto de instruções para o processador executar. Bom, achou isso muito pouco? Realmente é então vamos entender o que de fato é uma instrução.
CPU, instrução e afins
O que de fato é uma instrução?
O mundo real não é nem perto disso, mas vamos dando um passo de cada vez. Um processador é algo como uma caixa de música, se você não sabe o que é ou como funciona veja esse video.
Como está no vídeo, o rolo é uma sequência de notas que toca naquele "pianinho". O "pianinho" é o processador o rolo com a sequência de notas é o programa. Cada nota é uma intrução, os sons são os outputs (resultado de uma instrução, por exemplo ADD(1, 7) retorna 8
) e a música é o resultado do seu algoritmo, entendeu? Se não fique tranquilo, leia de novo, pensando que uma hora entende, porém eu tenho uma outra analogia.
Vamos supor que exista uma calculadora daquelas bem simples com alguns botões operações basicas e um display. E você inventou uma forma que a o passar um papel com algumas bolinhas que podem estar furadas ou não, como se fosse um gabarito. Esse gabarito caso tenha um furo deve apertar o botão da calculadora, caso não esteja furado não deve se fazer nada.
Esse gabarito poderia ser algo mais ou menos assim:
ADD, SUB e MUL significa os botões da calculadora adicionar (+), subtrair (-) e multiplicar (x). Os números de 0 até 9 são os botões numéricos da calculadora.
Calculadoras de bolso costumam ter mais funções como acumuladores, mas vamos deixar isso para o próximo capítulo.
Nesse gabarito o que está preto é o furo. Nesse pequeno gabarito perfurado (para os íntimos cartão perfurado) podemos ver a seguintes instruções:
Aperte o botão 1
Aperte o botão 5
Aperte o botão adicionar
Aperte o botão 2
Aperte o botão 0
Isso deve fazer aparecer na tela da calculadora 35.
Sendo bem, bem abstrato um computador é basicamente uma calculadora automatizada.
Na próxima parte vamos fazer um pouco de código e simular essa calculadora automatizada, e pasmem vamos chegar a criar uma máquina virtual (sim é verdade e você vai conseguir!).