A vox (site de notícias/jornal estadunidense) fez um vídeo no youtube sobre isso. O exemplo principal deles foi um sutiã, mas no geral ele apresenta um ponto de vista um pouco diferente desse que você diz parecer com uma "teoria da conspiração".
Vídeo: https://youtu.be/DHXBacEH0qo
A ideia principal é que adaptar os preços dos produtos pela inflação geraria alguns problemas para a receita da empresa.
Exemplificando: Suponha que o preço do algodão aumenta, e o salário mínimo da força de trabalho aumenta. Isso significa que o preço de manufatura do produto (sutiã) vai aumentar, o que impacta diretamente nos lucros da empresa.
Porém, a empresa não pode simplesmente aumentar o preço de acordo a fim de manter os lucros. A grande maioria dos clientes não aceitaria comprar um sutiã novo por digamos 30% a mais de custo.
Logo, algum dos lados da produção tería que ceder a fim de manter o preço ou reduzir o aumento "necessário".
Dito isso. Um outro vídeo que vai no ponto de vista "conspiracionista" é um do veritasium. Ele fala de um "conselho" de empresários no ramo das lampadas que tinham um problema em comum: As lampadas não quebravam, então as pessoas não compravam novas lampadas.
Ou seja, as empresas vendiam cada vez menos lampadas. Por consequência os lucros eram cada vez menores. Final da história: Eles combinaram que só produziriam lampadas "programadas" para parar de funcionar (queimar) em por volta de 10 anos.
Peço perdão por não recomendar conteúdo em português, são as referências que eu tenho sobre o tema.