Quantos Anos Você Tem De Experiência?
Sou desenvolvedor Python há cerca de 6 anos.
Essa é a minha primeira postagem de todas rs, não costumo escrever e nem tenho habilidade para isso, mas achei interessante compartilhar essa "brincadeira".
Estávamos brincando em um momento trágico com alguns colegas de trabalho que descobriram que existe uma grande chance do setor de desenvolvimento da empresa toda ser demitido.
Sei que talvez não seja um bom momento para brincadeiras quando isso ocorre, mas meus amigos estavam dando uma olhada nas vagas de Sênior e Pleno que pedem de 5 a 10 anos de experiência com a linguagem.
Quando pensamos em quanto tempo de experiência tínhamos e como isso de fato é calculado, como se calculam os anos de experiência com uma tecnologia/linguagem?
Como as empresas esperam avaliar a quantidade de tempo que um profissional trabalhou com aquela determinada linguagem/tecnologia?
Durante essa "brincadeira trágica" que estávamos fazendo, entramos nessa questão e, por conta das horas extras que acabavam ocorrendo com extrema frequência nessa empresa, decidimos fazer um cálculo.
Quero deixar bem claro que nada disso é para levar a sério e que isso é uma simples brincadeira, mas que pode ter um pequeno fundo de verdade.
Decidimos então nos basear na quantidade de horas "padrão" do setor de 44 horas semanais. Sei que alguns profissionais são PJ e nem sempre existe esse cálculo semanal.
Lembrando que isso é uma simples "teoria".
Fórmula
Vamos ao cálculo: se uma empresa solicita 10 anos de experiência para um candidato, com base no setor teríamos 44 horas semanais, o que daria 8 horas e 48 minutos por dia durante 5 dias da semana.
Sendo assim, uma pessoa que trabalha durante um mês sem remover os feriados teria trabalhado cerca de 200 horas por mês.
Nesse caso:
44 horas/semana * 52 semanas/ano = 2288 horas/ano
Para ter um ano de experiência, você teria que trabalhar 2288 horas por ano. Isso te garante um ano de experiência no trabalho.
Então, baseando-nos nesse valor de 2288 horas por ano, para você atingir dez anos de experiência, você teria que trabalhar 22.880 horas.
2288 horas/ano * 10 anos = 22.880 horas
Isso equivale a 952 dias, aproximadamente 31.27 meses.
22.880 horas / 24 horas/dia = 952 dias
Essa conta abaixo foi feita pelo chatGPT.
952 dias / 30.44 dias/mês = aproximadamente 31.27 meses
Quantos anos você tem, conforme o cálculo acima?
Nesse caso, a brincadeira surgiu porque já chegamos em uma semana a trabalhar duas horas há mais por dia e, algumas vezes, quando necessário, no final de semana. Então a brincadeira foi: quantos anos de experiência você tem, com base no cálculo acima?
Observações
O que foi interessante nessa brincadeira é pararmos para pensar o quanto de experiência adquirimos durante o trabalho e que nem sempre horas definem sua experiência, assim como anos também não. Claro, é um fato que quanto mais tempo você faz algo, melhor você fica. Porém, se você não sabe o que é o melhor ou se não tenta fazer nada diferente, é possível que você evolua menos que outros profissionais.
Isso é só a opinião de um desenvolvedor qualquer que não tem conhecimento sobre RH para contratação. Parte dessa postagem serve só para uma reflexão e uma brincadeira.
Não leve essa postagem tão a sério e qualquer aparência com a realidade é mera "coincidência".
O que acontece é que todos nós éramos home office, em teoria, não tínhamos direito às horas extras. Mas tínhamos uma compensação de horas interna na empresa, o que ajudava para quem conseguia tirar essas horas de folga, porém isso nem sempre ocorria.
Existem leis para horas extras e trabalho excessivo. Sempre tome cuidado ao trabalhar muitas horas e tirar do seu tempo pessoal para o trabalho. Tenha consciência quando isso ocorrer e saiba dizer não para não sobrecarregar a sua vida e não ter problemas no futuro.
Quero também dizer que "amávamos" essa empresa. Trabalhamos juntos tanto pelo intuito da empresa quanto pelos colegas de trabalho, mas mesmo assim era difícil lidar com a quantidade de horas a mais.
Tinham muitas saídas de profissionais na empresa. Inclusive, acabei saindo também da empresa, por mais que eu gostasse dela e do ambiente.
É importante dizer que essa empresa era uma startup e que ainda estavam definindo alguns processos internos. E que isso, com o tempo, foi melhorando bastante.