Interessante! Podemos gerar uma discussão construtiva sob a perspectiva de correlação e causalidade. Afinal, correlação não implica causalidade.
Há diversos fatores que podem influenciar o sucesso ou fracasso de um projeto: competência da equipe, complexidade, suporte da gestão, entre outros. Se projetos com requisitos bem documentados antes de iniciarmos o desenvolvimento possuem maior probabilidade de sucesso (de acordo com o estudo), isto implica que a clareza e precisão de requisitos são fatores críticos para o sucesso, independentemente da metodologia utilizada (aqui podemos eliminar um pouco o viés de qual a melhor metodologia, certo?).
É possível que projetos ágeis falhem não por causa das práticas ágeis em si, mas devido à má implementação ou interpretação dessas práticas, como por exemplo subestimar a importância da documentação.
Por fim, acredito que seja fundamental não esquecer que todas as metodologias possuem suas próprias falhas e desafios. Waterfall, por exemplo, criticado por ser lento e custoso, com mudanças difíceis de implementar. A busca por alternativas pode ser baseada na compreensão equilibrada das vantagens e desvantagens.