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2 - Um pequeno exemplo de orientação a objeto - python

Em programação orientada a objetos, objetos são entidades com atributos e comportamentos. Por exemplo, imagine que você está criando um software para gerenciar alunos e professores em uma escola. Você pode criar objetos para representar alunos e professores. Um objeto Aluno pode ter atributos como nome, idade e endereço, enquanto seus comportamentos podem ser assistir aulas e fazer provas. Um objeto Professor pode ter atributos como nome, idade e departamento, e seus comportamentos podem ser ministrar aulas e corrigir provas.

Estes objetos são criados a partir de classes. Por exemplo, você pode criar uma classe "Aluno" que define os atributos e comportamentos descritos acima:

class Aluno:
    def __init__(self, nome, idade, endereco):
        self.nome = nome
        self.idade = idade
        self.endereco = endereco

    def assistir_aula(self):
        print(f"{self.nome} está assistindo a aula.")

    def fazer_prova(self):
        print(f"{self.nome} está fazendo a prova.")

Você pode criar uma classe "Professor" da mesma forma, com seus próprios atributos e comportamentos. A herança permite que você crie uma classe a partir de outra já existente, herdando seus atributos e comportamentos:

class Professor(Aluno):
    def __init__(self, nome, idade, endereco, departamento):
        Aluno.__init__(self, nome, idade, endereco)
        self.departamento = departamento

    def ministrar_aula(self):
        print(f"{self.nome} está ministrando a aula.")

    def corrigir_prova(self):
        print(f"{self.nome} está corrigindo a prova.")
        

Em resumo, a programação orientada a objetos em Python funciona através da criação de objetos que representam entidades do sistema, e classes que modelam estas entidades. As classes definem os atributos e comportamentos dos objetos, e a herança permite a reutilização de código entre classes relacionadas.

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