2 - Um pequeno exemplo de orientação a objeto - python
Em programação orientada a objetos, objetos são entidades com atributos e comportamentos. Por exemplo, imagine que você está criando um software para gerenciar alunos e professores em uma escola. Você pode criar objetos para representar alunos e professores. Um objeto Aluno pode ter atributos como nome, idade e endereço, enquanto seus comportamentos podem ser assistir aulas e fazer provas. Um objeto Professor pode ter atributos como nome, idade e departamento, e seus comportamentos podem ser ministrar aulas e corrigir provas.
Estes objetos são criados a partir de classes. Por exemplo, você pode criar uma classe "Aluno" que define os atributos e comportamentos descritos acima:
class Aluno:
def __init__(self, nome, idade, endereco):
self.nome = nome
self.idade = idade
self.endereco = endereco
def assistir_aula(self):
print(f"{self.nome} está assistindo a aula.")
def fazer_prova(self):
print(f"{self.nome} está fazendo a prova.")
Você pode criar uma classe "Professor" da mesma forma, com seus próprios atributos e comportamentos. A herança permite que você crie uma classe a partir de outra já existente, herdando seus atributos e comportamentos:
class Professor(Aluno):
def __init__(self, nome, idade, endereco, departamento):
Aluno.__init__(self, nome, idade, endereco)
self.departamento = departamento
def ministrar_aula(self):
print(f"{self.nome} está ministrando a aula.")
def corrigir_prova(self):
print(f"{self.nome} está corrigindo a prova.")
Em resumo, a programação orientada a objetos em Python funciona através da criação de objetos que representam entidades do sistema, e classes que modelam estas entidades. As classes definem os atributos e comportamentos dos objetos, e a herança permite a reutilização de código entre classes relacionadas.