Meus amigos desistem da programação. Será que EU sou o problema?
Você já teve algum amigo que quis começar a programar e após um tempo ele simplesmente desistiu? Acreditava tanto nele...
Bom, eu gostaria de passar um pouco da experiência que tive com esse tema e após o relato conversar com todos aqui para ver se isso realmente é mesmo comum e o que eu consegui aprender com tudo isso.
A crise e a sugestão:
Desde a pandemia muitas empresas tiveram que fechar as portas. Com isso, muitos dos meus amigos acabaram desempregados. Nesse mesmo período, eu troquei de emprego para uma empresa de desenvolvimento home-office.
(Quero deixar claro que não sou um desenvolvedor especialista com anos e mais anos de experiência)
Sempre nas rodas de amigos, quando falávamos das nossas vidas e trabalho eu falava sobre o quanto eu estava feliz trabalhando com programação e ainda mais em um modelo de teletrabalho. Todos ficavam bem admirados na liberdade que eu tinha por conta de trabalhar nesse formato. Eu sempre falava: porque não vem para a área?
Imagina mais um amigo na área? Seria uma "delicinha"!
Os primeiros amigos a "toparem":
Alguns amigos gostaram da ideia, ficaram animados. Não menos animado, eu comecei a passar vários sites, conteúdos no YouTube... fiz quase uma curadoria de conteúdos para eles poderem ter o melhor guia possível e disponibilizei-me a ajuda-los a qualquer horário do dia que eu tenha um tempo livre.
A primeira semana, muito legal. Todos ainda animados, fazendo os seus primeiros "hello words", e pouco tempo depois... Desistem...
Ah! isso não é para mim...
É muito difícil...
Eu não sou bom em matemática...
"Talvez eles realmente não queriam ser desenvovedor", eu pensava.
Passando alguns dias, a mesma coisa: roda de conversa, chega no assunto sobre trabalho... amigos ficam animados para trabalhar na área... Eu fico animado e começo todo o processo de dicas e sugestões, tento até trocar as indicações para ver se era o problema...
O ciclo se repete...
E como o título já deixou claro... Eles desistem pouco tempo depois. =(
Questionamento, qual o problema?
Após mais de 10 amigos passarem por esse ciclo, apenas 04 realmente foram adiante e alguns até conseguiram um emprego na área, me deixando feliz.
Meu questionamento na época foi: O que fez com que esses seguissem e alguns em menos de 02 anos conseguissem o emprego deles e os outros não?
As lições aprendidas aqui, sem entrar em variáveis complexas e polêmicas, foram que as pessoas as quais:
Tiveram persistência:
- Aqueles que mais batiam cabeça com o mesmo exercício e corriam atrás da resposta antes de procurarem-me...
Conseguiram lidar com as frustrações (Crise do Impostor):
Será que é para mim? Esse exercício é tão difícil...
Nunca vou conseguir fazer isso.
Parece tão fácil para ele... Ele deve ser superinteligênte diferente de mim.
- Eles sabiam que em algum momento os outros já passaram por isso, E que talvez naquele momento eles só não tinham o conhecimento necessário para resolver aquele problema. E ta tudo bem.
Tiveram foco:
- Focaram em uma única tecnologia... E foram até o fim com ela. Alguns começaram a mudar de linguagem toda a vez que tinha uma oferta de emprego diferente.
Olha, a linguagem X ta com uma vaga Jr. vou focar nela agora...
E têm o perfil:
- É um pouco difícil falar disso mas... para uma pessoa que está começando é muito complicado conseguir pegar um problema e tentar traduzi-lo em código. Claro que o tempo e a prática ajudam, mas da mesma forma que eu não teria perfil para algumas profissões, outras pessoas realmente não tenham o perfil para se tornar um programador. (Não quer dizer que elas devam desistir, mas que talvez algumas tenham mais facilidade que outras). E nesse caso, vale a pena lembrar que a área de tecnologia não é só desenvolvimento. Pode ser que essa pessoa pode ser um excelente QA, UX ou até mesmo PO do seu projeto. E, novamente, ta tudo bem.
Eu sou o problema?
Para concluir...
Se você está forçando a barra para que o seu amigo vire um Dev sem mostrar-lhe que o mundo da tecnologia é maior que isso. Resolvendo os desafios dos seus amigos antes de deixa-los pensar. Sim, talvez você está fazendo com que ele se frustre ainda mais.
Nos outros... Não.
- O importante é você não se frustrar no lugar de seus amigos.
- Tenha em mente que você fez o melhor que pode.
- De valor ao seu tempo gasto estudando no passado. Começar a programar não é tão fácil como talvez você pense que é.
Por onde começar?
Se por algum motivo você chegou aqui e gostaria de saber como ajudar um amigo a começar a programar ou se você é essa pessoa que está começando... Aqui vai algumas dicas minhas, além das atitudes que observei acima. As dicas são:
Obs: Talvez aqui mesmo no tabnews você pode procurar muita informação pertinente sobre o assunto. Recomendo você ir a fundo nas outras páginas.
-
Lógica antes da linguagem
Aprender lógica de programação antes pode te ajudar a entender como funciona... Já pensou em desenvolver sem precisar saber uma linguagem? De uma olhada no https://code.org/. Focado em desenvolvimento por bloco e com vários desafios 0800. Vão parecer desafios bobo, mas é possível entender bastantes conceitos de uma forma bem lúdica. -
Sites com desafios:
É importante que quem for começar a desenvolver entenda como solucionar problemas... E nada melhor do que usar sites com vários desafios para praticar...
Segue algumas sugestões, mas quero deixar claro que existem vários e caso alguém tenha aprendido com outro site e queira recomendar, fique livre para deixar nos comentários.
São eles:
https://exercism.org/
https://www.beecrowd.com.br/
https://www.codewars.com/ -
YouTube
Algumas pessoas aprendem melhor com vídeos do que texto e se tratando de YouTube fica até difícil falar de todos baseado na quantidade de canais que podem te ajudar nesse momento... Vou sugerir aqui um elogiado pelos meus amigos que estavam aprendendo a programar... Mas aqui existem vários. Caso você já tenha escolhido uma linguagem procure por ela e irá achar muitos. -
Inglês (diferencial, mas não obrigatório)
Saber o inglês ajudou muito meus amigos na busca por conhecimento. Tanto assistindo vídeos como lendo blogs e tutoriais na internet. Já existem muito conteúdo em PT-BR, mas se no futuro você quer ir para uma empresa de fora e ganhar em moeda estrangeira. Então é bom começar. -
Saber O QUE, COMO e ONDE procurar...
Vão surgindo várias dúvidas no seu começo como desenvolvedor e não é pecado nenhum procurar por algumas sugestões na internet. Comece a pesquisar por assuntos e aprenda a ler a documentação da linguagem, ou até mesmo pelo que você quer fazer. Existem fóruns especializados nisso. O mais importante aqui é saber como perguntar. Não de rodeios e vá direto ao seu problema. Existem grupos de Telegram especifico de cada linguagem com várias pessoas dispostas a ajudar.